SÉRGIO MAESTRELLI
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI


Amanhã, ocorrerá a comemoração religiosa e festiva dos 80 anos do padre Valdemar Carminati, o padre bergamasco, com o seu inseparável salmo: ‘ Que alegria, quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor”. E nós acrescentamos: Que alegria estarmos juntos com o Pe. Carminatti! Missa às 19 horas, na Igreja Matriz, e bolo no Centro de Pastoral. Aqui, no evento de comemoração dos 50 anos de ordenação sacerdotal, pré-lançamento ao lado de Joana Mariot e Rosa Apolinário.



PÍLULAS

  • “Nós não queremos ser um pedaço da fatia. Queremos ser uma fatia”. Renata Martins Savi Mondo, Diretora de Turismo, ao pleitear recursos para a sua área e ao defender suas prioridades, juntamente com Henry Goulart em palestra proferida no Rotary Club. Javont, Praça Anita, mini parreiral de uva Goethe no parque Ado Cassetari Vieira, Natal Encantado, Vindima Goethe, San Gennaro, Aldo Baldin, Vinho Goethe, reativação do Artesanato Benedetta, restauração da Central de Informações Turísticas, atuação nas escolas são alguns de seus projetos.

  • Aliás, sobre o Restaurante San Gennaro tudo se resolve em 24 horas. É só chamar a equipe de trabalho do Ilmo Alves lá no Alto Rio Molha. Simples assim. Amanhece e escurece com tudo concluído.

  • Com 14 milhões de quilômetros quadrados o continente Antártico concentra 70% da água doce e 90% do gelo do planeta.

  • Passou um fusca acelerado e alguém comentou: nossa, que cheiro de óleo e gasolina. É insuportável. E saber que este comentário partiu de alguém que até “ontem” andava de aranha, e nunca havia dito, mas que cheiro de cavalo... Essa Benedetta é muito divertida. Como afirmava meu pai que cuidava dos veículos que no passado, só ricos possuíam: “Rico que nasce rico não é problema. O problema é pobre que fica rico. Fica enjoadinho”. É vero.

  • A moda agora tanto no centro como no interior de Urussanga não é mais a venda de um churrasco. O mundo mudou, vivente, agora você tem à disposição o denominado “Combo”. Mais uma.

  • Comemoramos o Dia da Secretária na semana passada. E você sabe qual a sua origem? Saiba, então, que o dia da Secretária surgiu em 1850, nos Estados Unidos, com Lilian Sholes, a primeira mulher a utilizar uma máquina de escrever. Seu pai, o gráfico Christopher Sholes, inventou e patenteou a máquina de escrever e aí surgiu a Remington Hand, a Olivetti. Lilian é o símbolo maior das antigas datilógrafas, escrivãs e das atuais digitadoras. No Brasil, a data é comemorada desde 1977. Qual a secretária que já não livrou o “chefe” de uma situação embaraçosa, envolvendo questões da empresa em que o mesmo não estava apto ou preparado para responder?

  • E os trabalhos de asfaltamento da estrada que nos leva a Rio América Baixo, anteriormente Rio dos Americanos, prosseguem. Estamos no estágio de muita pedra e muitas estacas, mas o manto preto chegará. Santa Terezinha, padroeira de Rio América Baixo, antiga localidade de Rio dos Americanos, está em festa neste final de semana. Na próxima festa, chegaremos lá com o manto preto estendido.

  • “Bem pouco vou na capital, e bem pouco vou em Brasília. Sempre gosto que o deputado venha até mim e atenda o meu telefone. O meu teste é o telefone. É desta maneira que faço política”. Vereador Gilson Casagrande.

  • Todos os quartos do SUS no Hospital Nossa Senhora da Conceição possuem ar condicionado. A informação partiu da administradora do Hospital Nossa Senhora da Conceição Andréia Miranda em sua explanação na tribuna da Câmara de Vereadores. Então, agora, “adio” para aqueles ventiladores levados de casa pelos pacientes para suportar o pico do verão.

  • Cada vez mais difícil aparecer certidões de nascimento com naturalidade “Urussanga”. Andréia Miranda ao ser questionada pelo vereador Ademir Bonomi sobre as perspectivas para o retorno da maternidade, recebeu a informação de que seria preciso infraestrutura física, funcionários e médicos especializados, além de se ter no mínimo 100 partos/mês. Então, caro mio, a Maternidade Gracia Caruso Mac Donald, que já foi referência no passado, torna-se uma miragem, uma ponte longe demais para ser alcançar.

  • Antes era no Rio, na praia de Copacabana. Agora, temos também mini arrastão na Praia da Esplanada, na Rua Eduardo Bergmann. Em várias casas, a operação limpa loja, digo limpa casa. De lâmpadas a eletrodomésticos, passando por ganchos de rede e cachaça de butiá. Assumiu a responsabilidade a AAA (Associação Amigos do Alheio).


  • Depois do pleito, alguns falaram alto “o meu candidato saiu vitorioso”. Entretanto, apenas o vereador Zé Bis declarou que seus candidatos foram derrotados. Alguns, cujos candidatos também sofreram fiasco ou revés nas urnas, optaram pelo eufemismo: “Saímos mais experientes do pleito para fortalecer o partido”. A língua de Camões é muito rica. Arranja palavras leves para qualquer situação complicada. O que é, é. O que não é não é. Vitória é vitória e derrota é derrota. Não adianta lustrar nem com tradicional óleo de peroba lustra móveis.

“Processo contra mim é troféu” – Vereador Luan Francisco Varnier.



ATTENTI RAGAZZI


“Firme e forte que nem prego na polenta. Vamo dá-lhe para não tomá-lhe”, Willy Wurst comandando o chope em metro e vivendo a 30ª Festa do Imigrante de Timbó, no rol das Festas de Outubro, que se espalham por todo o Verde Vale do Itajaí, o denominado “Vale Europeu”. Outubro em todo o Vale depois do expediente é apenas o “Fritz, Frida e ein prosit”, ou seja, felicidade.




bottom of page