Urussanga completa 144 anos


Neste 26 de maio, quando Urussanga completa seus 144 anos de fundação, o Jornal Panorama SC mais uma vez homenageia três homens que deram uma contribuição muito grande aos imigrantes italianos nos momentos iniciais da história da colonização em Urussanga. São eles: o engenheiro maranhense Joaquim Vieira Ferreira, o padre italiano Luigi Marzano e o advogado Giuseppe Caruso Mac Donald.

Joaquim, engenheiro nomeado pelo Império para demarcar as terras devolutas do Vale do Tubarão, fez muito mais que seu trabalho. Para Azambuja, ele trouxe sua própria família e deixou escrito detalhes da vida e do cotidiano dos colonos em meio à floresta.

Padre Marzano lutou junto ao governo italiano para que os imigrantes radicados em Urussanga recebessem assistência e conseguiu construir a primeira escola no centro da cidade, também publicando um livro que até hoje é referência na história da imigração italiana no Sul de Santa Catarina.

Giuseppe, o advogado siciliano que viveu em Urussanga, foi cônsul da Itália, que incentivou os colonos a utilizarem técnicas adequadas na agricultura e promoveu o acesso ao conhecimento através da elaboração de cartilhas e até de jornal impresso, foi o criador do 1º Código de Posturas que, por muitos anos, norteou a vida e os costumes dos urussanguenses.

Por intermédio deles, a homenagem a todos os cidadãos da Benedetta.