SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Esperançoso


Curtindo o clima de Natal na Praça Anita Garibaldi ao lado do vereador José Carlos José- Zé Bis, o ex-vereador Rozemar Sebastião Taliano ( foto ao lado) que foi cassado por seus pares no legislativo, disse que está otimista e esperançoso em voltar ao seu cargo em 2023.

Aguardemos pra conferir.


Igreja imoboliária

Cocal do Sul ferveu esta semana com o caso da dita venda de imóveis da igreja católica.

Parece que estão levando a sério a ordem dada pelo Papa Francisco de que todo dinheiro desta igreja deveria ser encaminhado para o banco do Vaticano.

Em Orleans a igreja católica fez loteamento em área de terras que “disputou” com a própria Prefeitura. Em Cocal do Sul até a casa do padre e o antigo seminário, dizem, estão sendo colocados à venda sem que a comunidade tenha sido consultada ou avisada. São áreas nobres no centro da cidade e, ambas, resultado de doações das famílias dos fieis que colonizaram a cidade.


Invasão

Enquanto em Cocal o boato é que a igreja quer vender seu patrimônio, em Jaguaruna a notícia é de invasão de propriedade.

Segundo informações recebidas na redação de Panorama esta semana, um bar na praia de Jaguaruna foi invadido por um homem.

O sujeito, que arrombou a porta do estabelecimento à noite, colocou seus pertences lá dentro e foi avisar o vizinho que havia tomado posse porque o bar estava fechado. Polícia foi acionada, recolheu material do MST- Movimento dos Sem Terra como boné e camiseta, descobriu que o homem era do Rio de Janeiro e já havia avisado para seus amigos que era para vir para Santa Catarina que havia muita casa a ser ocupada na orla catarinense.

Se isso tudo for realmente verdade há, num futuro não muito distante, a possibilidade de muita gente correndo o risco de encontrar inquilinos em suas propriedades quando forem arrumar suas residências de verão.


Semáforo

Em Cocal do Sul a mudança feita no trânsito da área central, pelo ex-prefeito Magagnin, tem se mostrado realmente um desafio à paciência dos motoristas. Além de o desvio não ter contribuído em nada com o aumento da fluidez do trânsito de quem vai sentido a Criciúma, ainda há o problema dos pedestres que, sem um semáforo para orientá-los no tempo disponível para travessia, ficam atravessando a pista a todo momento na avenida central e causando lentidão e filas. Caso fácil de resolver, mas difícil de alguém enxergar.


Condenado

Um policial que fez uso de uma viatura descaracterizada para tratar de assuntos pessoais foi condenado por peculato esta semana na comarca de Forquilhinha.

Segundo a denúncia, os fatos teriam acontecido em dezembro de 2011, quando o servidor teria utilizado a viatura como transporte para jogar futebol nos dias que estava de plantão, bem como trabalhar na segurança particular de estabelecimentos comerciais.


Mais uma

Requerimento de autoria dos vereadores Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD,) Elson Roberto Ramos (MDB) e Fabiano Murialdo De Bona (PSDB) solicitando a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidade no serviço de molhar estradas com caminhão pipa nos anos de 2018 e 2019 vai à votação na próxima semana.


Das ruínas

Vamos torcer que o desejo de renascer no competitivo mundo dos vinhos se concretize, e os espíritos que rondam as ruínas da vinícola que abrigou o laçamento da Vindima 2023 abençoem nossa amada Benedetta.


Indo embora

Pároco Daniel Pagani, que tão bem vinha conduzindo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, está deixando a sua missão em Urussanga.

Novo pároco é Giliard Cesconetto Gava e o novo vigário é Fernando dos Santos de Oliveira. Anúncio foi feito recentemente pelo bispo da Diocese de Criciúma Dom Jacinto Inácio Flach.

Há quase seis anos na Paróquia, padre Daniel entrará em licença para experiência sabática por tempo indeterminado.


Azar

Maré de azar é o que está acontecendo com o prefeito de Cocal do Sul Fernando de Fáveri.

Veio a festinha do MDB urussanguense no último sábado 10 e, segundo informante que compareceu ao evento, ao ser chamado pelo cerimonial que era conduzido por Vanderlei Rosso foi citado como ex-prefeito. Mas a gafe foi corrigida.


Prestigiada

Extremamente prestigiada foi a noite de abertura do Natal em Urussanga.O povo estava presente, as famílias praticamente completas e um número extremamente expressivo de crianças circulando pela praça central.

Não precisou fazer pesquisas, porque as pessoas com as quais conversamos são de opinião que este foi o ano em que não houve deslumbramento com a decoração.

Perdemos o glamour, perdemos muito da criatividade, da vontade de fazer e do coletivo engajamento de entidades, Poder Público, demais instituições e segmentos da sociedade local. Podem até considerar isto uma crítica,

mas a verdade é que estamos encolhendo cada vez mais quanto a realização de eventos.


Itália

Casa à venda, mas apenas para estrangeiros.

O curioso anúncio em Rustega di Camposampiero, na Itália, diz: “eles são sérios e não deixam pisar no pé”.

E o proprietário completa informando: «Os vizinhos são duros, só vendo a propriedade a quem souber impor-se”.


Na dúvida

Em Urussanga ano vai terminando lamentavelmente como começou.

Cheio de incertezas político administrativas e, se até aqui foi assim, ao menos neste apagar das luzes de 2022, não vislumbro algo diferente para o próximo. Prometem novas denúncias, mais CIPs e muita disputa no campo político com zero de propostas e ações que nos levem a um clima de otimismo.


Disputa

Faltando dois anos para o próximo pleito municipal, já iniciou a disputa por espaços dentro dos partidos para candidatura ao cargo de Prefeito.

Enquanto uns ameaçam deixar siglas para tentar garantir suas candidaturas, outros vão aglutinando forças e encorpando o desejo de sentar-se na cadeira do Chefe do Executivo.

Uma coisa é certa: há os que são escolhidos por seus correligionários por serviços prestados ou simpatia, e há os que, mesmo querendo ou brigando por isso, nunca chegarão lá.


bottom of page