ENCONTRO DOS POLONESES
Neste domingo, 23/07, ocorre o 1º Encontro dos Descendentes de Poloneses das Encostas da Serra Catarinense a ser promovido pela APOLSCA.
O evento acontece em Orleans, na Comunidade de Chapadão. Das atividades consta missa em honra a Nossa Senhora Czestochowa e João Paulo II a ser celebrada pelo Pe. Joel Marcolino Bittencourt e cantada pelo coral polonês Orzel Bialy da Comunidade de Linha Batista de Criciúma/SC, inauguração do monumento em homenagem aos descendentes poloneses, tendo como orador o Professor Nazareno Dalsasso Angulski e almoço com pratos típicos da culinária polonesa.
De Urussanga, uma comitiva liderada pelo ex-vereador Bráz Ciseski deverá marcar presença.
Ele está comemorando 60 anos de sacerdócio. Foi ordenado sacerdote no dia 14 de julho de 1963, na Igreja Santo Antônio em Laguna. Um general nascido na localidade de Ribeirão Pequeno a serviço do exército de Cristo para disparar para todos os lados a palavra do Senhor. Faz jus ao seu lema sacerdotal: “Eis que eu vos anuncio uma grande notícia”. Pe Carlos é uma alegria para nós. Será homenageado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela Rádio Marconi. Pe Carlos Weck sempre de braços abertos para o povo e o povo sempre de braços abertos para ele.
OS MAIS NOVOS LOBINHOS DE URUSSANGA
Momento sublime para os lobinhos e seus pais na solenidade da promessa no Parque Municipal, na sede do 20º Grupo Escoteiro de Urussanga. Na tarde de sábado passado, os lobinhos Anabelle Ferrarez, Eduardo Maestrelli e Maria Eduarda Cavanholi efetuaram o juramento do lobinho afirmando: “Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Obedecer à Lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação”. Comandaram a solenidade o chefe Carlos Elizandro da Silva, a Akelá Alexandra Apolinário, a Baloo Marcela Carniato Cittadin Maximo, a Kaa Patrícia Lacerda e os chefes Maria Laíz Bernardino e Danniel Mazuco. Bato continência para esses voluntários que reservam o sábado para o “Sempre Alerta”, doando seu tempo para encaminhar jovens pelo caminho da disciplina, do caráter, da retidão, da amizade e do companheirismo. Se você quiser dar um presente inesquecível ao seu filho, a sua filha, coloque-os num Grupo Escoteiro. Esse tempo, eles levarão na memória por toda a vida. Sejam escoteiros da terra, da mata, do ar ou do mar.
PÍLULAS
Quem carregou o caminhão e fez sua mudança da Casa Paroquial do Centro para a nova Casa Paroquial do Bairro da Estação, a casa canônica da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, foi o Pe. Miro de Bona. Quem disse que é apenas quem casa que quer casa? O Pe. Miro também quis. Agora ele está mais próximo para dedicar o seu tempo para seus fiéis paroquianos.
Minha nossa, quem cortou o teu cabelo? A tesoura, disse o vivente.
No final de semana que passou, na Praça, um grande evento com motos de todos os tipos e de todas as nacionalidades. E no Bairro Nova Itália, o barulho estava alto no Baile do Italian Clube. Lá pelas dezesseis horas do sábado, a música cantada a plenos pulmões era a “Perigosa e Linda”. A composição é de Wilceu Pause de 2005 e foi gravada pela Banda Corpo e Alma do município de Horizontina/RS. O trevo da SC-108 no Nova Itália estava agitado.
“Dizem que o vereador (extensivo também ao deputado e senador) é a voz do povo. Será que eles estão ouvindo o povo ou estão precisando de aparelho auditivo?”. Wilmar Wurmath, em sua coluna no Jornal do Médio Vale.
Do Moto Praça, na Praça Anita, uma constatação. Realmente o mundo da Família Meneghel gira sobre Duas Rodas. Os urussanguenses Jahir Meneghel e filhos tiveram o que mostrar para os aficionados por motos que nos visitaram. João De Pellegrin, Abílio Vendramini, que lembrou Jualdino Mariot, e Jair Meneghel foi o trio homenageado. Urussanga reconhecendo urussanguenses que literalmente vivem no mundo das “Duas Rodas”.
Depois de participar em Nova Veneza do evento Vino&formaggio, a ProGoethe planeja para agosto a sua participação na Festa do Vinho e em setembro viaja para Bento Gonçalves com estande na Wine South América. Nesta vitrine nacional, o vinho Goethe urussanguense 100% autêntico. Como diria o amigo Tóni Fornasa, no mais tradicional sotaque italiano, “o nosso vinho Goethe é original”. O terroir do vinho Goethe é nosso e de mais ninguém.
Hoje levantei com uma vontade danada. Vontade de que? indagou o amigo. Vontade de não fazer nada. Fui!
Daniela Mote de Souza Carneiro, a ministra do turismo que já não é mais, teve o seu nome cravado numa placa no Parque na sua denominada Revitalização Urbana. A obra foi inaugurada em maio e dois meses depois, a mesma já se encontra com a famosa fita zebrada. Como diria aquele: estou sem palavras para opinar.
Fomos surpreendidos pelos dados apresentados na Câmara pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - PCD, através de palestra da Maria Alice. São 391 pessoas residentes no município com deficiência visual, intelectual, cadeirantes e alunos da APAE. Números consideráveis e pessoas que merecem o apoio do voluntariado, além de respeito, amor e carinho. Desconhecia o que o vereador Nel denominou de “choque de realidade”.
Se existe uma classe profissional que tenho profundo respeito e admiração é a classe dos empreendedores que buscam com autonomia o seu próprio caminho. Deste modo, reconhecemos o espírito empreendedor do casal Tamires Bonot e Marciel Consoni, que estão no nosso caderno de amizades. Desejamos muitos quilômetros nesta caminhada.
SC-108 – O delírio do Governo Moisés através de PIX, agora paralisado, estagnado, causando dor de cabeça aos usuários da rodovia, cujas laterais estão rasgadas e apresentando perigo, e transtornos e incômodos às empresas e moradores ao longo da rodovia. Em período eleitoral, muitos cidadãos embarcaram no canto da sereia de alguns políticos e administradores públicos. Teve audiência pública, mas até o momento reina o silêncio. Apenas cortina de fumaça.
Vereadores novamente em curto circuito. A polêmica agora é a paternidade das indicações. Será que vem teste de DNA por aí? Alguns frequentadores da casa nos confidenciaram que na Câmara há muitos tipos de vereadores. Vereador Polêmico, vereador anti-aparte, vereador faz nada, vereador energia, vereador licenciado, vereador suplente, vereador fio desencapado, vereador em licença permanente e agora surgiram mais duas categorias: vereador que não balança e vereador faz tudo. Acontece de tudo e um pouco mais na política urussanguense. A política é mais imprevisível do que o clima.
Para o vereador Fabiano, o presidente Lula não é presidente. É turista. Estava mais preocupado com a Ucrânia do que com o Brasil e agora a preocupação atual é com a Venezuela de Maduro.
O projeto do aumento dos servidores, e nas entrelinhas, a implantação do 13º e abono de férias para os agentes públicos que foi enviado à Câmara pelo Executivo bateu na trave. Assunto para análise do VAR.
ATTENTI RAGAZZI
Ninguém é mais odiado do que aquele que fala a verdade. Foi o que disse Platão, o grego que viveu no período de 428 a.C. a 348 a.C. Seu nome era Arístocles. Apelidado de Platão por ser um homem forte, de ombros largos. Em grego, Platon significa ombros grandes. A afirmação continua cada vez mais atual depois de 2.300 anos. Já os alemães dizem: Fale a verdade e saia caminhando. E Urussanga se encaixa no “Fale a verdade e saia correndo”.
JOSÉ CARGNIN
Na semana passada nos despedimos do amigo José Cargnin, 85 anos, também conhecido por Bépi ou Giuseppe Cargnin. Seu filho Gilsinei José Cargnin, o GIM, se manifestou num texto carregado de emoção. Disse ele: “Deus nos deu a vida e colocou para nos guiar nossos pais, José e Vilma. E agora Deus resolveu levar para junto de si, o pai, avô, bisavô ou no mais puro italiano, o nosso nonno. Honesto, nosso pai não nos deixou dinheiro ou imóveis. Ele nos deixou o que tinha de melhor, o seu caráter, transformando seus filhos em pessoas de bem. Foi o exemplo que seguimos. Foi um empreendedor nato, sem dinheiro, mas com inteligência e perseverança. Vimos nosso pai cair algumas vezes, mas nunca o vimos desistir. Mestre e artista em transformar a madeira em obras de arte, em móveis, máquinas e artefatos antigos como descascador de arroz, ou o púlpito da Igreja Matriz. Um dos aliados do projeto Gemellaggio que daria para muitos urussanguenses novas oportunidades. Quem me dera ter uma parte de sua vontade e de sua inteligência. Para mim foi um gênio. Partiu e deixou em nossos corações um grande vazio. Foi numa viagem de paz para rever seus pais, seu filho, seus irmãos e amigos que também já partiram”. Grande GIM. Que os filhos e netos preservem o que for possível dos instrumentos e obras do pai e nonno marceneiro de primeira grandeza, e dos documentos e fotos do pai e nonno amante da cultura italiana que se materializou na sua luta na Associação Veneta, da qual foi presidente por mais de duas décadas. Cargnin foi um soldado da cultura, lutou pela obtenção da dupla cidadania de dezenas de urussanguenses e foi um batalhador incansável na área cultural com suas exposições de máquinas e equipamentos nas Festas do Vinho e da Ritorno Alle Origini. E concluo o texto com um “agradecido pela gentileza, Gisele Gehrke”.
Comments