SÉRGIO MAESTRELLI
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO MAESTRELLI

PÍLULAS

  • Amanhã, ocorrerá na Vigna Mazon o evento dos 46 anos de fundação da Vinícola Mazon. Na área gastronômica, mix de queijos, carnes assadas e, dentre os vinhos, os rótulos Nascondiglio Rosé, Espumante Attimo e Terrara, além de cervejas artesanais. Haverá, também, degustação com a sommelière Luiza Mazon, a mulher da 4ª geração da família com o olhar voltado para o vinho. (Augusta, Giselda, Patrícia e Luiza). Momento para se reencontrar com os amigos.

  • Fomos indagados sobre o que significa o termo “sunset”. Sunset significa apenas e tão somente “Pôr do Sol”, ou seja, o entardecer. Não tem nada haver com a Susete, conforme pensou alguém.

  • “Às vezes, o acerto está no centro do erro, e o erro está no centro do acerto”.

  • A antiga sede da Telesc, hoje “OI”, na Rua César Mariot, finalmente ganhou ares de preservação ambiental. Depois de décadas, a “área do jardim” foi finalmente remodelada. Vários “elefantes” mortos foram removidos. A empresa por longos anos fez jus a um provérbio russo que diz: “Matar um elefante é fácil. Difícil é remover o cadáver”.

  • Rifa do Hospital Nossa Senhora da Conceição - Um bilhete – dez reais e vinte prêmios, sendo o primeiro uma moto com sorteio no dia 23 de dezembro. O objetivo da diretoria é angariar fundos para cobrir despesas com o Centro Cirúrgico, que está sendo construído. Então, corte uma ou duas cervejas e ajude o hospital, ou melhor, ajude a si mesmo, porque dele você poderá precisar. E lembre-se: é muito mais cômodo ajudar do que ter que pedir ajuda.

  • Sonho gastronômico de um amigo meu: “O dia que ficar rico quero ir a um restaurante e pedir uma travessa só de língua de chuchu”.

  • E o Japão virou o placar diante da Alemanha no Estádio Khalif, lá no distante Catar. O comentário entre os germânicos era um só: “Kaputt, foi tudo a Pankrot”. Os torcedores japoneses foram vistos recolhendo o lixo do estádio para só depois comemorar este feito esportivo histórico. Eles deram um show no gramado e fora dele.

  • “Não volto atrás nem para tomar impulso” – Vereador Fabiano De Bona, referindo-se a sua vida pessoal e a sua atuação parlamentar.

  • “Corrupto é corrupto e tem que ser combatido independente de partido ou de ideologia”. Vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho, ao efetuar uma analogia política entre Brasília e Urussanga.

  • “Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia”, declarou Lula, do alto de um trio elétrico na Avenida Paulista. Antes de pacificar o país, Lula terá a dura empreitada de encarar a pacificação dentro do próprio PT e legendas aliadas, onde as rivalidades internas e ciumeiras começam a criar fissuras. Sedimentar o país não vai ser fácil. Há água e areia em demasia, porém falta cimento.

  • O médico receitou uma medicação e disse ao paciente: “Por quinze dias, só uma colher de sopa”. O cara não melhorou, mas dizem que emagreceu bastante.

  • “Sempre fui partidária do lema: persistência e ir diretamente ao Rei para resolver problemas. Acreditar em nós mesmos é o caminho para transformar nossos sonhos em realidade” Giselda Trento Mazon, proprietária da Vigna Mazon, ao receber moção da Câmara pela comemoração dos 46 anos da Vinícola, fundada em 1976, pelos Irmãos Genésio e Jayme Mazon.

  • Começa a se tornar visível na cidade o retorno das máscaras anti-covid-19 como peça do vestuário. Esperamos que seja apenas indícios da volta do coronavírus.

  • “Hoje celebramos o Cristo Rei. E o nosso rei tem como trono uma cruz. E em seu reino o maior é aquele que mais serve. Temos, então, um rei servidor. Cristo teve a sua cruz e Maria também teve a sua alma pregada na cruz. Maria antes de ser a Mãe da Glória, foi a Mãe das Dores e também é a Mãe da Saúde”. Pe. Valdemar em sua homilia no dia 21 em Rio Carvão. Já Pe. Daniel solicitou orações pelos doentes de nossa família, de nossos vizinhos, de nossos amigos, de nossa comunidade e de nossa cidade no dia consagrado a Nossa Senhora da Saúde.

  • Segundo declarações do vereador Gilson Casagrande, três deputados realocaram emendas já destinadas a Urussanga para outros municípios: Felipe Estevão, Ricardo Alba e João Amin. Então, eleitor urussanguense, como diria John Kennedy, perdoe esses deputados, mas não esqueça os seus nomes para as próximas eleições.

  • Seja um bom estrategista. Atacar antes da hora é tão ruim quanto atacar tarde demais. Então, dê o pulo na hora certa.


ATTENTI RAGAZZI

Os argentinos jamais vão se esquecer de Maomé, de Alá, Catar e desses dois nomes: Salem Al- Dawsari e Saleh Al-Shehri. Eles provocaram “tensión, preocupación y desilusión” em Los Hermanos”. Foi decretado feriado nacional na Arábia Saudita em todos os setores. Até a extração de petróleo parou e mexeu com a bolsa e os mercados mundiais. Desta vez, não houve “La Mano de Dios”, mas, sim, “Os pés de Alá”.



Pelo nosso interior, no final de semana, teve festa com missa, churrasco e maionese em Rio Carvão. No dia 21, dia da Madonna Della Salute, Salute Bendo Damiani completou 79 anos e recebeu a benção do Pe. Valdemar. A comunidade caminhava praticamente convicta que nesta data já se teria o manto preto estendido. Como não teve, restou a ação do caminhão do Vilson Bonetti molhar a estrada. Como os partidos no poder nada resolveram, agora as esperanças se concentram no PL do São Jorge. Então, orações ao São Jorge. Quem sabe ele desata este nó vergonhoso. Até o momento, os políticos com mandato só enrolaram a comunidade como se enrola a carne moída na panqueca. O que é, é. E o que não é, não é. É vero, ou não é vero?


DE FESTA EM FESTA


Dezembro está chegando e com ele o Natal Encantado. Quando o Papai Noel retorna para sua casa na Lapônia, Finlândia, Polo Norte, começam o espocar dos foguetes e o estouro da família dos frisantes e espumantes dos Vales da Uva Goethe, anunciando o ano santo de 2023. Janeiro, mês da Vindima Goethe e das trovoadas. Entramos em fevereiro, rumo ao Carnaval e início do período quaresmal. E os eventos seguem. Foi anunciada para o primeiro semestre do ano que vem a UruExpo, ainda sem data definida e, portanto, será um evento fora do Ritorno Alle Origini, pois se nela estivesse inserida, já teríamos a data. Natal Encantado, Vindima Goethe, UruExpo... E da XVII Festa Ritorno Alle Origini “non se parla niente”, nada se fala. Tudo indica que, mais uma vez, a Comissão será montada somente em fevereiro ou março, ou seja, 60 dias antes do evento. Aí teremos que ouvir sempre as mesmas cantinelas, ladainhas, desculpas e justificativas das últimas comissões. “A ação é boa, a ideia é excelente, mas demanda tempo para a sua materialização, e nós temos apenas 60 dias para montar tudo”.



Dolovico Savi Mondo e Achiles de Pellegrin na construção das calçadas de pedra da EEUR, no período de 1955 a 1957. Nessa época, Cidati Antônio, o filho do Dolovico, aluno do Barão do Rio Branco, levava o almoço para o pai no Bairro da Estação. É parte do resgate de uma geração vencedora. O futuro sendo construído com pá, picareta e marreta. Eles e seus companheiros lançaram os alicerces de granito do prédio da EEUR, presente do presidente Getúlio Vargas para o povo de Urussanga. (Do livro – “A Estação Experimental da Epagri de Urussanga- A Estação do Vinho Goethe”).



O mágico rótulo do Vinho Goethe, o vinho distribuído de Norte ao Sul e de Leste ao Oeste do Brasil, proporcionou fama à Urussanga. Por carro de boi, por trem, por caminhão, por navio e por avião, o vinho que deu fama a Urussanga viveu tempos de ouro com as vinícolas J. Caruso Mac Donald, Irmãos Cadorin, Samos&Santé da Família Bez Batti, as três grandes que construíram a história vinícola della Nostra Benedetta. A essa história banhada em vinho acrescenta-se o Vinho Cometa da Família Bettiol, os vinhos da vinícola FEBA da família Ferraro e Batista. Vinhos Felippe, Vinhos Lacrima Christi da Família Damian& Búrigo, Vinhos Barzan... Na história mais recente, os Vinhos da Vigna Mazon, Vinhos De Noni, Vinhos Quarezemim, Vinhos Trevisol, Vinhos da Casa Del Nonno - Vitivinícola Urussanga, Vinhos De Pellegirn, Vinhos Mazzucco, Vinhos da Família Fontanella, o vinho da Família Zanatta de Rio Caeté com Zezinho Zanatta, produtor tricampeão estadual de vinho artesanal. Nas décadas de 40-50, havia mais de 450 variedades de uva em testes na antiga Sub-Estação de Enologia. Vida Longa ao Vinho Goethe. Vida Longa aos Amigos do Vinho Goethe. Vida Longa à Estação da Epagri, hoje gerenciada por Alexsander Luís Moreto que, num evento festivo, comemora os seus 80 anos de Fundação com a presença da extensionista presidente da Empresa, Edilene Steinwandter. O vinho nos momentos de júbilo potencializa a alegria. Nos momentos de tristeza, ameniza as dores da alma. Então, por um ou por outro motivo, tome vinho. Trechos transcritos do livro – “A Estação Experimental da Epagri de Urussanga- A Estação do Vinho Goethe”.

bottom of page