Urussanga - produtor colhe pitaia com quase 1 kg em Armazém


Buscando diversificar as atividades para aumentar a renda em sua propriedade agrícola, o jovem Cristian Baesso, residente em Armazém, interior do município de Urussanga, resolveu plantar 700 pés de pitaia.

Sua primeira colheita foi feita essa semana, com uma produção de 2,5 mil quilos desta fruta.

Mas, o que realmente chamou a atenção, foi o tamanho de uma das frutas colhidas, a qual pesou exatamente 985 gramas, registrado em foto enviada à redação do Panorama SC.

Certamente, algo nada normal e completamente fora dos padrões do mercado, mas que trouxe alegria a Cristian por entender que esse foi um presente a ser degustado em família.

Um acontecimento que merece registro e também cumprimentos ao jovem produtor que, ao invés de abandonar o campo, vai em busca de alternativas para aumentar a renda e melhorar as técnicas de produção.


Saiba mais


O cultivo comercial da pitaia ou fruta do dragão, em Santa Catarina, começou em 2010 e o Estado já é o segundo maior produtor brasileiro, perdendo apenas para São Paulo. Segundo dados do IBGE, em 2017, o Estado produziu 328,4 toneladas, 270 delas somente em municípios do Sul Catarinense, onde Turvo lidera a produção. Naquele ano havia 120 propriedades rurais em Santa Catarina produzindo a fruta – 80 somente no Sul do Estado.