Stela inicia governo com foco em resultados
- MARCIA MARQUES COSTA
- 6 de fev.
- 3 min de leitura
Os primeiros trinta dias da primeira mulher eleita para o Executivo de Urussanga

Urussanga vive um momento histórico desde o início deste ano.
Stela Maris de Agostin Talamini (MDB) assumiu a chefia do Poder Executivo Municipal, tornando-se a primeira mulher eleita e empossada como prefeita. A gestão, que conta também com o vice-prefeito Renato Bez Fontana (MDB), iniciou as atividades com uma série de ações em diferentes áreas.
Logo nos primeiros dias de mandato, a prefeita adotou a postura de focar nas soluções e ações, e não em problemas.
“A população nos elegeu para agir, não para reclamar do passado. Vamos fazer um governo que olha mais para frente, para o futuro”, afirma Stela.
Nas primeiras reuniões do ano, a prefeita também vem cobrando de todos os secretários melhorias no atendimento aos cidadãos e ações integradas entre todas as pastas.
Nesta semana, na abertura do ano legislativo, Stela adotou um tom conciliador e reforçou o compromisso de reconhecer todos os vereadores e deputados que conquistarem recursos para Urussanga, independentemente de partido político. As prioridades adotadas no primeiro mês incluíram a recuperação da trafegabilidade nas estradas no interior.
“Precisamos dar a atenção devida aos nossos moradores, produtores rurais e empresas. É dever nosso garantir boas condições para os urussanguenses de todas as localidades”, pontuou a prefeita. Outra frente de atuação da Administração Municipal, esta com atuação forte do vice-prefeito Renato, é a reestruturação da Secretaria de Agricultura. Segundo dados da pasta, houve aumento na produtividade de horas máquina em janeiro, na comparação com o mesmo mês de 2024. Ainda assim, o consumo de combustível foi menor.
Novo posto de saúde
Na Saúde, a gestão iniciou uma reorganização administrativa, priorizando a limpeza dos postos de saúde e a recuperação da frota.
Os automóveis da pasta passam por manutenção e consertos considerados prioritários. É nesta área que terá início a primeira grande obra da atual gestão: o posto de saúde no bairro Baixada Fluminense, com cerca de R$ 2 milhões em recursos federais e R$ 152 mil como contrapartida do Município.
“Com um trabalho muito forte das equipes de Saúde e do Deplan, conseguimos antecipar o processo licitatório em 40 dias. Precisamos dessa nova unidade básica de saúde para melhorar a qualidade nos atendimentos e desafogar o posto central”, projeta Stela.
A área de Assistência Social também vem recebendo especial atenção, com uma equipe dedicada a fortalecer vínculos familiares e atender quem se encontra em situação de vulnerabilidade.
“Ninguém deve ficar desamparado em Urussanga”, observou Stela. Segundo ela, a Associação Urussanguense de Assistência Social (Auras) também deve ter atuação importante nesse sentido.
Outro destaque diz respeito ao incentivo ao esporte, com a previsão de apoiar eventos e práticas esportivas para todas as idades, reconhecendo o potencial transformador das atividades físicas para a saúde e o fortalecimento de vínculos comunitários. Já na Educação, o foco foi garantir condições adequadas e seguras para o início do ano letivo. Nesta semana, os profissionais tiveram a Semana Pedagógica, com foco na inclusão e na inovação.
“Como profissional da Educação, tenho um carinho muito especial por tudo o que envolve o ensino e a aprendizagem. É nas escolas que se constrói o futuro, e a nossa gestão estará empenhada em proporcionar condições de qualidade para o ensino, incentivando alunos, professores e toda a comunidade escolar a trabalharem juntos”, declara Stela.
No campo econômico, além de fomentar novas empresas, a prefeita e sua equipe pretendem criar condições de prosperidade para os empreendimentos locais.
“Todas as grandes empresas que hoje atuam em Urussanga nasceram em solo urussanguense e foram criadas por pessoas daqui. Queremos dar suporte para que as pequenas de hoje se tornem as grandes de amanhã”, frisou.
A primeira ação concreta nesse sentido foi a oficialização da parceria com o Sebrae/SC para a aplicação do programa Cidade Empreendedora. A iniciativa prevê a criação da Casa do Empreendedor, que servirá como um ponto central de atendimento para empresários e futuros empreendedores. No local, serão oferecidos serviços gratuitos e de forma desburocratizada, consultorias individuais, capacitações e palestras sobre gestão, marketing e vendas online.
Stela vê o turismo e a cultura como áreas de grande potencial, especialmente devido às tradições locais, à vitivinicultura, à gastronomia e ao patrimônio histórico.
Ainda em janeiro, a prefeita confirmou a retomada das festas tradicionais, Ritorno Alle Origini nos anos ímpares e a Festa do Vinho nos anos pares.
A Ritorno está prevista para os dias 26, 29, 30 e 31 de maio e 1º de junho.