SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Vereador urussanguense com caciques

Vereador Fabiano De Bona, que juntamente com o vereador Ademir Bonomi, foi a Brasília- DF, em busca de recursos para o município de Urussanga, não perdeu a oportunidade de registrar seu encontro com os caciques que circulavam pelos corredores do Congresso Nacional, participando de um movimento contra o processo eleitoral, STF e TSE.

Com este reforço Made in Benedetta, agora o Alexandre cai. Pra se acabá!


Catar I

Paraibano Michael Bruno, que já acertou os resultados das Copas de 2010,2014 e 2018, disse que este ano o Brasil levantará a taça no Catar. É esperar para conferir.


Catar II

Já em Urussanga, foram políticos que mandaram a população se catar quando redirecionaram verbas que serviriam para o chamado Deck do campo dos veteranos do Urussanga Futebol Clube, a iluminação do campo do antigo estádio Lydio De Brida e a iluminação pública desde a Praça Anita Garibaldi até o bairro da Estação.

Segundo informações, emendas do deputado estadual João Amin e os R$ 400 mil prometidos pela deputada Giovana de Sá já foram para outras obras após ambos não se reelegerem.


Voltando

É fortíssimo nos bastidores da política urussanguense, o boato que Rozemar Sebastião - Taliano, poderá retornar em breve ao legislativo e ocupar o cargo que foi cassado por seus colegas parlamentares.


Mudando

Se realmente isso acontecer, as chances de que o prefeito Gustavo Cancellier venha a ser cassado numa Comissão Processante da Câmara será praticamente nula. Por outro lado, levando-se em conta os recursos disponíveis na legislação e o modus operandi do Judiciário, Cancellier tem tudo para ficar no Paço Municipal até o final de seu mandato, embora responda processos na Justiça.

Já no espaço do PSD e também em setores do MDB, a ansiedade toma conta quanto aos próximos atos desta novela que vem sendo apresentada à população desde maio de 2021, quando Gustavo foi afastado da PMU na Operação Benedetta..


Confirmado

Presidente da CDL Urussanga - Leonardo Felipe, confirmou a este jornalista que será mantida a programação de abertura do Natal Encantado, com o Papai Noel chegando na noite do domingo. Durante a semana houve indecisão sobre a confirmação do evento em virtude das fortes chuvas que assolaram o estado catarinense. Mas, se a chuva persistir, o evento será em nova data.


Chipado

O poderoso Elon Musk disse, na quarta-feira desta semana, que o seu chip @neuralink deverá começar a ser testado em humanos dentro de 6 meses.

As aplicações mais divulgadas são para uso medicinal, visando ajudar pessoas com limitações motoras e na fala.

Mas, como diriam os que creem no “grande reset” podem ser usados para tudo, inclusive robotizar humanos.


História com nossa gente


No ano de 1950, mais precisamente o mês de julho, um garoto serrano de 12 anos que já morava em Laguna, veio a Urussanga para passar as férias na casa de seu tio– Platão que aqui residia e trabalhava no Fórum do Município.

Refiro-me ao hoje octogenário médico Dr. Cirilo de Castro Faria.

Conta-nos Cirilo que, naquele dia 16 de julho, o Brasil disputava o título com o Uruguai, jogando no estádio do Maracanã. O Brasil precisava apenas de um empate, mas os uruguaios levaram a taça.

No mesmo dia, enquanto a Seleção Brasileira jogava diante de um público estimado em quase 200 mil pessoas, com a partida ficando conhecida como Macaranaço, em Urussanga poucos estavam atentos ao evento.

É bom lembrar que em 1950 não havia sido criada nem a rádio Marconi e a comunicação era precária com poucas pessoas possuindo rádios portáteis que precisavam de malabarismos para sintonizar emissoras do Brasil.

Dr. Cirilo, acompanhando seus familiares, foi ao estádio Lydio De Brida assistir ao jogo entre Urussanga Futebol Clube e Tubarão.

Somente após terminar o jogo foi que Dr. Cirilo foi informado sobre o resultado da Copa do Mundo. E a tristeza foi grande, além de assistir Urussanga perder para o time de Tubarão, Dr. Cirilo soube que o Brasil também tinha perdido para o Uruguai.


Condenado

Um ex-servidor da Câmara Municipal de São Ludgero foi condenado por se apropriar e desviar valores pertencentes ao Legislativo Municipal, dos quais tinha posse em razão de sua função pública.

O valor total dos desvios ultrapassa R$ 178 mil. A decisão partiu do juiz Eduardo Bonnassis Burg, titular da Vara Criminal da comarca de Braço do Norte.

Segundo a denúncia, entre 2004 e 2008, o réu acumulava as funções inerentes ao cargo de contador e tesoureiro, além de exercer função gratificada de diretor geral da Câmara Municipal.


Condolências

Registrando nossos sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento do jovem Eduardo Luiz Brighenti, o Edu apaixonado por motociclismo e empresário que firmou a marca Hering no comércio urussanguense.

Vítima de acidente de trânsito no último 27/11 aos 45 anos de idade, ele deixa familiares e amigos com um vazio imenso no coração e uma saudade que certamente só aumentará.Que Deus o receba em seu Reino.



Na manhã da última terça-feira, recebi na redação do Panorama uma visita do urussanguense Eduardo Ribeiro Gomes, aluno da 6ª série V1 da escola Barão do Rio Branco.

Em mãos, trazia um exemplar da sua publicação o “Jogador Barato”, obra que teve a orientação da professora Janete Sorato Martins Benincá e que é resultado de um trabalho de leitura e desenvolvimento de texto.

Parabéns, garoto!

bottom of page