SÉRGIO MAESTRELLI
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

O VEREADOR E O BURRO

A sonolência da tarde do último domingo proporcionada por 35ºC e pelo mormaço foi quebrada por uma forte trovoada e por um vídeo do G1 em que um vereador é mordido numa calçada em São Manoel, no Estado do Paraná, por um burro. Uma cena hilariante, cômica, inusitada O animal estava parado, tracionado numa carroça e amarrado numa árvore. O edil passa e num lance mais rápido que o raio é atacado pelo burro que deve ter farejado o político de longe. “Ele me mordeu e me puxou”, disse o vereador. O vereador foi encaminhado para o hospital do município, recebeu medicação e tomou vacina contra a raiva. O dono do animal foi localizado, pegou o burro e retornou para casa. Uma equipe de saúde irá monitorar o burro para ver se há sinais de possíveis doenças no burro ou apenas ojeriza dos políticos. “Roba de nhanca da credere”, diria o italiano, ou seja, coisa de não acreditar. As investigações prosseguem para saber se o burro era da Oposição ou uma dissidência da Situação. Como se vê, “burro” amarrado já causa prejuízo, imagine você um “burro” solto. Como diria o meu amigo Casagrande: “Mas o que que é isso, minha gente?” Então, attenti vereadores, administradores públicos e demais políticos da nossa região. Fiquem de olho, porque não é só cachorro solto ou amarrado que morde. Cavalo e burro também mordem. Lagarto também. Que o diga o amigo Arcilésio. Dizem que mordida de burro dói mais que patada de burro. Tá todo mundo mordendo todo mundo nesses tempos de polarização. Será que o burro do Paraná será acusado de atentado contra o estado democrático de direito? Não duvide. Como diria aquele italiano de Azambuja na 1ª Festa do Vinho Goethe em 1999: “Compadre, depois que inventaram a máquina de debulhar milho, eu não duvido mais de nada”. E dá-lhe vinho. Quem viu o vídeo, riu.


NAS FARMÁCIAS, O ALMANAQUE

E no balcão das farmácias urussanguenses, o tradicional Almanaque Renascin Sadol - Biotônico Fontoura - em sua edição de nº 79. São 79 anos com informações sobre agricultura, pesca, calendário agrícola e lunar, pensamentos, piadas leves, charges, horóscopo, receitas, passatempos, além da seção adivinhe o que é. E não se esqueça: para a tosse, Melagrião; a catuaba como estimulante físico e mental; Figatil para o fígado; Sadol, energia para todo o dia; Lactopurga, Biotônico, Pílulas do Dr. Ross; para pessoas nervosas, Pertônico, o tônico do cérebro e dos nervos. E se o estômago chiou, Estomazil, Sal de Andrews e Sonrisal.


CIDADÃO PAGADOR DE IMPOSTOS

Você já parou para pensar o que está custando no bolso do contribuinte a operação de “mil gente” envolvendo a captura de dois traficantes fugitivos do presídio de “Segurança Máxima” de Mossoró que receberam aquela ajudazinha externa, evidentemente. Um alicate aqui, uma lâmpada apagada lá... E quanto está custando as intermináveis viagens internacionais de Lula&Janja e sua numerosa comitiva? Em termos de resultados, muito pouco de concreto. Só discursos. Apenas areia e água, niente de cimento. Como diria a minha nonna no dialeto italiano: “Ma que desperdífio”, ou seja, mas que desperdício de dinheiro. “Madre de Dios”, diria o imigrante espanhol. Ou como diria o imigrante alemão: “Isso é um coisa que não entra no meu capeça”. Em Siderópolis, diriam: “Oh! Signor di Bellun”.




Hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, dia nacional, municipal. Coutinho continua na dúvida sobre a situação do céu, então nesse dia, todas na Praça Anita ou todas no Centro de Pastoral da Matriz. Neste dia, a nossa homenagem ao trio administrativo da nossa Câmara de Vereadores: Cristiane Barrichelo Carara, Morgana Benincá Martins e Gislaine Damin Ariati.

Elas, além de orientar os edis em muitos aspectos, cuidam dos arquivos da Casa Legislativa, organizados em alto estilo, desde os tempos da amiga Claudete Savi Simas, conterrânea da Rua do Sapo.





Urussanga e as mulheres do vinho. Luiza Mazon, a filha do casal Toninho e Patrícia Mazon Freitas, a neta da Dona Giselda Trento Mazon, viveu uma semana decisiva. Pós graduada em Ciência dos Alimentos, apresentou sua tese na UFSC sobre a Uva Goethe Clássico e Primo, as vedetes dos Vales da Uva Goethe. Ela representa a 3ª geração das mulheres no Mundo do Vinho da Vigna Mazon. Então, Giselda, Patrícia, Luiza, Toninho, hora de erguer taças.




Cabrito na cangalha. Poderia ter sido aqui, mas foi em Treviso. A cangalha é um artefato de madeira que se coloca no lombo de cavalos e mulas para se pendurar cargas de ambos os lados. A cangalha também pode ser um triângulo de madeira que se coloca em suínos, bovinos ou caprinos rebeldes para contê-los mais facilmente e impedir que fucem, arrebentem cercas e provoquem outros estragos. Não pense que ela é de uso exclusivo de animais. Em muitas ocasiões, o próprio homem usa e nem tem consciência disso. Que barbaridade! Como diria o Henrique Trombim, “maldoso”.




Cadê o meu prego? Cadê o prego? Disse a havaiana buscando os seus direitos.


PÍLULAS

- Coopercocal – Ano 61. Altair Lorival de Melo, o Belha, segue a sua trajetória fazendo a sua história e a história desta cooperativa. Ele que começou como auxiliar de eletricista e com competência, sentou na cadeira da presidência. O sul catarinense é uma região produtora de mel, inclusive com premiações internacionais. Então, podemos dizer que o nosso Sul, além das abelhas, tem também o Belha. E porque existe gente assim é que existem vencedores.

- Numa homenagem a quem esteve envolvida por décadas na cultura urussanguense, está sendo montada num dos Espaços Memória da Cidade, a estante cultural Professora Zelma Mariot Hilbert.

- Ainda distante a frase de John Lennon – “War is over!” – A Guerra acabou.

- Em meados da década de 60 e 70, comprávamos no Bar do Paraíso, no antigo Salão dos Peregrinos, uma Fanta, Mirinda, Laranjinha ou Gasosa fabricada por Lúcio Cancellier na antiga Cantina Cadorin e posteriormente, na Rua Barão do Rio Branco. Tinha também aquele refrigerante que dizia: “Se tomou Grapette, repete”. Nessa época, quando observava um adulto sentar numa mesa de bar e pedir uma água mineral Santa Catarina, eu achava o máximo do absurdo. Pagar para tomar água. Hoje eu sou um daqueles que abre uma garrafa de água mineral com gás atrás da outra. Como o mundo dá giros e modifica nosso comportamento, nossas ideias, pensamentos e opiniões.

- Pesquisa do Instituto Quaest mostra que 74% dos brasileiros acham que o Supremo Tribunal Federal (STF) incentiva a corrupção com as anulações da Operação Lava Jato. Entre os eleitores de Bolsonaro, este percentual sobre para 85% e entre os eleitores de Lula, atinge 68%. Apenas

14% acham que não e 12% não souberam responder. 74% dos brasileiros acham. Eu estou no grupo daqueles que tem certeza disso.

- “Confiar e arriscar” - O lema da bem aventurada Maria Teresa de Jesus, nascida Carolina Gerhardinger, a filha do barqueiro que nasceu às margens do Rio Danúbio, fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora com mais de 25 mil irmãs espalhadas pelo mundo. A congregação administra o Hospital São José de Criciúma.

- Muito se fala atualmente sobre o grupo terrorista Hamas. E você sabe o que significa esta palavra. Hamas é uma palavra árabe que significa “zelo, força, bravura”. O vocábulo aparece também 60 vezes no Antigo Testamento e seu significado mais comum seria violência, agressão, dano, crueldade ou injustiça. Nunca é demais saber algo mais.

- A Lei Paulo Gustavo foi criada para incentivar o setor cultural que vinha tropeçando e cambaleando. Tem por objetivo garantir recursos a artistas e produtores culturais visando o desenvolvimento de seus trabalhos. Promulgada em 2022, ela recebeu este nome visando homenagear o ator e humorista que morreu em 2021, vítima da COVID-19. Então, nada a ver com o nosso secretário de Cultura e Turismo Paulo e com o Prefeito Gustavo, como alguns chegaram a pensar. Apenas coincidência de nomes. Para proteger ou defender a cultura, é preciso antes conhecê-la.

- E na terra dos ianques, na terra do Pato Donald, Donald Trump segue como um rolo compressor para uma nova eleição rumo à Casa Branca. Especialistas internacionais começam a indagar: Como serão os Estados Unidos e o mundo com a volta de Trump ao topo do poder mundial? E neste Brasil, cada vez mais polarizado como ficará a partir de 2026 de o Bolsonarismo voltar ao poder? Vai ser um verdadeiro “Sai de Baixo”, citando a comédia da TV que brilhou na telinha lá pelos anos 2.000.

- Roraima pegando fogo, o Acre se afogando e o nosso presidente só viajando. Recentemente foi para a Guiana, depois vai para São Vicente e Granadinas. Foi se encontrar com o ditador Nicolás Maduro e falar em democracia. Tá na hora de ficar em Brasília, e assim começar a fazer o chamado “dever de casa”. Só dando pitacos em assuntos internacionais não dá.

- E o italiano “Cozo” para uma enfermeira num de nossos Postos de Saúde, hoje rebatizado para Unidade Básica de Saúde: Mas afinal, o “limon” baixa ou aumenta a “presson”? É verdade que ele limpa o sangue? Afina ou engrossa?


ATTENTI RAGAZZI

“Todos têm orelhas. Ouvidos, muito poucos”. Pe. Carminati. Então, seguramente poucos ouviram essa máxima que mexe com os sentidos.

bottom of page