top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Urussanga comemora sua padroeira nesta sexta-feira


Foto Paróquia N. Sra. da Conceição - Missa da crisma


Nesta sexta-feira 8/12, é comemorado o dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, padroeira de Urussanga. De acordo com o dogma da religião , esse é um dos títulos dados à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

A celebração tem sabor especial para os portugueses e estadunidenses. Isso porque a santa é a padroeira de Portugal e também dos Estados Unidos.

A devoção à Nossa Senhora da Conceição é antiga. Oficialmente, a igreja católica festeja a data de 8 de dezembro desde 1477, quando a celebração passou a constar no calendário após ordem do papa Sisto IV. A festa ganhou força em Portugal ao longo do tempo, a ponto de Nossa Senhora da Conceição ser considerada a padroeira da nação em 1646. Com isso, as colônias lusitanas, como o Brasil, automaticamente passaram a ter a santa como padroeira.

Em Urussanga, seguindo uma tradição secular, o 8 de dezembro é um dia de feriado e com várias atividades promovidas pela igreja católica.

No tempo em que o município de Urussanga tinha seu território composto pelos atuais municípios de Siderópolis, Treviso, Morro da Fumaça e Cocal do Sul, a festa em honra à padroeira Nossa Sra. da Conceição era a data em que todos se confraternizavam no entorno da igreja matriz e da praça central de Urussanga.

Este ano, as comemorações em honra à padroeira iniciaram com a crisma no dia 5/12 e seguem até domingo 10/12.

Nesta sexta-feira 8/12, a programação oficial inicia às 9h45min com transladação da imagem de Nossa Sra. da Conceição saindo da igreja da localidade de Armazém. Logo após, haverá missa presidida pelo bispo da diocese de Criciúma- Dom Jacinto Inacio Flach e almoço com churrasco, maionese e saladas.

No domingo, missa na igreja matriz celebrada pelo pároco Giliard Cesconetto Gava.

bottom of page