SÉRGIO COSTA
top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SÉRGIO COSTA

Carta Verde

Embora o nome pareça menu de gente vegana, Carta Verde é o nome da operação deflagrada pelo Gaeco em Cocal do Sul, onde o Ministério Público investiga crimes contra a Administração Pública e o Meio Ambiente de 2015 a 2022, pegando as administrações do ex-prefeito Ademir Magagnin e do atual Fernando de Fáveri.

E tem gente afirmando que ainda tem muito coquinho pra cair no solo do município que é o filho mais novo de Urussanga.


Morreu a boa fama

Com a prisão e o afastamento de servidores e suspeitas de crimes na administração municipal, a Carta Verde de Cocal do Sul veio também para liberar Urussanga da fama de ser a única a ter problemas deste tipo na comarca.

Parece que começaram a levantar o tapete da próspera e vizinha terra dos coqueiros.


Delator

E tem tudo entre os candidatos a Presidência da República do Brasil. Até o delator do mensalão que reconheceu ter recebido R$ 4 milhões do PT em troca de apoio parlamentar- o famoso Roberto Jefferson, é candidato a Presidente.

Pior que isso, só saber que o vice dele é um padre. O Padre Kelmon.


Cazuza 2022

E continua forte a frase do compositor Cazuza, que diz: “Ideologia, eu quero uma pra viver”.

Basta olhar o que acontece com partidos nesta eleição 2022. Em Santa Catarina, Republicanos do governador Moisés vai junto com o MDB de Udo na luta contra os demais candidatos, inclusive o do PP.

Já em nível nacional, Republicanos apóia Bolsonaro que, por sua vez, é apoiado pelo rival de Moisés- o atual senador e candidato a governador pelo PP Esperidião Amin.

Entendeu? Talvez seja menos traumatizante não entender. Vida que segue.


Porcelana

Em breve poderá dar entrada na Câmara de Vereadores de município vizinho ao nosso, Projeto de Lei de inciativa popular visando proibir, e ao mesmo tempo substituir por material menos perigoso, as xícaras de porcelana utilizadas em repartições públicas.

O motivo é simples: quando der treta por desentendimentos extraconjugais, não haverá risco de lesão corporal.


Moção

Por ter conquistado o Prêmio Anel de Qualidade como a terceira melhor Distribuidora de Energia do País, a Coopercocal na pessoa de seu presidente Altair Lorival Melo, teve aprovada por unanimidade dos edis (a), na noite da última terça-feira (16), uma Moção de Aplausos justamente pela relevância e qualidade dos serviços que presta aos seus consumidores sendo um orgulho para os mais de 15 mil consumidores e associados da referida entidade. De autoria do vereador Luan Francisco Varnier, o recebimento da honraria pelo presidente Belha, ainda não tem data marcada.


No preparo

Dois eventos já sendo organizados para acontecerem na Praça Anita Garibaldi no próximo mês de setembro. Um é o encerramento comemorativo da XX Festa do Vinho e o outro é pré evento do Spina in Piazza. Estarão lado a lado no comando das organizações e realizações os jovens Rangel Quagliotto e Leonardo Felippe, ambos com seus grupos de apoios. Serão sucesso, com certeza.


Quase seis décadas


Neste mês de agosto fez 58 anos que meu pai Marco Costa e minha mãe Odete receberam o convite para participar dos atos inaugurais da sede social da Sociedade Recreativa Urussanga na Avenida Presidente Vargas, centro da cidade.

O evento aconteceria no dia 5 do mês de setembro, mas era preciso tempo para se preparar à altura de um baile que seria abrilhantado por nada menos que a Orquestra do Lira Tênis Clube de Florianópolis.

Áureos tempos! Aqui também tem história e “curtura”!


Chegando

Programado para começar a funcionar na próxima segunda-feira 22/08 na capital catarinense conhecida como Ilha da Magia, o sinal de internet em 5G.

Já por aqui vigora o sinal de telefonia FC - fraco e caro, principalmente nas áreas interioranas.

Aliás, é uma vergonha a falta de sinal de celular em vários trechos da SC que liga Criciúma a Orleans.


La prima volta

Vereador Luan Francisco Varnier presidiu pela primeira vez em seus 20 meses de mandato no legislativo urussanguense, uma sessão do referido poder.

Mostrando desenvoltura e domínio da oratória, conduziu e finalizou a sessão sem nenhum tropeço. Cumprimentos pela forma com que dirigiu os trabalhos.


Lideranças

Nos bastidores da política urussanguense, os comentários são de que a falta de nomes que se destacam para concorrer a cadeira de Chefe do Executivo em 2024 ainda é grande.

O esvaziamento provocado pelos divisionismos e as crises vividas interna e externamente por MDB e também PP, são os carros chefes deste vazio.

Nos demais partidos, exceto o PSD que parece apostar fichas em Jair Nandi, igualmente não há nada de “novo” ou um nome que cause suspiros de admiração.

Campo parece estar livre para quem deseja “servir o povo” e arrebanhar companheiros rumo ao Paço Municipal.


Em família

Cultura e Turismo de Urussanga agora estão nas mãos de uma família. Um é Diretor de Cultura que foi nomeado pelo prefeito interino Jair Nandi- o conhecido Kuki Savi Mondo. Outra é Renata Savi Mondo, cunhada do Kuki, que esta semana foi nomeada pelo prefeito Gustavo Cancellier para a pasta de Turismo. Tomara que ambos consigam desatar este nó. Votos de sucesso.


Já na Câmara

Quem assumiu interinamente no legislativo urussanguense foi a cunhada do vice-prefeito Jair Nandi - a ex-secretária de Saúde Robertina Goulart Nunes.

Robertina, que é do PSD, sentará na poltrona que seu cunhado Nandi ocupou por 4 anos como vereador de Urussanga.

bottom of page