top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

Siderópolis - Prefeitura inicia processo para receber doações de artefatos indígenas


O Governo Municipal, por meio do Departamento de Cultura e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação - Turismo, está iniciando um procedimento para receber doações de artefatos com origem indígena com enfoque na cultura Xokleng Laklãnõ.


As pessoas que tiverem peças e possuírem o desejo de contribuir com o acervo podem entrar em contato com os setores para informá-los e para posteriormente participar da iniciativa. As peças serão destinadas ao Museu de origem indígena - Xokleng Laklãnõ - que será fundado em Siderópolis, por meio de uma parceria.


Nesta quarta-feira, dia 1º, uma visita foi realizada no acervo da Casan, na Barragem do Rio São Bento, pelo assessor de Cultura Arisson Fabrício, a assessora de Turismo, Ana Paula Sarnowski, a educadora Xênia de Abreu.


Também estiveram presentes alguns integrantes de uma equipe de voluntários: a professora e historiadora Elaine Rodrigues, a arquiteta e urbanista Angela Paula Ribeiro, e o ambientalista Juliano Emerich, que integram a equipe de Patrimônio Histórico e Cultural, constituída por meio do Conselho de Cultura.


O grupo visitará também outros locais do município que poderão estar cedendo artefatos, que mostram a trajetória deste povo e será responsável pela curadoria de acervos do Museu do Carvão, que ficará situado no antigo escritório da CSN, que passa por uma reforma, e pelo levantamento de acervos italianos e afros.


"A expedição 'Laklânõ Xokleng memórias de um povo', visa resgatar artefatos históricos dos primeiros habitantes desta terra. Um povo historicamente perseguido e dizimado, é nosso dever fazer memória justa a esta causa. Salientamos que em nosso plano de trabalho, consta buscarmos a aproximação com os indígenas remanescentes desta etnia, para que verdadeiramente seja reocupado no seu lugar de fala dos povos indígenas”, explicou o assessor de Cultura Arisson Fabricio Nunes.


Sobre o Museu com enfoque na cultura Xokleng Laklãnõ


O intuito de fundar o Museu com enfoque na cultura Xokleng Laklãnõ é resgatar a sua importância no contexto histórico como povo originário da região Sul, cuja voz, dignidade étnica e relevância cultural foram historicamente silenciadas e invisibilizadas desde a imigração dos europeus no período colonizatório.


O Museu tem por objetivos cooperar para o resgate e a preservação da memória, dos artefatos, da cultura e dos costumes deste povo originário, de suas contribuições no que diz respeito à sustentabilidade, de todo um legado que se incorporou aos hábitos de alimentação, cuidados com a saúde e medicina empírica, que criaram raízes na formação do povo brasileiro, dentre outras.


O Museu tem por objetivo também oportunizar acesso gratuito a grupos de cunho educativo a fim de democratizar a difusão do conhecimento relativo à temática indigenista, às raízes da formação do povo da região Sul e do Brasil, com ênfase no resgate do legado dos povos originários.

Comments


bottom of page