SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Atualizado: 10 de fev. de 2023

Festa do Vinho


Prefeito Gustavo Cancellier apresentou esta semana o presidente e Vice-presidente da Comissão Central Organizadora da próxima Festa do Vinho, que acontecerá em Urussanga no próximo mês de agosto.

Vereador Odivaldo Bonetti, Bonettinho, será o Presidente e chega com inovações: vai acabar com os camarotes e áreas vip. Bonettinho acredita que o povo tem razão quando quer tudo aberto e o espaço sendo usufruído democraticamente por todos. Além disso, a intenção é oferecer ingressos a preços acessíveis para a população. Na vice-presidência, a ex-vereadora Izolete Duarte Vieira.


Coisa feia

Larápios não estão brincando em serviço. Esta semana furtaram até a fiação de energia elétrica de uma unidade de saúde no vizinho município de Siderópolis.


Dados

Mas dados divulgados pela PM na segunda-feira 6/02, informam que as operações realizadas durante o mês de janeiro resultaram em uma diminuição no número de roubos na região.


Pegando fogo

E a primeira sessão do legislativo urussanguense mostrou que o ano não será nada fácil para o prefeito urussanguense. Pau cantou em pronunciamentos da oposição e até vereador de situação mostrou descontentamento.


Mudança

Acabou o senta e levanta na hora de votação na Câmara de Vereadores em Urussanga. Desde a última terça-feira7/02, está funcionando o sistema digital implantado pelo presidente Daniel Moraes. Agora é só apertar um botão.


Prestigiando

Vice-prefeito Jair Nandi e esposa prestigiaram a sessão legislativa na terça-feira 7/02, quando o vereador do PSD - Daniel Moraes, atuou na presidência da Mesa Diretora pela primeira vez.


Italiano por tudo

Não é só em Urussanga que o SEBRAE apoia o turismo baseado na cultura italiana.

Em Xaxim, na região oeste de Santa Catarina, essas tradições se tornaram um empreendimento turístico com a inauguração do “Villagio Famiglia Rossoni” acontecendo no próximo 25 de fevereiro.

A iniciativa foi organizada por meio do eixo de turismo do Programa Cidade Empreendedora executado pelo Poder Público e SEBRAE/SC


Ritorno

De 26 a 28 de maio, Urussanga fará seu Ritorno Alle Origini e o presidente da CCO - Everaldo Savi Mondo, o Dado, pretender organizar atividades que enfatizem o legado dos que fundaram a cidade há 145 anos. Desfile cultural, competições rurais, apresentações variadas, são algumas das atividades esperadas para o Ritorno 2023.


Abate

O número de animais abatidos por dia em SC impressionam. Na suinocultura, o Estado é o maior produtor, com abate industrial de 34 mil suínos/dia, e maior exportador do Brasil. A exportação catarinense de suínos responde por 57% das exportações brasileiras dessa proteína animal. Na avicultura, o status está consolidado como segundo maior produtor e (primeiro) maior exportador: 28% do volume total da carne de aves exportada pelo Brasil saem da indústria avícola barriga-verde, cujo abate é de 4 milhões de aves/dia.


Chegando

Acontece nesta sexta-feira 10/02, solenidade de posse canônica do novo pároco da paróquia Nossa Sra. da Conceição de Urussanga- Padre Giliard Cesconetto Gava e do novo vigário paroquial - Padre Fernando dos Santos de Oliveira. Cerimônia será presidida por Dom Jacinto Inácio Flach, às 19h na igreja matriz do centro da cidade.


Justificada

Embora tenha recebido críticas por sua ausência durante a sessão legislativa desta semana, prefeito Gustavo Cancellier já havia avisado aos edis que estaria em Brasília buscando recursos para Urussanga no dia em que a Casa retornaria com suas sessões ordinárias.

Postura como esta de crítica pela crítica, dá mostra de que tem vereador que não lê nem o Expediente distribuído para todos.


O retorno

Depois da notícia de um possível retorno do ex-prefeito Johnny Felippe na disputa eleitoral em 2024 pelo MDB, surgem boatos nos senadinhos da Benedetta que há um trabalho por parte de alguns PPistas visando trazer o também ex-prefeito Luiz Carlos Zen para encabeçar chapa majoritária no mundo azul.

Se ele irá aceitar não se sabe, mas que já tem gente com as barbas de molho temendo que seja verdade, isso tem.

Principalmente porque, dizem nossos estrategistas de plantão, Zen conseguiria trazer para a batalha os descontentes e os que se afastaram do PP. É esperar pra ver porque, na verdade, tudo não passa de especulação.


Polêmica I

Temas que geram polêmicas não faltam no Brasil. Entre eles estão: tirar das certidões de nascimento as palavras pai e mãe, substituindo-as por genitor 1 e genitor 2.

Perda total de tempo. Já estão vindo por aí os úteros artificiais, em “fábricas” capazes de produzir 30 mil humanos de uma vez só e ainda com aprimoramento genético. Pai e mãe pra que se temos inteligência artificial e a Ecolife?


Polêmica II

Mas não é só por aqui que há discussão sobre gênero. Na Inglaterra, a igreja está estudando como vai fazer para não dizer que Deus é “ele” após o pedido dos padres para utilizarem termos neutros em relação ao gênero.


Via digital

As autorizações de viagem para menores de idade já podem ser feitas de forma digital. Fruto de uma parceria com a Polícia Federal, a novidade entrou em vigor nos cartórios catarinenses nesta terça-feira (7/2). Para obter a permissão, os responsáveis pelo menor devem realizar o reconhecimento notarial por videoconferência na plataforma online e-Notariado.


Apoio

Terremotos na Turquia e Síria, na segunda 6/02, mataram mais de 15 mil pessoas e deixaram milhares feridas e desabrigadas nos dois países. Ajuda humanitária do Brasil seguiu com a Força Aérea Brasileira na quarta 8/02, carregando 6 toneladas de donativos, 40 integrantes de equipes de resgate e mais 5 cães farejadores. Triste.




bottom of page