SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA


Padre Giliard Cesconetto Gava (foto), pároco em Urussanga, foi quem recebeu de presente seu exemplar do livro Nevinho - Memórias de um Sonhador, escrito pela editora deste semanário Marcia Marques Costa.

Obra estará à venda na Secretaria da Casa Paroquial, próxima a igreja matriz Nossa Sra. da Conceição, no centro da cidade.


Reforço

Vereadores de Urussanga querem que o programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, contemple estudantes de baixa renda de todas as instituições, sejam elas vinculadas à Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) ou à Associação de Mantenedoras Particulares de Educação Superior de Santa Catarina (Ampesc). O posicionamento foi manifestado em Moção de Apoio aprovada por unanimidade na reunião ordinária desta terça-feira, dia 16.

Certo os vereadores, falta é Jorginho cumprir a promessa que fez em campanha eleitoral.


Da bala pra cinta

Divergências políticas parece ter sido o motivo das cintadas que um cidadão deu em outro dentro do recinto da Câmara de Vereadores de Pedras Grandes.

Isso não é correto. Mas, para dar um tom histórico ao sangue quente da italianada, vale lembrar que antigamente os colonos imigrantes resolviam suas pendências no tiro da espingarda. Parece que já houve evolução.

Saímos do tiro para a cinta!


Repúdio

E a semana foi de revolta no legislativo também em Urussanga, onde o Partido dos Trabalhadores lançou uma Nota de Repúdio. O motivo? Um cidadão trajado com uma camiseta com a estampa do Che Guevara foi, segundo eles, inadequadamente abordado por um vereador.


Frases

“Até este momento não há nada que esteja sendo encaminhado, tanto em relação a coligações como da mesma forma ser vice de algum outro partido ou coligação”

Clésio Freccia, presidente do PL.


Condenados

O juízo da 2ª Vara da comarca de Sombrio condenou um ex-prefeito e um ex-vice-prefeito do município-sede pelo crime de improbidade administrativa, consistente na utilização de recursos públicos – sem licitação – para a confecção de convites e panfletos natalinos em que constavam seus nomes, mas não faziam qualquer menção ao município ou à administração pública. O crime aconteceu em 2011 e foi considerado marketing pessoal.


Em investigação

Reunião da CPI popularmente denominada de CPI do Caminhão Pipa, acontecida na segunda-feira 15/05 na Câmara de Vereadores de Urussanga,destinada à oitiva de pessoas ligadas aos fatos que geram denúncia de suspeita de mau uso do dinheiro público, ouviu o motorista da empresa Correia Nunes.

O próximo passo é ouvir moradores de diversas regiões do interior sobre o caminhão pipa, na segunda-feira 22/05 e, posteriormente, ao que tudo indica, os encaminhamentos finais serão dados após uma criteriosa análise dos fatos.


Defesa I

Leio praticamente todos os dias notícias sobre possibilidades de uma 3ª Guerra Mundial, recessão econômica, eventos climáticos catastróficos como tsunamis e terremotos.

Bom, isso sempre aconteceu no planeta Terra, diriam alguns. Mas fico pensando: em tempos de zap zap, internet via satélite e celular, estaríamos preparados para agir em uma situação de emergência desta? Acho que bem poucos.

Talvez isso deva ser evidenciado na base curricular das escolas, lógico, com a ajuda dos setores especializados do governo.


Aliás

Informação repassada a este colunista pela Secretária de Saúde de Urussanga - Ingrid Zanelato, dá conta de que a maioria dos óbitos na nossa Benedetta no ano passado foram de pessoas com problemas cardíacos.

Dos 157 óbitos em 2022 em Urussanga, 64 tiveram causas relacionadas ao coração, 32 foram câncer, 25 causas respiratórias e os demais identificados como causas externas (acidentes) e outras doenças. Já este ano, de janeiro a abril, dos 28 óbitos registrados pela referida Secretaria, 14 foram causa cardíaca, 7 de câncer, 2 respiratória e as demais de outras causas.


Só roubo

Duas funcionárias públicas que atuavam em um abrigo institucional foram condenadas pelo juízo da Vara Única da comarca de Turvo por crimes de peculato. Em conluio, elas conseguiam engendrar um quadro que permitiu o recebimento indevido de horas extras e adicional noturno.

Uma ré era cuidadora/monitora do abrigo e a outra era coordenadora da instituição, que encaminhava à contadoria do Município informações relativas aos pagamentos a serem promovidos. O abrigo é mantido por um consórcio intermunicipal formado por seis municípios da região.



Maria Salete Teixeira Búrigo - Nena, Presidente da Associação dos Aposentados de Cocal do Sul, foi quem esteve participando do encontro da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) em Porto Alegre/RS, na última terça-feira 16/05.

Na oportunidade, entre outros assun tos, foram discutidos o sistema de filiação, o XXVII CNAPI, o processo eleitoral da Cobap e pautas jurídicas de interesse dos associados.

“A nossa participação nessa reunião foi muito importante, pois além de ser diretora de Comunicação e Relações Públicas da Cobap, estou presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas de Cocal do Sul, representando nosso Sul do Estado e nossos associados”, fala Maria Salete Teixeira Búrigo.

bottom of page