Zilli - do comércio varejista ao mundo da política

Sócio-proprietário das Lojas Adelino, Thiago já foi prefeito de Turvo e colocou seu nome como pré-candidato a deputado estadual


O menino tímido que aos 12 anos foi convocado por seu pai para ajudar na empresa da família em Timbé do Sul, aprendeu uma grande lição ao atuar no comércio varejista: trabalho, dedicação, persistência e adaptação aos novos tempos são palavras que garantem o sucesso. Seja ele na iniciativa privada ou na vida pública.

É o que atesta a história de Tiago Zilli.

Nascido em Timbé do Sul em 30/10/1967, caçula dos quatro irmãos filhos do casal Anair e Adelino Zilli, Tiago iniciou sua vida profissional ajudando os pais e irmãos na loja de tecidos que a família tinha na referida cidade.

Com apenas 17 anos já estava viajando para São Paulo em busca de novidades para oferecer aos clientes e estava presente quando, na década de 1980, a família resolveu iniciar a comercialização de móveis e eletrodomésticos.

E foi nestas viagens que Tiago conheceu um comerciante da região, o qual lhe convidou para abrir uma loja em Turvo.

“Com a bênção do nosso pai e fazendo uma homenagem a ele, nasceu a primeira filial da Loja Adelino, em uma sala que alugamos em Turvo. Foram muitas dificuldades enfrentadas, tivemos que nos adaptar às mudanças, tanto na área econômica com as várias crises financeiras pelas quais passou o Brasil e também na área tecnológica com a chegada dos computadores e internet.

Mas conseguimos vencer e ampliar. Em 2002 e 2006 abrimos filiais em Criciúma e Orleans. Em 2011 resolvemos abrir uma filial em Urussanga, a terra por onde nossos nonos passaram quando chegaram ao Brasil, vindos do Norte da Itália. Já são 11 anos de Lojas Adelino em Urussanga e uma rede de lojas que atualmente conta com 20 lojas e mais de 300 colaboradores” explicou Tiago ao acrescentar que sente orgulho em fazer parte de uma empresa que vai repassando responsabilidade de geração em geração.

“Sinto-me uma pessoa realizada e feliz. Primeiro porque tive a oportunidade de ter como meus professores o meu pai e minha mãe, que me colocaram no ramo do comércio varejista e também por poder agradecer a Deus a oportunidade de garantir a comida na mesa de tantas famílias com a geração de cerca de 300 empregos em nossas 20 lojas. Segundo porque estamos conseguindo ampliar e transmitir os empreendimentos ao filhos, o que não é nada fácil quando se trata de empresas” pontuou Tiago.


Da história política

Paralelo ao seu trabalho na rede de Lojas Adelino, Tiago começou a ser convidado para participar da vida pública em Turvo, onde reside com sua esposa Luciane e seus três filhos. Filiado ao MDB, no ano de 2012 foi eleito vice-prefeito. Em 2016,venceu as eleições e assumiu a cadeira de Chefe do Executivo do município turvense, sendo recompensado por seus esforços administrativos com o título de Melhor Gestor Fiscal dos Prefeitos de Santa Catarina no ano de 2019.

“Agora em 2022, coloquei meu nome à disposição do MDB e sigo como pré-candidato a deputado estadual pensando na necessidade que a região Sul tem de representatividade.

Pensando na experiência como político e também como empresário, resolvi aceitar essa missão com a mesma responsabilidade social que temos na iniciativa privada, com muita dedicação e motivação que essa função exige.” afirmou Tiago à reportagem de Panorama SC.