SÉRGIO MAESTRELLI
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

A LUTA PELO RETORNO DA “RITORNO” COMEÇOU

A luta pelo retorno da “Ritorno” em alto estilo teve seu pontapé inicial no último dia 15, na Casa do Colono, quando atendendo o chamado do presidente Everaldo Savi Mondo, o “Dado” as entidades compareceram para discutir a festa, a qual tem por objetivo preservar e carregar as nossas tradições e a nossa cultura.

O encontro contou com a presença de 20 entidades, envolvendo 33 participantes que possuem no DNA o lastro cultural. A presença altamente significativa demonstrou que o interesse pela “Ritorno” é grande, pois não é só de pão e, principalmente, de Festa do Vinho que vive o homem e a mulher urussanguense. A Ritorno Alle Origini é a festa de nossa essência, a festa da nossa identidade cultural. Alguns segmentos da Administração Pública classificam esse evento como algo menor, de pequeno porte, se comparado com a Festa do Vinho. De pequeno porte é a mente de quem pensa assim. A Ritorno está no mesmo patamar da Festa do Vinho, quando ao lado dos shows havia eventos culturais de porte, como o desfile na Praça. Com a Festa do Vinho se resumindo em shows nacionais, passaportes e camarotes, ela, a “Ritorno”, passou a ter uma significação maior para o nosso município, pois carrega a alma do urussanguense. A Festa do Vinho se desvirtuou nas últimas edições. É só grade de shows, “Armandinho”, click e zap da CCO, e as demais ações totalmente assumidas pelas entidades que se movem com “combustível próprio”.

Agora, a Ritorno com as atrações culturais, engenho de cana, atafona, serraria, monjolo... dá trabalho, caro mio. O presidente vai mergulhar fundo nesta roupagem cultural, fazendo com que a nossa cultura volte ao topo dos eventos no Parque. O Dado Savi Mondo está com o prestigio em alta.

“A festa é grandiosa e eu me sinto pequeno”, disse ele, com humildade e simplicidade. Conforme pode ser observado na imagem que registra parte dos integrantes, até o COMBEA mandou representante para a 1ª reunião. Como afirmou o próprio Emerson, além do filho do Manecão, na reunião, tínhamos também o cão.


MINI PARREIRAL DE UVA GOETHE... QUANDO?

Por ocasião da conquista do IG “Vales da Uva Goethe” e do lançamento do livro “Do Parreiral a Taça, o Vinho através da História”, na Festa do Vinho, em 2012, foi anunciada pela ProGoethe a ideia de se implantar no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira um mini parreiral típico de uva Goethe. De lá para cá, já se vão mais de dez anos e, dentro deste período, foi um compromisso assumido por todos os Diretores de Cultura e Turismo que pela função passaram. E se registrarmos que o titular deste cargo não dura 6 meses, é só fazer a conta de quantos foram. A ideia prosperou em outros espaços públicos como: Portal Turístico da SC 108, Polícia Rodoviária de Cocal do Sul, Delegacia de Polícia de Urussanga, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Rádio Fundação Marconi e em algumas residências particulares. Mas, em se tratando de Parque Municipal, a ideia atola, patina, gira como um CD e não sai do lugar. Visando dar mais um empurrãozinho no Setor Público, a ProGoethe, através de seu presidente Gilmar Trevisol, doou os palanques de granito. Agora, só falta a escolha do local, o arame, as pedras de contra peso, as covas, as mudas e, logicamente, a “vôia” tão forte em nossos imigrantes. Acreditamos que com a dupla Kuki&Dado e, com o auxílio do Gregório, o milagre vinífero aconteça. Mas, Kuki&Dado, supervisionem pessoalmente o transporte dos palanques de granito do Rio Caeté para o Parque, caso contrário sairão 20 palanques e chegarão 40, ocorrendo a famosa expressão do amigo Itálico Romagna- “ Poco zio, poco zio, Spacaforatutti”.



Bonetti, sempre pensando forte, sempre pensando Ford.



Você, por acaso, faz parte deste time da foto? Do time dos “sem cabeça“. Do time dos “sem opinião”, da turma do “em cima do muro”, aguardando a cena se desenrolar para optar pelo lado vencedor? Do time das “cabeças fora de prumo”? Do time do “João vai com os outros, ou o da Maria vai com as outras?” Esperamos que não. O Ministério da Saúde adverte: Isso faz mal a saúde mental e corporal.





A extensionista Maria Cristina Cancellier da Costa não esperou as águas de março e, neste mês de fevereiro, após 35 anos de atuação na Epagri, entrou para o clube dos aposentados. Ela começou sua trajetória na empresa no município de Presidente Getúlio. Agora, ela ingressa em nova fase, na ponte aérea Lages/Florianópolis. Como último ato gravou o “Informativo Rural”, no ar desde 1984. Deixa um rol de grandes realizações que promoveu o engrandecimento da família rural urussanguense.


PÍLULAS

  • Contratos com empresas terceirizadas para o recolhimento do lixo, efetuado pelas prefeituras, devem estar sendo vistos, revistos e revisados por toda SC. Tem prefeito que deve estar consumindo muito chá à base de camomila e, por onde anda, leva uma térmica junto. É como se deduz, apesar do esforço dos garis, nem todo o lixo está sendo recolhido. A Polícia entrou em cena para auxiliar nesta atividade.

  • Perguntar não ofende, apenas esclarece. A reforma do telhado do Restaurante San Gennaro estará concluída até o Ritorno? Sempre convém lembrar que a turma do Ilmo Alves do Alto Rio Molha arranca um telhado e recoloca outro em 24 horas.

  • Lula acha que é presidente do Brasil por inteiro e quer banir e varrer os bolsonaristas como se eles fossem meia dúzia de vilões. Ele ainda não entendeu que metade do país (49%) é bolsonarista e tem que mudar o discurso, tirando o foco do passado para lançá-lo ao futuro. O período da chamada “Lua de Mel” vai chegando ao fim. Está acabando a lua, e também o mel.

  • Ainda não inventaram uma borracha para apagar os erros do passado, portanto, cuide-se e trate de errar menos.

  • Passou o Carnaval. Será que agora as famosas “águas de março” vão rolar? Se as águas vão rolar, não sei. Só sei que a propina rolou. Com os 100 milhões da propina do lixo do G-7, acrescidos dos 33 milhões dos respiradores do Moisés, daria para duplicar a Rodovia Genésio Mazon, asfaltar Rio Carvão/Itanema e, ainda, sobrariam muitos milhões para diversas operações tapa-buracos, tão necessárias no nosso direito de mobilidade urbana e rural.

  • Com as chuvas do período carnavalesco ressurgem dezenas e dezenas de buracos na Genésio Mazon e SC 108. Quantos aos buracos, uma solução seria aquela do cidadão adotar um buraco e, ele mesmo fechá-lo, ou então se lança uma campanha intitulada: “Cidadão, colabore com a população. Leve um buraco para casa”. E o Governo mandando cavar mais buracos para duplicar a SC 108. Se preocupa com o caviar quando deveria se preocupar com a falta do cavaquinho básico, aquele produzido pela Nonna e tão gostoso no café.

  • Enquanto o Rio de Janeiro tem Ipanema, o Norte catarinense tem Itapema, e nós Itanema.

  • Serrinha de Santana: No carnaval, segundo informações de “nosso correspondente”, mais um veículo, mas, dessa vez, não desceu a encosta, porém resolveu abraçar o barranco e dar aquele beijo apaixonado. Foi mais um integrante do clube dos “Afobadinhos da Goiaba”. O trecho sinuoso da Serrinha é perigoso para quem conhece e super perigoso para quem desconhece. Potencializa tal perigo o trecho com deslizamentos e a falta de guarda-rail numa longa extensão. Muitos motoristas acham que a Serrinha é o nosso autódromo de Interlagos. Não é!

  • E a boca de lobo localizada entre o Banco do Brasil e a Biblioteca Municipal (apenas como referência) continua desafiando a engenharia municipal há mais de uma década. Deve ser campo minado. Já tentaram com madeira, basalto e concreto e niente. Quem sabe com granito surge a solução.

  • “Se de um lado existe fome é porque do outro lado existe desperdício”. Pe. Valdemar Carminati, na abertura da Quaresma.


ATTENTI RAGAZZI


Perguntar não ofende, apenas esclarece e combate, desse modo, a ignorância. Afinal, quantas sacolas de lixo foram necessárias para acondicionar mais de 100 milhões de reais em espécie, entregues pelo “Mensageiro”, diretamente nas residências dos políticos e servidores públicos corruptos? Deve ter sido utilizado um caminhão de lixo reserva para as devidas entregas. E será que os corruptos ficarão na cadeia somente até final da quaresma? Será que já estarão em casa para comemorar o coelhinho da Páscoa?

bottom of page