Urussanga celebrou os seus 143 anos de fundação e colonização italiana

Com o slogan “Cultivando nossa maior tradição: o amor por Urussanga", as celebrações alusivas a esta data iniciaram logo cedo, com ressoada festiva dos sinos da torre na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Em seguida ocorreu, na Praça Anita Garibaldi, a tradicional cerimônia de Deposição de Flores no Monumento ao Colonizador, executada pelas autoridades municipais e representantes culturais, em memória ao fundador e aos bravos imigrantes que colonizaram Urussanga.


Estiveram presentes na cerimônia o prefeito interino Jair Nandi, o presidente da Câmara de Vereadores Odivaldo Bonetti, o pároco padre Daniel Pagani, vereadores, secretários e diretores do Governo Municipal, representantes culturais e munícipes.

As comemorações seguiram no decorrer da tarde com a realização de uma Santa Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, concelebrada pelo pároco de Urussanga, o padre Daniel Pagani e presidida pelo Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.

A missa foi cantada pelo Coral Santa Cecília e pelo professor Paulovik Debiasi da Escola de Música do Município.

Durante a cerimônia da Missa, o diretor de Cultura Nevton Bortolotto relatou a história de Urussanga, a trajetória dos colonizadores que desbravaram esta terra: “mais do que poucas e velhas roupas surradas, trouxeram ideias que transformam para sempre, a bucólica feição dessas matas virgens”, pontua Bortolotto.


O prefeito interino, Jair Nandi, transmitiu uma mensagem enfatizando o amor por nossas raízes e agradeceu aos cidadãos que contribuíram na construção de nossa cidade: “quero parabenizar todos o urussanguenses, nossa infinita gratidão a todos os cidadãos que diariamente contribuem para o desenvolvimento de nossa cidade”, pontua Nandi.


No final da cerimônia, o Coral Santa Cecília entoou a música tradicional para as festividades: Parabéns para Você, em comemoração aos 143 anos de Urussanga.


Em seguida da celebração religiosa, foram distribuídas mini bolos aos presentes com o intuito de confraternizar e compartilhar a prosperidade e a alegria deste importante momento.




Fotos: Nayglon Goulart