Urussanga - presidente do Sindicato alerta para prazo de declaração do Imposto Territorial Rural


Desde o dia 20 de agosto o Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Urussanga e Cocal do Sul está colaborando na quitação do ITR das propriedades rurais dos seus associados.

Segundo o presidente do Sindicato - Adefonso Baesso, o prazo para declaração do ITR 2022 é até 30 de setembro próximo.

“Nós estamos fazendo aqui em Urussanga e também em Cocal do Sul. Em Cocal com atendimentos na segunda-feira na parte da manhã, na quarta-feira à tarde e na sexta- feira também na parte da manhã, em sala do Sindicato. Em Urussanga o atendimento é de segunda a sexta-feira durante todo o período do horário comercial” afirmou Adefonso.

Ao explicar sobre os custos, o Presidente disse: “para os que estiverem em dia com suas mensalidades, o trabalho é gratuito. Para quem paga a contribuição e não é associado o custo é de R$ 20,00(vinte reais) e para quem não é sócio e optou em não pagar a contribuição sindical o valor é de R$ 70,00 (setenta reais). Mas é bom lembrar que para fazer a documentação deste ano é necessário levar a escritura e o ITR do ano de 2021 no Sindicato” finalizou Adefonso.


Saiba mais


O Imposto Territorial Rural (ITR) é um imposto federal de competência da União, previsto na Constituição.

É declarado pelo produtor rural anualmente, com a descrição do valor de sua propriedade rural (Terra Nua), assim como qualquer pessoa com título temporário ou proprietário de imóvel rural, seja pessoa física ou jurídica.

Para ser possível a comprovação do cálculo do ITR, deve-se fazer o envio de informações cadastrais correspondentes a cada imóvel rural e seu dono.