SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Sem reza

Um grupo de idosas de Tijucas, com idades entre 66 e 89 anos, resolveram fazer uma festa com DJ e 6 gogooBoys. Para os maridos, elas disseram que iriam se reunir para rezar. Acontece que uma delas passou mal e, após muita gritaria e confusão com a chamada do SAMU, bombeiros e polícia, os maridos que estavam pescando ficaram sabendo como eram as tardes de orações das vovós. Pra se acabá!


Meio século depois

Após 51 anos sem conquistar um título internacional em concursos de beleza, a paulista Isabella Menin, 26 anos, venceu o Miss Grand International, um dos maiores concursos de beleza do planeta, que aconteceu esta semana em Jacarta, na Indonésia.


Aumento

Previsão do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), indicam para um incremento de aproximadamente 8% no consumo de cerveja no Brasil, ante 2021,chegando a um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros. Um dos motivos para o aumento de consumo são os jogos da Copa do Mundo, que acontecerão entre o dia 20 de novembro e 18 de dezembro.


Leilão

Correios realizou na última segunda-feira 24/10, o leilão de 41.493 objetos que passaram por tentativas de entrega, não foram procurados pelo destinatário, nem pelo remetente e tem materializada a prescrição do prazo de direito à reclamação, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. As informações são da Agência Brasil.


Turismo nacional

Os brasileiros gastaram US$ 7 bilhões nas viagens ao exterior e os estrangeiros que visitaram o Brasil deixaram US$ 2,7 bilhões no país entre o período de janeiro a julho deste ano, os melhores resultados desde 2019, conforme dados levantados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Segundo a entidade, com base em números do Banco Central (BC), agosto também foi mais um mês de saldo positivo nas vagas formais de trabalho criadas pelo turismo, com 23,3 mil, cenário observado desde maio de 2021, em uma busca pelos postos fechados nos primeiros meses de pandemia.

A CNC prevê que, entre setembro e dezembro deste ano, o turismo abra mais 158,6 mil vagas, encerrando 2022 com um saldo de 309,3 mil, zerando o déficit provocado pela Covid-19.


Por aqui

Já por Urussanga, o sapo ainda não foi desenterrado. Depois de várias décadas e muitas pesquisas para descobrir a vocação turística da cidade, continuamos indo buscar em outros lugares a inspiração para fazer o imaginário virar real. E, como diz o povo, não adianta visitar cidades turísticas e não cuidar dos equipamentos que, a exemplo de algumas edificações no Parque Municipal, estão literalmente em estado de decomposição.



Vereador Erotides Borges Filho -Tidinho (PDT) usou um nariz de palhaço durante o seu pronunciamento na tribuna da Câmara, para criticar a atual situação política de Urussanga.

Tidinho disse que hoje a única preocupação do prefeito Gustavo Cancellier “é permanecer no cargo e que não adianta pedir obras e melhorias porque ele sabe que vai ser condenado”.


E por falar

Mas, por falar em julgamentos,ficou só no alarme da mídia virtual a notícia de que a Justiça definiria, na última segunda 24/10, sobre o andamento da Comissão Investigativa e Processante contra o prefeito Gustavo Cancellier.

Nos bastidores, as informações são de que, se houver movimentação em breve, deverá ocorrer somente após o pleito eleitoral do dia 30.

Aguardemos.


Atento

Presidente da Câmara de vereadores de Urussanga- Elson Roberto Ramos, promete estar atento ao Portal da Transparência e anunciou, na última terça-feira 25/10, um novo aumento no número de servidores contratados pela atual administração. O vereador informou que quando Jair Nandi estava como prefeito interino o Município tinha 720 funcionários, na semana passada estava com 829 e agora 831.


Para pensar


“Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política.

Simplesmente serão governados por aqueles que gostam.”


Platão, filósofo e matemático grego, já avisava antes da vinda do Cristo que, quem não se metia em política, depois poderia sofrer as consequências de sua omissão.


Sujeira preserva?

Um eremita iraniano morreu esta semana com 94 anos de idade. O fato curioso é que este homem ficou 50 anos sem tomar banho .

Ele faleceu seis meses após ceder à pressão de moradores da província de Fars, no sul do Irã, e tomar banho com água e sabão.

Amou Haji fumava, se alimentava de restos de comida e água insalubre tomada em uma lata de óleo velha. Dá para acreditar?


Isenção

Vereadores Gilson Casagrande, José Carlos José e Odivaldo Bonetti apresentaram Indicação sugerindo que o Poder Executivo envie ao Legislativo um Projeto de Lei alterando dispositivo da Lei nº 2.964, de 11 de março de 2021. O objetivo é isentar os portadores de doenças consideradas graves também das taxas de coleta de lixo, de conservação de calçamento e de limpeza pública.


Dois pesos I

“Dois pesos e duas medidas” é uma expressão popular utilizada para indicar um ato considerado injusto, algo feito de forma parcial.

Pois é exatamente isto que parece estar acontecendo em Urussanga quando o assunto é fiscalização.

O que me levou a pensar desta forma foi um áudio recebido esta semana, onde uma urussanguense informa que um senhor cego, viúvo e com dois filhos, está sem energia elétrica em sua residência porque não tem o chamado Habite-se dado pela PMU. Sem este documento, não há como solicitar ligação de energia elétrica. Para que o dito senhor possa fazer este documento, a PMU exige uma planta da residência. Revoltada, a mulher disse: “pobre quando consegue um dinheiro faz a casa. Não tem dinheiro para planta ou arquiteto”. Na gravação, ela pede ajuda a um vereador e solicita que a PMU colabore com o senhor cego na legalização de seu patrimônio.


Dois pesos II

Enquanto uma família visivelmente em situação de vulnerabilidade passa por todo este sofrimento e até constrangimento, a própria PMU utiliza uma edificação do Governo Federal sem as documentações necessárias e, segundo o vereador Luan Varnier, até sem o Habite-se e Alvará do Corpo de Bombeiros.


Triste situação

O senhor cego precisa da ajuda da vizinha para o fornecimento de energia elétrica porque não consegue o Habite-se, e os que trabalham na edificação usada pela PMU e que está também na ilegalidade, usam até ar condicionado com a energia que não foi cortada e que nós pagamos.


Censura

Deram o que falar durante toda a semana as ações do Supremo Tribunal Federal- STF e Tribunal Superior Eleitoral -TSE, em relação às censuras feitas aos órgãos de imprensa, jornalistas, empresas e cidadãos brasileiros.

Brasileiro está proibido de relatar sua própria história política recente, impregnada de corrupção, e assiste ao aumento de poder destes órgãos governamentais, interferindo diretamente em direitos garantidos pela CF.

bottom of page