SÉRGIO MAESTRELLI
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI


A XVII RITORNO ALLE ORIGINI EM OITO IMAGENS



Grazie pela uva e pelo vinho Goethe Giuseppe Caruso Mac Donald. Grazie mille pela muda de parreira, Bella Ragazza. O vinho Goethe, o nosso símbolo cultural maior. Na década de 50 o vinho branco de Urussanga circulava pelo Brasil, do Oiapoque ao Chuí. Ostrega!


O desfile alegórico, um hino de amor, de respeito, gratidão, louvor e reverência aos nossos antepassados A nonna Santina Benincá de Jesus, com bengala, caminhou pelo granito da praça e demonstrou para a nova geração que nem tudo é celular e zap nesta vida. Bravíssima nonna. Tinha que ser “de Jesus”. Com “piova ou senza piova, com scarpe ou senza scarpe” andiamo avante!



Eu tiro o chapéu de alpino ou de palha, para o casal Everaldo Savi Mondo e Renata Martins Savi Mondo que na linha de frente arrastou e conduziu a nossa “Ritorno” de número 17 com a energia que veio do coração. A CCO resgatou a alma de nossas festas. A nossa identidade cultural voltou a ocupar o palco do anfiteatro Aldo Baldin.



A Birra Del Nonno com Rui Silvino e Maristela Peraro. A cerveja de Urussanga conquistou prata e foi considerada a 2ª melhor cerveja pilsen no palco da Oktoberfest na loira Blumenau. Siga pela Avenida Marcos Costa e você poderá degustá-la logo aí no Morro do Peraro.



Jânea Possamai, os irmãos Renato e Beatriz Damian e Liz De Bonna no “Concorso Hédi Damian”. Registra-se também a ação das professoras Mariana e Carla. Esta ação cultural, envolvendo os escolares, constitui uma das colunas que dará sustentáculo ao Ritorno Alle Origini no futuro.



“Ecco siamo qui anche noi”. A Praça D’Itália foi o palco do lançamento do livro da Família Nesi, uma das famílias bergamascas, originária da comune de Levate, Província de Bergamo que colonizou Belvedere. Os autores Luiz Carlos Rota Gosmann e Mauro Nesi, aqui em conversa com o urussanguense Valmir Nesi. Nas montanhas “la sapa, com patate tonde e panoche longhi”.



Na homenagem ao Grupo Ciribiribin prestada pela XVII Ritorno, o que dizer das cenas vividas? Dizer apenas que: teu nome é emoção.


Olha aí alguns integrantes do Exército do Parque Ado Cassetari Vieira. Depois de dias de intensa atividade num “sobe e desce e num desce e sobe”, na segunda feira uma pausa para o descanso. Eles se dirigiram ao Bar, mas lá encontraram um aviso: Atendemos de 3ª a Domingo. É muito azar. Não é mesmo Carlos, Chico e Gaúcho?


bottom of page