top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Urussanga - 54 graus foi a sensação térmica sentida no dia 15 deste mês

Estação Meteorológica Epagri Urussanga



Engenheiro agrônomo da Estação Experimental da Epagri em Urussanga - Márcio Sônego, falou para a reportagem de Panorama SC sobre a onda de calor de dezembro de 2023 em Urussanga e região.

Segundo ele, "considera-se como onda de calor quando a temperatura estiver acima de 5°C do que a média histórica, por 5 dias ou mais.

Então, Urussanga registrou onda de calor entre os dias 14 e 19 de dezembro de 2023, com a maior temperatura registrada na tarde do dia 15 (sexta-feira) com 38,2°C e sensação térmica estimada de 54°C.

No final da tarde do próprio dia 15 houve temporal de final de tarde em algumas cidades da região, mas com relato de poucos danos por chuva ou vento. Esta não foi a maior temperatura do ano 2023, pois no dia 11 de novembro a estação meteorológica de Urussanga registrou 40,3°C, um sábado a tarde marcado por ventos fortes e até mesmo o "tsunami meteorológico" registrado nas praias do Cabo de Santa Marta, Laguna.

As previsões indicam que janeiro de 2023 tenha chuva dentro da normalidade ou abaixo disso, e calor acima da média, projetando um janeiro de predomínio de bom tempo e calor. Em fevereiro choverá dentro da normalidade, e ainda com temperatura em média acima do normal.

コメント


bottom of page