Zé Milton cobra regulamentação para coibir furtos de cabos
- MARCIA MARQUES COSTA
- 27 de mar.
- 1 min de leitura

O deputado estadual Zé Milton, teve aprovado, nesta quarta-feira (26), um pedido de informações ao secretário de Estado da Segurança Pública para esclarecer a regulamentação da Lei nº 18.514/2022, de sua autoria, que institui a Política Estadual de Prevenção e Combate a Furtos e Roubos de cabos, fios metálicos, fibras ópticas, geradores, baterias, transformadores.
Durante sua fala, Zé Milton destacou que, só em 2024, Santa Catarina registrou 1.536 ocorrências desse tipo de crime, gerando um prejuízo superior a R$ 1 milhão. Conforme o parlamentar, a situação se agravou no início de 2025, que somente de janeiro a fevereiro teve 432 casos registrados, principalmente em Criciúma, Florianópolis e Itajaí, que lideram o ranking das cidades mais afetadas.
No pedido de informações, Zé Milton questiona se a lei já foi regulamentada pelo Executivo e, caso contrário, qual o prazo para sua efetivação. Além disso, questiona quais medidas concretas o governo adotou para reduzir esses crimes e proteger a população dos impactos causados por esse tipo de furto. “Os prejuízos são enormes, afetando empresas, serviços essenciais e a segurança dos catarinenses. Precisamos de respostas e ações efetivas para combater esse problema”, enfatizou o deputado.