top of page

SÉRGIO MAESTRELLI




Materiais sobre a história do vinho urussanguense seguiram para a Comunidade de Valdobbiadene, terra do Prosecco. Goethe e Prosecco lado a lado. Da esquerda para a direita, Durci Feltrin Cittadin, Renato Mariot Damian, Matheus Damian, Sérgio Maestrelli, Luciano Murer, Renato Bez Fontana e a esposa Giselda Rosso.


PEDRO ZAPELINI


Neste mês de abril, Urussanga se despediu de Pedro Zapelini, nascido em Santo Antônio do Fogo em 1941, filho de José Zapelini e Emilia Cargnin. Casado com Zelir Tavares, constituiu família com 5 filhos: Lucimar, Rosimar, Edemar, Everaldo e Eduardo.

Sempre residindo na localidade de Santo Antônio do Fogo, com enorme força de vontade, venceu inúmeros obstáculos e deu sustento a sua família em atividades de extração de caulim, serviço de pedreira, vendendo verduras de porta em porta.

Foi fumicultor. Pedro Zapelini foi um líder comunitário nato, sempre envolvido com sua comunidade e as comunidades vizinhas, onde integrou por muitos anos o Caep das Igrejas de Linha Pacheco e Santo Antônio do Fogo.

Pensando em sua comunidade, disputou uma eleição para vereador. Fora do trabalho, ele não resistia a um jogo de canastra, onde por décadas circulava com seu carro para jogar com amigos na vizinha comunidade de Pindotiba.

Apaixonado pelo futebol, era torcedor do Santos. Pedro Zapelini, o avô do Ezequiel Zapelini, Estevão jamais foi encontrado reclamando da vida que a vida lhe reservou. Foi um forte, afinal seu nome vem de Petrus, pedra.

Demonstrou alegria até nos seus últimos dias. Viveu no interior por 83 anos, sem ter água encanada pelo Samae, por 30 anos viveu sem energia elétrica e viveu por mais de 80 anos sem Internet, registrou seu neto Ezequiel, O Zico, gerente comercial da Rádio Fundação Marconi.

Ele deixou o seu inseparável bordão - “Oitoemeia!!! Era a expressão que simbolizava a alegria em comemorações com a família e amigos.

Na área cultural, teve outra paixão, a de cantar o “Terno de Reis”, onde ele e a sua esposa passavam noites cantando e levando esta belíssima tradição para frente, tendo sempre o seu inseparável chocalho ao lado.

Ele fazia parte do Grupo Estrela Guia de Pindotiba. Por diversas vezes, pelas mãos do Betão, ex-gerente Roberto José Campos, o grupo participou da programação da Rádio Marconi no dia de Reis.

Neste mesmo dia, eles também cantavam em homenagem ao padre Agenor em sua residência.

No dia de seu sepultamento, o ex-vereador Antônio Dias André, o popular “Geada”, pronunciou palavras emocionantes e registrou que Pedro Zapelini era a nossa Estrela Guia e que agora partia para o encontro da Estrela Guia Maior. Santo Antônio do Fogo ficou menor. Pedro Zapelini (1941-2025).


PÍLULAS


  • “Nessa vida terrena devemos deixar um tempo e um local reservado para as surpresas do Senhor”. Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, que morreu aos 88 anos no último dia 21, em Roma. Teve grandes embates religiosos, visitou cerca de 65 países e curiosamente depois de eleito Papa, nunca mais voltou para a sua Pátria. A República Argentina ficou fora da lista de seu roteiro evangelizador. Para tomar tal atitude, deveria ter motivos muito fortes. Parece que los hermanos não são tão hermanos assim.

  • “Que a palavra de Deus esteja em você todos os dias e que ela ilumine os seus caminhos”. Foi a mensagem do nosso trio sacerdotal, Pe. Valdemar Lorenson Carminati, Pe. Fernando dos Santos de Oliveira e Pe. Giliard Cesconeto Gava.

  • Vitivinícola Urussanga - Casa Del Nonno comemorou no dia 05 os 50 anos de fundação com uma programação dos deuses. Ela teve início em 1975, através de Hédi Damian e do Dr. Flávio Antônio Mariot. Muitas conquistas, dentre elas, a sua participação decisiva na IG Vales da Uva Goethe e do primeiro espumante de uva Goethe lançado na Festa do Vinho de 2004. A história segue: Hédi Damian, Dr. Flávio Antônio Mariot, Renato Mariot Damian e Matheus Damian. São três gerações cultivando uva, produzindo um bom vinho e engarrafando a nossa história. Peccato Bianco, Bottiglia Rosata e espumante Goethe para todos.

  • “A construção de nossa cidade é fruto dos esforços de muitos imigrantes, muito deles oriundos da Província de Treviso. Urussanga deve estreitar esses laços do passado, buscando um presente e um futuro próspero.” Vereadora Terezinha Zanatta acerca do Pacto de Amizade entre Urussanga e Valdobbiadene.

  • Dentre as famílias oriundas da Província de Treviso que colonizaram Urussanga, Valdobbiadene é a comune de origem da Família Bortolin, terra do Prosecco. Então desde o último dia 8, Valdobbiadene e Urussanga unidas pelos laços de amizade e do vinho. Méritos para o empenho e a perseverança da diretora de cultura Eliana Maria Maccari.

  • Do filósofo Brizola, afirmando que no seu tempo de criança a situação era essa: 90% das crianças na roça e 10% na escola. Hoje é 90% na escola e menos de 10% na roça.

  • Ela já passou e todas as famílias comemoram a Páscoa, mas a que comemorou com mais intensidade foi a Família Coelho por motivos óbvios.

  • “Saúde tem que ser dez. Quem tem dor, tem pressa”. Foi o seu recado da noite na tribuna, numa das últimas sessões – Vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva.

  • Vereadora Bruna Gabriela Salvador destacou a necessidade de se discutir o projeto da Rua coberta, ou praça coberta, ideia essa também defendida pela vereadora Teba. O calcanhar de Aquiles dessa questão é este – Praça ou Rua Coberta, onde? Na praça? No seu entorno ou em rua adjacente? Aqui está o “X” e o “Y”, da questão. O assunto permeia vários segmentos da sociedade e não deixa de ser um nervo exposto. É preciso muita análise e cautela. Temos exemplos de um município que errou na escolha do local e hoje lá vive de lamentações, pois não respeitou o entorno. Por outro lado, tem muitas áreas da administração pública municipal de Urussanga que estão descobertas e necessitam urgente de cobertura, bem antes desse projeto. Discutir o tema é válido, afinal é do fervilhar das cabeças que se purificam as ideias.

  • Compro um balde de plástico, encho de água e fico apenas com a lambança no chão e a alça na mão. Velas de 7 dias duram 3 dias e meio e se apagam. Sandálias, algumas arrebentam a tira nos primeiros quinze dias. De cada 5 palitos de uma caixa de fósforo, apenas 1 ou 2 acendem. E viva a indústria nacional.

  • Investigação da PF aponta desvio de 6,3 bilhões do INSS envolvendo pensões e aposentadorias. Lula mandou demitir o presidente do instituto, o dito cujo que atende pelo nome de Alessandro Stefanutto. Demitir é o de menos. O Governo tem que mostrar para a sociedade como vai recuperar essa bufunfa toda surrupiada do povo. Missão para o Chapolin Colorado. Sinto muito leitor, mas é mais um caso que vai dar em nada. Aos corruptos só tem uma solução: “El paredon”.

  • Bravúria Performance – Parabéns aos proprietários e à empresa contratada para construir a recém inaugurada Academia na Rua Siqueira Campos, a Rua do Sapo, próximo da Atafona do Derde Maestrelli. Eles optaram por cortar o meio fio de granito para adaptá-lo ao estacionamento dos veículos ao invés de arrancá-los e substituí-los pelo famigerado meio fio de concreto broa, marca registrada que foi utilizada em inúmeras obras públicas na Administração 2013-2016. O exemplo mais gritante é o da Rua Angélica Bettiol. Meio fio ponteado de granito no entulho e meio fio de concreto broa arrebentados. E chamam isso de progresso.

  • Vereadora Teba se disse encantada com a visita ao Cirsures pelo que viu e ouviu. Segundo ela, ao remeter o vídeo a uma amiga, esta retrucou: “Nem parece ser coisa de Urussanga.”

  • Preocupação do povo brasileiro é com a segurança. Está disparadamente em 1º lugar. Também pudera! Vivemos no país do “prende e solta”. Em tudo se dá um jeitinho com nossas leis e seus recursos judiciais existentes de modo praticamente infinito. A violência não está mais restrita aos grandes centros. Está na sua rua, ao seu lado. Precisamos mais do que nunca contar com a sorte para sairmos ilesos. O exemplo mais próximo ocorreu no Bairro Nova Itália.

  • Lembre-se sempre que porca ou parafuso, por mais arrochados que se encontram, com a devida ferramenta se afrouxam. Nada de pânico.

  • Dr. Eduardo Piacentini e esposa Tini convidando todos os fiéis de Santo Expedito para a edição de número 22 da festano Capitel de granito em Rio Carvão. Vamos reverenciar o santo e seu lema “Hodie e Cras”, ou seja, hoje e não amanhã. Depois das orações, churrasco no Salão da Igreja de Rio Carvão Baixo.

  • De um leitor: “Ô Maestrelli, você já escreveu “a caluna” da semana.” Você quer dizer a coluna? “Não, não, é caluna mesmo, aquela que vem de calos, porque algumas de suas pílulas representam verdadeiros calos. E calos doem. Em algumas você queima e assopra, noutras você só queima.”


ATTENTI RAGAZZI

Em nosso país não se consegue nem prender as lajotas, quanto mais os corruptos, criminosos, assassinos, traficantes, milicianos, outros fora da lei e similares. Fui!

bottom of page