Urussanga - Cirsures e Lions lançam projeto “Tampinhas do Bem”


Lançado nessa quinta-feira 15/04, o Projeto “Tampinhas do Bem: Pequenos Gestos Mudam o Mundo! ”, idealizado pelo Cirsures em parceria com o Lions Clube Urussanga,tem o intuído de conscientizar a população do município de Urussanga/SC para a preservação do meio ambiente através da reciclagem, estimulando a participação dos mesmos na coleta seletiva, e em contrapartida, mobilizá-los para que se envolvam com as questões sociais da cidade.

A campanha de caráter sócioambiental conta com o apoio de entidades e empresas de Urussanga que firmaram parceria, e propõe arrecadar tampas de plástico utilizadas em recipientes, que através da sua venda, serão encaminhadas para o destino ambientalmente correto, ou seja, a reciclagem.

Com o lucro proveniente da venda será possível apoiar financeiramente instituições de cunho social do município. A campanha conta com a participação de entidades e empresas do município, tendo tempo indeterminado, sendo ciclos de 4 (quatro) meses para que haja alternância das instituições beneficiadas com a venda do material.

Segundo o Diretor do Cirsures Thiago Maragno Biava, “buscou-se apoio de colaboradores como empresas e comércios locais para serem propagadores da ideia, participando diretamente como doadores e servindo de pontos de coletas das tampas plásticas. Na prática a campanha se inicia nas residências e comércios, onde a população deve separar tampas de plástico, especificamente de produtos alimentícios (água, refrigerante, suco, leite isotônico etc.), produtos de limpeza (amaciante, desinfetante, sabão liquido, água sanitária, detergente, etc.) e higiene e beleza (shampoo, condicionador, hidratante, creme, etc.), e levar a um dos pontos de coleta. Semanalmente ou conforme a necessidade, o Cirsures ou o Lions Clube farão o recolhimento desse material que será encaminhado para pesagem. Completo os 4 (quatro) meses de campanha, será feita a venda do plástico para uma empresa de reciclagem. O recurso arrecadado será destinado para a instituição social previamente escolhida. A Cooperamérica – Cooperativa de Recicladores do Rio América, com sede no município de Urussanga, e responsável pela triagem do material reciclável proveniente dos 7 (sete) municípios consorciados do Cirsures é uma grande apoiadora do projeto, e dispôs-se a doar parte das tampas que chegam para triagem para a campanha. Participam da campanha e contribuem como pontos de coletas: rede de Supermercados São Pedro, rede de Supermercados Nova Itália, CDL Urussanga e Rádio Marconi. O escritório e o Aterro Sanitário do Cirsures, bem como, o caminhão da coleta seletiva do Cirsures, também servem como pontos de coleta” explicou Thiago.