SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Natal de lu$

Nesta quinta-feira, 20 de outubro, CDL Criciúma e Prefeitura Municipal assinaram o convênio para a realização do Natal 2022. Neste ano, o valor investido em iluminação será de aproximadamente R$ 1 milhão.


Cancelada

E a edição 2022 do Festival da Cerveja de Urussanga está literalmente cancelada, segundo um de seus principais idealizadores - Rangel Quaglioto. Sem um dos parceiros emprestando apoio e, em não querendo realizá-lo em outra cidade, a opção foi o cancelamento. À boca pequena comenta-se que os organizadores do Festival não encontraram o esperado apoio da PMU.


Alerta

Profissional que tem feito a manutenção do gramado do Portal da cidade (rótula do bairro da Estação), alerta quanto a precariedade da fiação elétrica espalhada no local e o consequente perigo que isso representa.

Se alguém desavisado for fazer o corte da grama, corre o risco de morrer eletrocutado.

Aliás, falando em Portal da Cidade, vale ressaltar que aquele tão significativo monumento merece receber uma lavagem para retirada do caruncho que o “impermeabiliza”.


Motel rodoviário

Em Blumenau, um casal foi preso e uma mulher conseguiu fugir da polícia após terem sido denunciados por estarem fazendo sexo na rodoviária da cidade. Os três foram flagrados pela funcionária do setor de limpeza dentro do banheiro feminino. Se a moda pega...


Frase


“Quem não compreende um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.”


Provérbio árabe



Tiago Zilli, deputado estadual eleito pelo MDB no último pleito, foi quem recepcionou amigos urussanguenses que o ajudaram na campanha, para um almoço no Piatto D’Oro.

Muita vontade de trabalhar, com humildade para ouvir a voz do povo, Zilli mostrou-se feliz por ter recebido aprovação de seu nome nas urnas.

Da coluna, votos de sucesso ao deputado que representará nossa região na Assembleia Legislativa a partir de 2023.


No Mundo

Rafael Sandrini é o empresário que embarcou para a Alemanha esta semana.

Objetivo? Participar da maior feira mundial do setor plástico e buscar inovações.

Segundo ele, em breve teremos novidades na região.


Análise

Executiva do Partido Progressista publica nesta edição, nota relativa ao desempenho da sigla no município de Urussanga.Para os PPistas, a performance foi positiva, já que Esperidião Amin, candidato ao governo do Estado, alcançou a segunda maior votação no município entre todos os concorrentes.

De certa forma, não deixa de ser interessante o posicionamento, e merece uma reflexão.

Se considerarmos que o prefeito Gustavo esteve afastado do seu cargo por mais de 12 meses e a que a onda Bolsonaro 22 chegou com força capaz de derrubar o atual governador e seu forte aliado - o MDB, veremos que, mesmo em meio à turbulência, o PP se mantém forte em Urussanga. Dependendo do resultado da Comissão Processante contra Cancellier e da reestruturação do partido, PP poderá competir de “mano a mano” na próxima eleição sim.


Novos nomes

Os novos nomes na PMU são: Thiago Borba na diretoria de Trânsito e Defesa Civil, Thiago Mutini como novo Chefe de Gabinete, Edson Manoel que deixa o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) e vai para a Secretaria de Agricultura. Quem assume a diretoria do Samae é André Possamai. O diretor do Meio Ambiente, Márcio Moreira, assume também a Diretoria de Indústria e Comércio.


Coragem

Joelma Fornasa, presidente da ACIU, associação comercial de Urussanga que tem mais de 100 empresas filiadas e abrangendo um universo de mais de 7 mil colaboradores, gravou um vídeo no final de semana pedindo apoio e voto ao presidente Jair Bolsonaro, candidato que busca a reeleição no próximo 30 de outubro.

Segundo ela, o apoio foi declarado em virtude do “vazio” de propostas do candidato Lula e a realidade dos bons índices econômicos apresentados pela equipe econômica do atual governo do país.


Merecendo elogios

A ação das polícias Militar e Civil que, em pouco tempo, identificaram e prenderam no mesmo dia os ladrões que assaltaram loja em Urussanga esta semana. O melhor de tudo: recuperaram as jóias que haviam sido furtadas.

Vale registrar que as filmagens de câmeras de monitoramento de edificações próximas colaboraram para identificação dos larápios.

Às vezes é bom estarmos dentro de um Big Brother e sendo monitorados 24 h.


Audiência

Prevista para o dia 17 de novembro em Urussanga, audiência pública promovida pela ALESC, oportunidade em que o tema a ser tratado é referente a implantação de Escola Cívico Militar. A princípio, está agendado para ser na Câmara de Vereadores, podendo ser transferida para outro local mais amplo. Informação e convite foi repassado ao Panorama SC pelo vereador Fabiano De Bona, que disse já ter enviado convite até para o presidente Jair Bolsonaro.

Estagiários

Sessão legislativa foi quente esta semana, com vereadores mostrando o número de contratações no Paço Municipal. O que lá foi repassado é que Urussanga tinha 720 funcionários até o dia em que o interino Jair Nandi estava e, atualmente, já está com 829. Já o Chefe de Gabinete Thiago Mutini disse, a este jornalista, que o aumento no número de servidores na PMU foi, na maioria, por conta da contratação de estagiários.


Jornalismo

Santa Catarina tem cinco finalistas na etapa nacional da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, distribuído em diversas categorias. A cerimônia de premiação será no próximo 14 de dezembro, em Brasília.

De outro lado, também em Brasília, Senhores da Lei calam a boca de jornalistas, ainda que estes jornalistas estejam falando a verdade, e colocam censura na comunicação acabando com a liberdade de expressão neste dito país democrático.

Associações da classe já manifestaram repúdio.

Afinal, há leis e órgãos específicos onde quem fala mentira e difama pagará por seus erros. Parece estarmos no momento do: “fale agora ou cale-se para sempre!”

bottom of page