Escritora urussanguense transforma seus livros em audiobooks
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Escritora urussanguense transforma seus livros em audiobooks



O acesso auditivo a poemas para pessoas com deficiência visual e a oportunidade de escutar declamações para os apaixonados por poesias fazem parte dos objetivos de um projeto cultural em andamento na região Sul de Santa Catarina. A escritora Rita Padoin, de Urussanga, está dedicada na execução de dois audiobooks a partir de livros já publicados: Alma do Mar e O Som do Invisível.

Contemplados pelo recurso federal para a Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura de Urussanga, os dois audiobooks estão em fase de edição após as gravações feitas entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. As declamações de dezenas de poemas foram feitas por diferentes vozes, incluindo da própria autora. O intuito do projeto é propagar as obras em novo formato e fortalecer o acesso à cultura por meio da acessibilidade e de modo gratuito.

Além de pessoas com deficiência visual, outros públicos serão envolvidos diretamente com a iniciativa.

Alunos da rede municipal e estadual de Urussanga, incluindo estudantes com dificuldade de aprendizagem, pessoas que possuem dislexia, TDAH ou TDA, entre outras, população analfabeta, em situação de vulnerabilidade social, e também idosos, serão contemplados com atividades durante a apresentação final do projeto.

A finalização dos audiobooks Alma do Mar e O Som do Invisível acontecerá ainda no primeiro semestre de 2024 e a divulgação posteriormente em diversos canais, como YouTube, Instagram, entre outros.


Fonte Eliana Maccari

bottom of page