eSocial na agricultura foi o tema do cursos que reuniu representantes de nove municípios
Representantes de nove sindicatos de agricultores do estado da Santa Catarina estiveram em Urussanga na semana passada para cursos de atualização sobre o e-Social.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agricultores e Agricultoras de Urussanga e Cocal do Sul - Adefonso Baesso, “ existia muita dúvida dentro do movimento sindical e dos próprios funcionários que trabalham nos sindicatos, sobre algumas questões referentes a este e-Social.
Então, para deixarmos tudo certinho, os nove sindicatos se uniram para este aperfeiçoamento que visa, lá no final, prestar o melhor atendimento aos agricultores”.
Participaram do cursos sindicatos de Urussanga, Morro da Fumaça, Içara, Criciúma, Forquilhinha, Nova Veneza, Siderópolis, Orleans e Lauro Muller.
Desde outubro de 2021, trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura Familiar são obrigados a declarar ao eSocial todos os meses o que foi comercializado na propriedade. Essa declaração deve ser feita até o dia 15 do mês seguinte.
E é muito importante que esta declaração seja bem feita para evitar futuros problemas.
“Se não cumprir com todos os requisitos e não responder todas as questões da maneira correta, o agricultor ou agricultora poderá ter sérios problemas com o INSS e com a Receita Federal. E, se não fizer essa declaração mensal poderá perder os benefícios do INSS e ter problemas na hora de declarar o Imposto de Renda”, concluiu Adefonso.
Comments