O mês de agosto de 2023 foi marcado por: a) chuva abaixo do esperado; b) temperatura média quase 1°C acima do esperado; c) as temperaturas mais baixas do ano nos dias 26, 27 e 28 e as únicas três geadas no ano na região (Belvedere e arredores); d) granizo com prejuízos nas lavouras e construções no dia 24, mas já na noite de 23 no vale do rio Mampituba.
As informações são do engenheiro Márcio Sônego, da Epagri em Urussanga .
Segundo ele, “em agosto de 2023 Urussanga teve temperatura média mensal de 16,7 °C contra a média histórica de 15,8 °C. A menor temperatura foi 3,1 °C no domingo dia 27. O frio tardio neste mês de agosto surpreendeu e resultou nas 3 únicas geadas até então em 2023, inclusive resultando em noites na média mais frias do que os meses de junho e julho, tradicionais meses mais frios do ano.
A precipitação total mensal foi 84 mm representando apenas 65% do normal que seria 128 mm. A pouca chuva de agosto ainda não preocupa a agricultura, mas é preciso que chova melhor em setembro para repor água no solo e nos rios.
Para setembro de 2023 se espera chuva dentro ou pouca coisa acima da média histórica que é 120 mm. O mês será um pouco mais quente com temperatura média de 1 a 2 °C acima da média histórica 17,1°C. Setembro historicamente é mês de muita nebulosidade, com os menores índices de horas de brilho solar em todo Estado de Santa Catarina. É mês de maior frequência de chuvas acompanhadas de trovoadas e, em alguns casos, granizo. Na agricultura é um mês de intensos trabalhos de preparo de solo, plantio de sementes e transplante de mudas para aproveitar o aumento na temperatura e na umidade do solo (chuva). No dia 23 Setembro 2023 às 03:50h se inicia a estação da Primavera, momento exato da passagem do Sol sobre a linha do equador em seu retorno sobre o hemisfério sul terrestre (Equinócio de Primavera).”
Comments