SERGIO MAESTRELLI

RÁDIO MARCONI – 25.550 DIAS NO AR

Dez de Fevereiro, “A Voz dos Vinhedos” completou um voo arrojado de 70 anos distribuindo no ar, música, informação, diversão, esporte, notícia, avisos, conselhos e sugestões para Urussanga e o Sul Catarinense.

A História teve inicio com o “Está no Ar a ZYT-22, A Voz dos Vinhedos” na inconfundível voz do Monsenhor Agenor Neves Marques. Na década de 50 ela noticiou Juscelino Kubistchek de Oliveira através do Plano Nacional do Carvão liberar verbas para a construção do Paraíso da Criança.

E também entrevistou o político Tenório Cavalcanti, o político da Lurdinha, a sua metralhadora, em visita a Urussanga.

Noticiou a inauguração do Cabo Aéreo com suas caçambas transportando carvão de Santana ao Bairro da Estação e o falecimento do Cônego Luiz Gilli, 2º pároco de Urussanga, em julho de 1956. Em 1961, na voz do folclórico Bigode, o UFC – Urussanga Futebol Clube se torna campeão de futebol da Liga Lauromilense de Futebol. Em 1966, pelo sistema de auto falante da antiga Casa Paroquial, então sede da rádio, é retransmitido para a praça o jogo de futebol da Copa do Mundo em que Portugal vence o Brasil por 3x1. Na década de 60 – Shows comandados por Marcolino Trombim e o Manecão da Rua do Sapo, no Cine Vera Cruz com dois monstros da música gauchesca: Pedro Raymundo e Teixeirinha. Por volta de 1967, a Rádio Marconi registra o surgimento do Clube da Colina e o Conjunto “Os Cardeais da Colina”, reflexo dos Beatles e da Jovem Guarda em Urussanga. E em 1969, no dia 20 de julho, a Rádio registra a descida do homem na Lua. Em 1970 - 90 Milhões em ação – Prá frente Brasil, Salve a Seleção. O Brasil verde amarelo com a maior seleção de futebol de todos os tempos, eleita pela FIFA, conquista o Tricampeonato Mundial de Futebol no México, derrotando os italianos por 4x1. Em 1974, no ar praticamente 24 horas e na voz do Padre Agenor, Cláudio Santos, Ruberval Martins e de Marcolino Trombim, o registro das enchentes.

Em 1976, do último andar do Edifício Kennedy na Praça Anita Garibaldi, a Marconi registra o seu momento de prata. Alguém bordou o episódio numa tapeçaria com muita paciência. A Andorinha então com 25 anos e em plena juventude e vigor.

Em 1978, a cobertura da Rádio Marconi com dezenas de reportagens do jornalista Sérgio Costa sobre o Centenário da Cidade – inauguração do asfalto Urussanga-Criciúma-Orleans. Em 1979, depois de muitos percalços, a chegada da “La Pietà” a Urussanga, presente do Papa Paulo VI ao município, por solicitação do Padre Agenor . Em 1984, a tragédia dos mineiros nas minas da CCU em Santana /Rio Carvão Alto – O Padre Agenor divulgando as tristes e fatídicas notícias da morte dos 31 mineiros, apesar da censura à imprensa. A Polícia tentou impedir o acesso da imprensa, rádios, jornais e TV e o Monsenhor seguido pelos jornalistas rompeu o cerco e solicitou o afastamento dos policiais. Ninguém irá cercear a verdade e a informação, disse o Padre trajando a sua inseparável batina preta. O diálogo estarrecedor entre o homem de branco e o homem de preto. O homem de branco, o engenheiro de minas Dr. Tasso Crespo de Aquino e o homem de preto, o padre Agenor. Tenho esperança de encontrar mineiros vivos, afirmou o padre. Perca as esperanças, padre Agenor. O “grisú” é um terrível assassino, retrucou o engenheiro. Ele não perdoa ninguém, disse o homem de branco.

Ainda em 1984, o lançamento no Bairro da Estação, na Administração Ado Cassetari Vieira, da 1ª edição da Festa do Vinho que se tornaria por muitas edições o maior evento cultural do sul catarinense. Em 1988, a Marconi, através do repórter Sérgio Costa, cobre direto de Brasília a Constituinte em 10 horas de transmissão direta, sendo a única emissora de rádio catarinense a estar presente em Brasília. No final da década de 1980, através dos profissionais Sérgio e Márcia Costa, o surgimento do primeiro programa italiano da Marconi com a colaboração da RAI - a Rede de TV da Itália. Em 1991, a 1ª Edição da Festa Ritorno Alle Origini e a assinatura do Gemellaggio Urussanga/ Longarone na Administração Vanderlei Olívio Rosso. Na construção do Gemellaggio, destaque para o trabalho pioneiro de Hédi Damiani. Também em 1991, Criciúma Esporte Clube – Campeão da Taça Brasil. Em 1994, o Monsenhor anuncia com enorme pesar e voz embargada o falecimento na Alemanha de seu amigo, o tenor Aldo Baldin. Em 2001, ouro para a rádio. Inserida na programação da VII Ritorno Alle Origini, as comemorações dos 50 anos da Rádio Marconi e os 50 anos de Andorinha Mensageira, um dos mais antigos programas do rádio catarinense ainda no ar. Em 2004, a Marconi registra o lançamento do primeiro espumante Goethe do mundo, o espumante da Casa Del Nonno – Vitivinicultura Urussanga. Em 2006, 1º de Setembro – a transmissão da Missa de Réquiem do Monsenhor . Em 2010 a visão profética do Monsenhor da década de 50 se materializa – O Vinho Goethe se torna a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina. Em 2018, o fim da era AM 780 – Início da Era FM 99.9. Em 2020, Padre Daniel Pagani reza a missa dos 140 anos da Madonna Della Salute em Rio Carvão em plena pandemia Covid-19, via Facebook da Rádio, a mais antiga manifestação religiosa do interior de Urussanga. Em 2021, a Rádio Fundação Marconi, “A Voz dos Vinhedos” – completa 70 anos no ar. E aqui estamos para comemorar com uma taça de espumante Goethe nas escadarias da igreja em frente à torre da matriz onde tudo começou. Salute a tutti. Vida eterna para a Rádio, “A Voz dos Vinhedos”, A Voz della Nostra Benedetta. Na imagem o “bolo-rádio” mais doce do mundo confeccionado pelas mãos hábeis de Edilene Benincá.


PER BRINDARE UM ENCONTRO

Janeiro, fevereiro e vem na mente palavras mágicas: vindima, champagne, espumante, borbulhante, frisante. Champagne, a bebida borbulhante de uma região geográfica do Nordeste da França, a 160 km de Paris, com uma área de 25 mil km² com uma temperatura média girando em torno de 10ºC. Lá em 50 A.C. os romanos foram os primeiros a produzir vinho. Champagne vem do latim “campania” que significa “terra das planícies”. Por lá uva e vinho significavam dinheiro, poder e prazer. Em 1088, um filho de viticultor virou o papa Urbano 2º. O primeiro registro deste espumante tem uma data, 1531, com os monges numa abadia beneditina. Os anos passam e em 1697, o monge Dom Pérignon desenvolve o método champenoise de produção de espumantes. Ele inventa o arame que segura a rolha e assim ‘bebe estrelas” e atualmente essa região da França produz 300 milhões de garrafas. Ao se liberar o arame, a rolha voa, o líquido jorra e torna-se o espetáculo universal da comemoração de um grande acontecimento para mim ou para você. A tradição de estourar champagne na Fórmula 1 ocorreu com o GP de Reims na França com o piloto vencedor argentino Juan Manuel Fangio com um garrafão de três litros de Möet & Chandon. O costume do piloto vencedor fazer jorrar o precioso líquido por todos os lados surgiu com o piloto suíço Jo Siffert que venceu as 24 horas de Le Mans. No ano seguinte, o piloto americano Dan Gurney estourou champagne de propósito nos colegas no podium. Nascia uma tradição. Espumante tem vários apelidos: champagne na região de Champagne na França, no resto da França você pode beber crémant. Vá a Espanha e prove o “cava”. Com as loiras da Alemanha experimente o sekt e na Itália, sinta-se no paraíso com as italianas degustando um prosecco.


PÍLULAS

51 - foi a minha primeira senha de 2021 – Acho que vou me dar super bem neste ano.

Beira mar na Praia da Esplanada congestionada, aglomerada. Carros e banhistas disputando espaço num desses finais de semana. O jogo mais comum entre as autoridades é o jogo de pingue pongue. Polícia diz que não pode autuar porque a área não foi demarcada e nem sinalizada pela Prefeitura de Jaguaruna. A atuação da prefeitura municipal de Jaguaruna há anos se revela como um descalabro total, independente da cor partidária do prefeito sentado na cadeira. Seja ele azul ou vermelho, nada muda no comportamento. Se o problema é placa, então que se finca ela na areia. Só não vale afirmar que será aberta uma licitação para a aquisição das mesmas. Aí meu amigo, já estaremos na Semana Santa. Acho que o mantra dos prefeitos jaguarunenses é este: “não tô nem aí”, afinal eles, para nós, nem eleitores são.


No ritmo em que a vacinação contra a Covid-19 é conduzida no Brasil, o País levará mais de quatro anos para ter toda a sua população imunizada. O cálculo é da Universidade de São Paulo (USP). Em Santa Catarina a vacinação caminha “devagarinho, devagarinho”. Rio Grande do Sul e Paraná na nossa frente. Parece que voltamos a ser o zero da BR-101. O Poder Público em todos os sentidos está numa inoperância que beira o irracional e o povo atuando sempre como ovelhinha indefesa, nunca uivando como lobo.

Rita Lee, 73 anos, último dia 31 de dezembro de 2020, o ano da pandemia. É dela a canção “Mania de Você”, de 1979, a música que lidera o ranking das mais gravadas e tocadas do Brasil.

Um grupo de fieis da Comunidade do Caravaggio marcou presença no sábado em Urussanga para dar o seu testemunho de gratidão e amizade ao Padre Valdemar Lorenzon Carminatti que assume a função de vigário da Paróquia N.S. da Conceição. Assumiu também como vigário auxiliar o padre Antônio Vander. Membros da Família “Paróquia Nossa Senhora da Conceição” na voz de Edite Crema Fontanella emitiram a saudação inicial. Que eles sejam os mensageiros da boa nova e que alimentem a fé no evangelho de Cristo, afirmou a Edite. Na ocasião, foram lidas as provisões do Bispo que os nomeou por tempo indeterminado na Paz e na Benção do Senhor. Como reza a hierarquia da igreja, eles irão atuar em sintonia com o pároco Daniel Pagani e com o bispo diocesano Dom Jacinto Inácio Flach. E tudo registrado no livro Tombo da Igreja Matriz em 06/02/2021.”

“Nos encontraremos em 2022”, disse o presidente Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, no momento em que no Congresso era recebido aos gritos de “mito” e também aos gritos de “genocida”.


ATTENTI RAGAZZI


“Neste dia tão festivo/cheio de encanto e amor/toda lembrança com carinho/ ao querido Padre Agenor/ E com emoção/ a esta querida emissora/ vai um grande aperto de mão”.


Juracy Sangaletti Moretti, desde os 12 anos escrevendo cartinhas para o Programa “Andorinha Mensageira”.



A Epagri há décadas promove junto ao meio rural e urbano a Campanha de Mudas de Árvores Frutíferas. A Campanha deste ano está sendo aberta com um pedido especial que já chegou às mãos da extensionista da Epagri, Maria Cristina Cancellier da Costa. Trata-se de um pedido de 30 mudas de uva Goethe encomendadas pelo nonno Abílio Locatelli, lá das montanhas de Belvedere. O nonno Abílio, 92 anos, durante a vindima manifestou o desejo de efetuar o plantio de uva Goethe para seus netos e bisnetos. A neta Roselita vai coordenar os trabalhos. O nonno plantará as mudas e os netos e bisnetos abrirão as covas. Nonno Abílio gosta de um jogo de cartas. Aqui, num jogo com o bisneto Arley Vendrame Júnior.



Rosa Miotello, que tem exatamente a idade da rádio, faceira como nunca, abriu a programação da Marconi 70 anos com 2 horas de Andorinha Mensageira na manhã do dia dez de fevereiro de 2021. Ela entrevistou a ouvinte Juracy Sangaletti Moretti que escreve cartinhas para o programa de Andorinha Mensageira desde os 12 anos. No próximo mês de abril ela, a Rosa, completará 46 anos no ar. Padre Agenor soube com maestria escolher a sua sucessora para fazer com que a Andorinha continuasse no ar num grande voo panorâmico do Planalto Serrano até as brancas areias do Atlântico Sul.