top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Urussanga - formatura da segunda turma de Cuidadores


Vinte mulheres urussanguenses receberam na noite desta terça-feira (04), os certificados de conclusão do Curso de Cuidadores de Pessoas com Necessidades Especiais. A cerimônia de entrega ocorreu após a última aula do curso, na terça-feira 4/10, que contou com nove módulos de ensino, com encontros todas às terças e quintas-feiras.

A última aula do curso, abordou os tipos de violência, para que o profissional possa identificar anormalidades, além de falar sobre o processo de morte e terminalidade em todos os seus aspectos. “O ensino contemplou todo o cuidado com o paciente, seja com feridas, medicamentos, nutrição, alimentação, cuidados de enfermagem e a parte psicológica. É um curso bem amplo que pode instrumentalizar a pessoa para ir para o mercado de trabalho, ser cuidador, ou para se aperfeiçoar ao cuidado àquele ente querido que precisa na hora da velhice, da doença, da deficiência ou debilidade”, explica a Secretária Municipal de saúde, Ingrid Zanellato.

O Curso de Cuidadores com Necessidades Especiais é um projeto dos profissionais da Secretaria de Saúde de Urussanga, e foi desenvolvido em 2019, ano em que foi realizada a primeira edição. Com a pandemia da Covid-19, houve uma pausa de dois anos, até que a segunda turma, pudesse se formar.

O objetivo, segundo ementa do curso, é “Proporcionar um conjunto de conhecimentos teóricos específicos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para as práticas do cuidado às pessoas com necessidades especiais”.

Comentários


bottom of page