top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Verão com El Niño forte e temperaturas acima da média

Vista parcial Praça Anita Garibaldi - Urussanga Foto arquivo Panorama


Quem já está abusado de tanta chuva, terá que aguentar toda a água que cairá nesta última quinzena de dezembro.

Dados divulgados pela Epagri / Ciran dão conta de que a segunda quinzena será mais chuvosa em relação à primeira, e a chuva se concentrará especialmente no período da tarde e noite, em forma de pancadas passageiras, típicas de verão.

A média mensal prevista para dezembro é de 130 a 150 mm no Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e varia de 150 a 190 mm nas demais regiões catarinenses. Nos meses de janeiro e fevereiro a média mensal esperada é de 200 a 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte, e varia de 130 a 190 mm do Extremo Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

Em janeiro e fevereiro, os totais de chuva diminuem em SC, ficando mais próximos da normalidade (média).

Destaque no verão, a atuação do fenômeno El Niño de intensidade forte mantém o risco de eventos extremos com chuva forte e totais elevados em curto intervalo de tempo, temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.

Já a previsão para as temperaturas no trimestre, dezembro/janeiro e fevereiro é que elas sejam acima da média climatológica em SC. Especialmente nos meses janeiro e fevereiro massas de ar quente devem atuar com maior frequência e duração, com dias consecutivos de temperatura alta, inclusive no período noturno. Ondas de calor são esperadas no verão 2023/2024.

Comments


bottom of page