top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Urussanguense na disputa para representar a região no COMITES


Ele é graduado em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Universidade de Pavia, Itália, exerce funções comerciais em Logística Internacional e promove desenvolvimento de novos negócios no Comércio Exterior.

Urussanguense, ele é agente cultural e Presidente da Associação Trevisani nel Mondo de Urussanga, Santa Catarina e está concorrendo a uma vaga para participar do COMITES.

Seu nome: Eduardo Cechinel Bonetti.


O QUE É O COMITES?


COM.IT.ES é o acrônimo de “Comitato degli Italiani all’Estero”, ou seja, um “Comitê dos italianos no exterior”.

Cada circunscrição consular com mais de 3 mil italianos residentes possui um COMITES.

No Brasil existem 7 COMITES, um em cada uma das circunscrições consulares: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Brasília.

Os COMITES são órgãos formados por 12 conselheiros (18 no caso de São Paulo) eleitos pelos italianos residentes.

Os conselheiros não recebem nenhum tipo de remuneração e exercem um trabalho integralmente voluntário.

Cada COMITES é responsável por representar os cidadãos perante as autoridades consulares, levando adiante suas demandas, cobrando melhorias e transparência.

Além disso, os COMITES podem exercer um importante papel de integração na comunidade no âmbito cultural, social e informativo.

O mandato normal de cada COMITES dura cinco anos.


QUANDO SERÁ A ELEIÇÃO?


Com o decreto consular no. 3/2021 do Chefe do Consulado Geral da Itália me Curitiba, estão convocadas as eleições para a instalação e renovação do Comitê de Italianos no Exterior em Paraná e Santa Catarina.

A data das eleições está marcada para 3 de dezembro de 2021. Esta data corresponde ao último dia para envio ao Consulado do envelope com o boletim de voto.

Mas, para participar da votação, deve-se inscrever na lista de eleitores do Consulado, enviando um formulário específico até o dia 3 de novembro de 2021.

O candidato que representa Urussanga concorre pelo “Italianità in movimento” e enfrentará mais 42 postulantes dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

A este jovem entusiasta, Panorama SC deseja sucesso na caminhada, ao mesmo tempo em que o parabeniza por tentar manter o nome da Benedetta no mundo da italianidade no Brasil.


Comentários


bottom of page