TRE de Santa Catarina no 7º teste de desempenho da totalização 2022
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

TRE de Santa Catarina no 7º teste de desempenho da totalização 2022


Ocorreu no último domingo (11), nos cartórios eleitorais e tribunais regionais eleitorais de todo o país, o 7º teste de desempenho da totalização 2022 –TDTOT2022 VII. Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, o objetivo do teste foi a realização de transmissões de arquivos de urna, a fim de avaliar a capacidade e o desempenho dos sistemas eleitorais e da infraestrutura adjacente, responsáveis pela transmissão, recepção, totalização e divulgação dos resultados das urnas.

Este evento ocorreu após a lacração dos sistemas eleitorais. Foram dois ciclos de transmissão simultânea dos arquivos das urnas eletrônicas, que ocorreram das 10h às 13h30 e das 15h às 18h30, (horário oficial de Brasília), cuja transmissão massiva simulou uma carga próxima a do dia das eleições.


Segundo o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-SC, Álvaro Sampaio Corrêa Neto, este teste segue as diretrizes das edições anteriores, “mas com o passar do tempo os mecanismos vão sendo refinados e ajustados. Por exemplo, neste último, o hardware utilizado no TSE foi o mesmo que vai ser utilizado na totalização do dia 2 de outubro. Com esta metodologia é possível ir evoluindo a cada teste”. Conforme ele, com o teste deste final de semana foi possível concluir que a totalização de 90% dos votos do Brasil se dará entre 3 e 4 horas.


O 7° teste de desempenho da totalização encerra um ciclo de vários testes e simulados dos sistemas eleitorais e das urnas eletrônicas, realizados sob a coordenação do TSE, cujo objetivo é corrigir as falhas e garantir a transparência e a confiabilidade do resultado das eleições.


No decorrer deste ano, outros testes foram realizados, a exemplo do Teste de Desempenho do Candex, CAND e PJe – 2022 –TDCANDPJE2022, que ocorreu em abril e contou com a participação do TSE e todos os Tribunais Regionais Eleitorais. Neste simulado houve a execução dos sistemas submetidos a teste por servidores dos TREs e Zonas Eleitorais, com o uso de equipamentos configurados para essa finalidade, cujo propósito foi avaliar qual será o comportamento do ambiente quando submetido a carga, ou seja, muitas pessoas usando ao mesmo tempo.


Em maio, ainda sob as restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19, o TSE realizou o 1º Teste em Campo Regional dos Sistemas de Candidaturas e Propaganda Eleitoral 2022 – TCRCANDPE2022, em formato presencial, realizado apenas nos Tribunais Regionais Eleitorais de Goiás, Paraná, Paraı́ba e Rondônia.


O 10º Simulado Nacional de Hardware – 10SNH-05/2022 ocorreu no período de 16 de maio a 17 de junho de 2022. A premissa desse evento foi identificar falhas persistentes de hardware, a fim de permitir a análise posterior de suas causas e a identificação de soluções visando às Eleições 2022. Segundo o TSE, em anos anteriores, os simulados de hardware contaram com a participação significativa dos Tribunais Regionais Eleitorais, o que possibilitou a identificação tempestiva de erros críticos que poderiam impactar as eleições. Ainda, neste simulado foi realizado o primeiro teste em âmbito nacional ao qual a urna eletrônica modelo 2020 – UE2020 foi submetida.


Em Santa Catarina, o evento foi realizado no depósito de urnas do TRE-SC, localizado no município de Palhoça, e 961 urnas foram submetidas aos testes, sendo 936 de seção eleitoral e 25 urnas de contingência.


Na continuação, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sediou o 1º teste em campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna – TCTOTUE2022, realizado no período de 20 a 24 de junho. O principal objetivo desse teste foi validar os softwares que serão utilizados nas eleições, com a implementação dos requisitos conforme a legislação eleitoral vigente.


Ainda no mês de junho, o TSE realizou em formato remoto o Simulado Nacional de Registro de Candidaturas 2022 - SNCAND2022. Este evento teve grande importância nas etapas dos pedidos de registro de candidatura e propaganda eleitoral e consistiu na simulação do uso dos sistemas relativos ao registro e julgamento de candidaturas, horário e propaganda eleitoral e o sistema PJe, naquilo que tange à integração com o registro de candidaturas. Realizado em âmbito nacional, com a participação dos tribunais regionais eleitorais e zonas eleitorais, seu principal objetivo foi identificar inconformidades nos sistemas e questões procedimentais que pudessem afetar o bom andamento das eleições oficiais.


No mês de julho, o TSE realizou o Teste em Campo Regional dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna 2022 - TCRTOTUE-2022”, em formato presencial, no período de 25 a 29 de julho de 2022. Foram escolhidos como polos para sediar o evento os TREs do Acre, Pará, Pernambuco e Santa Catarina, por possuírem estruturas físicas aptas a garantir o distanciamento necessário. Esse teste simulou todo o processo voltado ao registro de candidaturas e propaganda eleitoral.


Os testes e simulados realizados ao longo deste ano eleitoral integram o Plano Geral de Testes (PGT), elaborado pelo TSE, e fazem parte de um ciclo eleitoral. Para o secretário Álvaro Sampaio Corrêa Neto, eles “são importantes para testar desde o índice de defeitos de hardware que podem aparecer no dia eleição, até a conferência, e se todas as regras implementadas nos softwares estão exatamente como determina a legislação. Eles garantem que tudo foi exaustivamente testado e que o eleitor poderá exercer o seu direito do voto com tranquilidade e conforme seu desejo”.

bottom of page