top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SERGIO COSTA

Chegou chegando


Vereador eleito Luan Varnier já chegou antes de chegar ao legislativo urussanguense. Rapaz ainda nem foi empossado e já foi prestigiado pelo deputado Luiz Fernando Cardoso - Vampiro garantindo verba de R$ 150 mil para a Benedetta sem precisar viajar.

Segundo Luan, os recursos foram solicitados para aplicação em melhorias na escola Lydio De Brida.

Se fosse para fazer um cálculo por baixo, poder-se-ia dizer que o vereador já trouxe recursos suficientes para o que vai ganhar na Câmara em 2021, mas o mérito é muito maior pois não adere aquela prática do “somos oposição e, quanto pior, melhor”.



Previsões

E não são nada animadoras as previsões quanto ao volume de vendas do comércio varejista na Região para este natal. Se em dezembro o clima é este, imaginem o que virá em janeiro e fevereiro de 2021. Certo mesmo, é que se não houver um crescimento nas vendas o custo e o lucro estão encostados e, então, pode acontecer o pior com alguns estabelecimentos não aguentando até a próxima safra da bergamota.


Fazendo falta

O chamado cabo aéreo com as maravilhosas caçambas emoldurando as paisagens da Estação até o topo da encosta de Santana e, porque não o ramal ferroviário até Rio Deserto , seriam equipamentos muito bemvindos para viagens turísticas mensais. Perdemos muito dos equipamentos ligados a história local e ainda continuamos literalmente com edificações “tombando”.


Sobrando dinheiro

Muitos dos que pediram dinheiro ao governo através do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura devem estar bem financeiramente. Isso porque, segundo a Fundação Catarinense de Cultura, verificou-se que quase 50% dos contemplados ainda não enviaram as informações bancárias para o pagamento dos projetos contemplados na edição de 2020.


Bem querer

Para quem está se lançando a cargo para o pleito de 2024 antes mesmo da posse dos eleitos mês passado, vale lembrar que quem escolhe candidato não é quem quer ser.Urnas deram bom exemplo em 15/11.

Primeiro tem que ter a aceitação do povo pelo trabalho feito e, depois, a bênção de quem está no comando do seu partido e da militância. Ser por querer ser é o desastre programado.


Frase


“Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.”


Confúcio



Pedindo transparência

Conversas nos senadinhos da Benedetta são sobre transparência dos balancetes do hospital de Urussanga.

Povo quer um portal da transparência para ver onde vai o enorme montante de recursos encaminhados pelo poder público, empresas, associações,entidades, cooperativas e pessoas físicas para aquele nosocômio.

Fato chamou a atenção após empasse na Câmara essa semana, sobre viagem de 4 vereadores a Brasília para tentar buscar recursos e o vereador Bonettinho ter dito, em entrevista na Rádio Marconi, que a Comissão de parlamentares urussanguenses já trouxe R$ 6 milhões em verbas para o HNSC.

Povo quer que Comissão que vai buscar o dinheiro faça mostrar com claresa onde foi gasto.


Vida longa

Dados divulgados pelo IBGE na semana passada dão cota de que a média de vida em Santa Catarina é alta. Segundo o relatório, mulheres vivem em média 6,5 anos a mais que os homens. Mesmo assim, em Santa Catarina o cenário para eles é favorável. No Estado, ambos têm a maior expectativa de vida do país, sendo 83,2 anos para mulheres e 76,7 anos para os homens.

A pesquisa, realizada com base nos dados do dia primeiro de julho de 2019, constatou ainda que a probabilidade de pessoas com 60 anos que vivem no Estado chegarem aos 80 anos aumentou 84% entre 1980 e 2019.


Oeste inovando

Um estudante de Chapecó foi o vencedor da etapa nacional da Mostra Inova, que estimula a inovação na indústria.Sua criação? Areia higiênica para gato, obtida com o bagaço de malte, subproduto gerado na indústria cervejeira. O bagaço apresenta granulometria compatível com areia higiênica, alta absorção, é livre de contaminações bacterianas e fúngicas (pois passa por tratamento térmico no processamento da cerveja), é livre de sais e não oferece riscos à saúde dos felinos. Atenção, cervejeiros da Benedetta!


Fiscal de bar

O cão chamado de Pirata II pelos frequentadores de lanchonete na Praça Anita Garibaldi é o fiscal daquelas redondezas.

Se o cidadão não é frequentador da casa e nem conhecido, ele já mostra os avantajados caninos até que alguém o oriente sobre a confiabilidade do novato.

Bem tratado, ele ganha sempre pastel de carne no café da manhã e é o identificador de qualidade. Se ele cheirar e não comer, desista amigo! Coisas de Urussanga!

Na foto acima, Pedro Feltrin e Pirata II em registro para a posteridade.


Homenagem


De estatura pequena, olhos brilhantes e atentos, boa conversa, sorriso fácil e espírito forte.

Assim pode ser definida a urussanguense Venina Eufrazio Velho que, na próxima segunda-feira 7/12, completa 98 anos de idade.

Mãe de 11 filhos, ela verá somente 4 para abraçá-la em seu aniversário, pois os demais já partiram para outro plano.

Pode-se dizer que poucas famílias urussanguenses não precisaram de seus serviços numa época em que as roupas ainda eram lavadas manualmente, muitas vezes à beira de rios e córregos.

Conhecida e respeitada pela comunidade, Venina criou seus filhos dando exemplo de honestidade, trabalho e fé no futuro.

Que Deus abençõe a aniversariante, mãe do nosso amigo Tajibinha, dando-lhe saúde e felicidade. Que venha os 100, Venina!



bottom of page