SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Sem motivo

Não se pode negar que foram expressivas as manifestações populares pedindo que os militares intervenham no processo eleitoral brasileiro. Mas, no meu entender, bandeiras em frente aos quarteis e pessoas cantando o Hino Nacional de nada valerão se não houver motivos constitucionalmente aceitos para que as Forças Armadas intercedam.

E, pelo que sei, ao menos até o momento em que concluí esta coluna, nenhuma irregularidade havia sido provada e apresentada à Nação. Então, vida segue como “dantes no Quartel de Abrantes”, diriam os primeiros donos deste país: os portugueses.


Boicote I

E por falar em eleição,o clima não está nada bom e deve levar tempo para que volte ao normal. Só pra registrar, aqui em Urussanga teve até listinha propondo boicote a empresas que apoiaram Lula. Menos, gente!


Boicote II

Outro comportamento que chamou a atenção foi a rixa que se criou entre nordestinos e sulistas em virtude do resultado das eleições.

Muito sulista afirmando que nunca mais irá para lá e muito nordestino dizendo que não quer ver gente do Sul em suas praias.

A bem da verdade, é bom registrar que, segundo os analistas, não foi o Nordeste que deu vitória ao Lula e sim o Sudeste. Comparando as eleições de 2018 e a de 2022, Bolsonaro teve mais votos este ano no Nordeste. Já nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (os maiores colégios eleitorais do país) Bolsonaro perdeu mais de 10 pontos percentuais em relação a 2018.


Nonagenário


Não posso deixar de homenagear o amigo João Luiz Piva. que, no sábado 29/10, completou 90 anos de idade. Para quem não sabe, Piva foi o vice-prefeito de Ruberval Francisco Pilotto na década de 1970 e tornou-se prefeito por dois anos após Pilotto renunciar para ser deputado estadual.

Na foto, os dois políticos que marcaram época na Benedetta se encontrando no senadinho da Panifcadora Urussanga. Parabéns!


Sem definição

Em nível municipal,continua a espera por uma decisão judicial que defina a situação político-administrativa do município. Enquanto uns acreditam que na próxima semana haverá movimentação sobre a Comissão processante contra o prefeito Gustavo Cancellier, outros dizem que ele permanecerá no cargo. Só esperando para saber.


CIP

Vale ressaltar que independentemente de qualquer direcionamento dado pela Justiça nas ações já em andamento, o legislativo local pode a partir de 1º de janeiro abrir uma nova CIP contra o prefeito Gustavo Cancellier, se o mesmo não sofrer impeachment antes. São os boatos dos senados da Benedetta.


Presidente

Vereador Daniel Reges Morais (PSD), deverá ser galgado à presidência da Mesa Diretora do legislativo urussanguense no próxima no. Se o prefeito Gustavo permanecer no cargo em 2023, o relacionamento entre ambos não deverá ser dos mais amistosos devido ao recente histórico de ruptura dos partidos PP e PSD na cidade.


Mudança

Há quem aposte que no próximo ano, ao menos um vereador e três suplentes, podem transferir filiações para outros partidos.

Isto em Urussanga, é claro.


Tartaruga flamenguista

Vitória do Flamengo, no final de semana passado, foi comemorada na Praça Anita Garibaldi e, pelo vídeo que circulou no “zap zap”, até as tartarugas do chafariz entraram na festa.


Mudanças

Eu, que fui criado ouvindo o badalar dos sinos da torre da igreja matriz em véspera de Finados, proibido de ouvir música ou participar de eventos sociais no dia consagrado à memória dos mortos, não consigo assimilar situações que acontecem atualmente.

Mas isso deixemos pra outro dia, porque até mesmo quem nos ensinava a respeitar o dia dos mortos não respeita mais. Novos tempos.


E por falar

Em mortos e respeito, foi realmente chocante e causador de muita indignação o que ocorreu no cemitério da localidade de Santana, interior de Urussanga, onde restos de urnas fúnebres, vestimentas e ossadas humanas foram encontradas jogadas em um matagal próximo do cemitério.

O caso foi parar na polícia, que está fazendo suas investigações para descobrir o responsável pelo crime.

Todavia,é justo informar que o cemitério não estava sob a responsabilidade da PMU e sim do CAEP da capela daquela localidade.

Aguardemos o resultado.


Civismo

Só quem não prestou juramento à Bandeira ou nunca assistiu a um ato cívico pode pensar que os manifestantes que tomaram conta das ruas no país inteiro estavam fazendo uma saudação nazista. Gente, baixa um Google aí e assistam como é que se faz “juramento” ao maior símbolo do Brasil - a Bandeira.

Parece que precisamos de menos, muito menos, para ambos lados.


Exemplo


Merecendo registro e nosso respeito, o urussanguense de coração Yann Miguel Santiago Silva que, na sabedoria dos seus 94 anos, foi até sua seção eleitoral nos dois turnos desta eleição de 2022.

Nem mesmo a falta de mobilidade o impediu de colocar o boné de seu glorioso Flamengo e cumprir o dever cívico que ele iniciou na eleição DE 1945,quando o General Eurico Gaspar Dutra se elegeu Presidente pelo Partido Social Democrático (PSD).

bottom of page