Urussanga sedia Encontro Estadual de Formação da Rede Catarina de Palhaças


Na terça-feira 19/04, o prefeito interino Jair Nandi recebeu as integrantes da Rede Catarina de Palhaças Greice Miotello, Paula Bittencourt, Ana Paula Grigoli e Suellen Avelleda.

A visita teve como objetivo informar que a Rede Catarina de Palhaças promoveria, por meio do Prêmio ELISABETE ANDERLE de Incentivo à Cultura – Edição 2021, entre os dias 20 e 24 de abril de 2022, no Sítio Miotello, em Urussanga/SC o projeto RESIDÊNCIA EM (RE)EXISTÊNCIA.

A residência será um encontro de formação, pesquisa e treinamento, no formato de retiro auto organizativo, com participação de 30 palhaças integrantes da Rede, vindas de todas as regiões do Estado de Santa Catarina.

O projeto visa fortalecer e aprofundar os processos artísticos de expressão e composição de saberes em rede. Para tanto, serão realizadas 20 horas de trabalho prático com a temática principal de Palhaçaria Feminina e abordando temas mais específicos como riso ritual, jogos, técnicas circenses, palhaçaria de Terreiro e De(s)colonial, entre outras.

Para compor a programação, também serão realizadas uma Roda de Conversa, uma saída de Rua (Palhaceata) no centro da cidade de Urussanga às 10 horas deste sábado 23/04, uma Reunião Geral da Rede Catarina de Palhaças e um Cabaré aberto ao público gratuitamente ao final do evento, às 20 horas no sítio Miotello.

Além de compartilhar os processos e resultados da Residência através de Transmissões ao Vivo de algumas ações da programação, de uma Série de Entrevistas com palhaças de cada mesorregião do estado e Vídeo Teaser do projeto que serão disponibilizados em Redes Sociais Oficiais.

A Rede Catarina de Palhaças surgiu em 2017 com o objetivo de fortalecimento da arte da palhaçaria feita por mulheres do estado de Santa Catarina. Desde do começo já realizou várias rodas de conversa e formação além da Mostra da Rede Catarina de Palhaças que ocorreu na cidade de Blumenau em 2019.