Galeria Rosa - Câmara cria espaço para valorizar participação feminina
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Galeria Rosa - Câmara cria espaço para valorizar participação feminina




A Galeria Rosa que será inaugurada no próximo dia 30 de abril, foi criada pelo Projeto de Resolução número 7 de 2023, de autoria da vereadora Mariela Iana Fabris Moraes. O projeto recebeu alteração proposta pela vereadora Lisiane Marley Bonetti Fenili, com o objetivo de homenagear todas as mulheres que atuaram por pelo menos um mês no Legislativo.

Sob o comando do presidente da Casa Luan Varnier, este espaço será inaugurado visando enaltecer e resgatar a história da atuação feminina no Legislativo de Urussanga. Durante as 19 legislaturas, a Câmara Municipal teve a participação de 26 mulheres, entre titulares do mandato e suplentes.

Foi na terceira Legislatura que a Câmara Municipal de Urussanga teve a primeira vereadora. A suplente Acy Nunes Naspolini assumiu no dia 9 de fevereiro de 1955 em substituição ao vereador Manoel Nicolazzi que, na época, foi chamado para ocupar o cargo de prefeito durante licença do titular senhor Dionísio Piloto.

A vereadora Ida Bez Batti foi a primeira mulher eleita como titular para o Legislativo Municipal e seu mandato transcorreu do dia 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983, na nona Legislatura da Câmara Municipal.

Ida, sobrinha do prefeito que mais tempo ficou no poder na administração municipal de Urussanga- Lucas Bez Batti, era prima de outra vereadora eleita posteriormente e que também era sobrinha do Lucas- Minervina Bez Batti Simões, mais conhecida por Dona Minerva.

A vereadora Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori foi a que mais tempo permaneceu no Legislativo. Foram três mandatos consecutivos como titular. A vereadora assumiu uma cadeira nas eleições de 2008, 2012 e 2016.

Desde a instalação da Primeira Legislatura no dia 5 de dezembro de 1947 a Câmara Municipal teve 14 mulheres que tomaram posse como titulares e 12 que assumiram como suplentes pelo período de um mês ou mais.

Somente em dois momentos de sua história a Câmara de Vereadores de Urussanga contou com três mulheres titulares no Plenário. Na décima quarta legislatura com as vereadoras titulares Maria Isabel Bettiol Feltrin, Neusa Maria Bernardino Pereira e Rosa Miotello. E na décima sétima legislatura com as vereadoras Daniela Piacentini Visintim, Izolete Duarte Vieira e Vanir Zuleima Mazzuco Cacciatori. A Galeria Rosa passa a fazer parte da história do Legislativo Municipal. Esse espaço vai ser uma forma de homenagear e registrar a atuação das mulheres na política e lembrar que todas elas contribuíram para a construção da história do Município.

bottom of page