SÉRGIO COSTA
- MARCIA MARQUES COSTA
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Mudança
Havia até uma leitura de que a suplente do MDB - Bruna Salvador, poderia emplacar um tempo maior que 30 dias no Legislativo em função da licença de Luan Francisco Varnier, titular da cadeira.
Mas isto não ocorreu e, na tarde da última sexta-feira, o também suplente Caio De Noni reassumiu interinamente mais uma vez. Quanto tempo Caio ficará não se sabe.
Conclave I
Começou ontem (quinta-feira 7 de maio), sem data para terminar, o Conclave para escolha do novo Papa. A disputa é imprevisível e, entre os especulados, estão cardeais da África, da Ásia, da Europa e das Américas. Certamente a Praça São Pedro estará repleta de pessoas esperando a fumaça branca no chaminé e o anúncio do nome do novo pontífice.
Conclave II
Já, aqui em Urussanga, lideranças de grosso calibre do MDB estiveram reunidas em um conclave na noite da última segunda-feira, na residência do ex-prefeito e ex-deputado Vanderlei Olívio Rosso com o objetivo, dentre outros, de formar chapa para concorrer na convenção que definirá o novo presidente do partido na cidade. Uma certeza ficou: MDB urussanguense está em crise, com divisões e descontentamento que foi mostrado até em redes sociais na internet.
Força política
Prefeito de Pedras Grandes- Agnaldo Filippi, mostrou que tem diplomacia e força política. Isso porque, em audiência com o governador Jorginho Melllo esta semana, conseguiu a liberação de R$ 10,8 milhões para a pavimentação da Rodovia da Imigração Italiana.
E nem teve caravana pra Floripa ou matança de bois e porcos para fazer churrasco para políticos.
Junto e misturado
Conversas que pipocam nos senadinhos da Benedetta, dão conta de que MDB, que já fez acordo com o PP para o legislativo, pode negociar mais apoio no legislativo com mais um partido que foi seu adversário na eleição de 2024. É esperar pra ver.
Coleta seletiva
Vereadora Teresinha Zanatta apresentou projeto para um programa de Coleta Seletiva Incentivada, nos mesmos moldes da ação realizada em Nova Veneza. Segundo levantamento feito com o Cirsures, apenas 9% do lixo coletado na cidade é reciclado, enquanto 91% segue para o aterro sanitário do Rio América.
Saindo
Prefeita Stela Talamini,que desde o início de seu governo vem sofrendo desgastes, pode enfrentar uma grande perda. Desta feita, a encrenca vem por conta do pedido de exoneração de sua ex-companheira de chapa à majoritária em 2020 -Vanir M. Cacciatori, que já teria protocolado o seu pedido. Motivo? Falta de prestigiamento de companheiros de partido e dela própria, em detrimento de pessoas que nunca teriam participado da vida partidária e das próprias lutas do MDB, estando hoje em postos e cargos relevantes dentro da administração.
A notícia também foi confirmada ao Panorama pelo Secretário de Administração - Vânio Comin, Segundo ele, “o pedido até então não havia sido aceito pela administração”, o que não impede que Vanir tenha deixado o cargo que até então ocupava dentro da estrutura da Saúde.