Urussanga - Sábado é dia de Zé Gotinha e multivacinação


A Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Rotary Club, estará realizando uma ação especial neste sábado 20/08, considerado “Dia D” da campanha nacional de multivacinação e Pólio.

“Vamos estar indo nas comunidades durante o período da manhã, com o Zé Gotinha e os palhaços para reforçar a importância e divulgar a vacinação através de panfletos e adesivos”, explica a Secretária de Saúde, Ingrid Zanelato.

Os panfletos trarão informações sobre as vacinas disponíveis para cada faixa etária, e continuarão sendo distribuídos, junto aos adesivos, até o final da campanha, marcado para o dia 9 de setembro. Neste Dia D, as unidades de saúde de todo o município, estarão abertas das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio dia, para que as famílias possam estar colocando em dia as vacinas e imunizando as crianças com menos de cinco anos, contra a poliomielite.

“O foco da campanha é reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no país e garantir que crianças e adolescentes recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). A atualização da caderneta é fundamental para aumentar a cobertura vacinal, controlar e diminuir a incidência de doenças”, afirma a secretária.

Para conferir se há alguma vacina pendente, ou realizar a imunização contra a pólio, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima, munido de caderneta de vacinas e cartão do SUS. “Quem possui dúvidas sobre as vacinas estarem ou não em dia, também pode aproveitar a data para se informar, independente da idade. Mas vale destacar, que até o dia 9 de setembro, de segunda à sexta-feira, as unidades também estarão engajadas na ação, durante o horário de funcionamento”, completa.