Desde abril de 2017, o Governo de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece sessões de equoterapia gratuitas para a população urussanguense.
A terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo praticante. O encaminhamento que garante o direito ao atendimento, no entanto, deve ser realizado por um médico especializado, após avaliação.
“O médico costuma solicitar a equoterapia para casos de transtornos e deficiências, como autismo, TDAH, limitações motoras, entre outras. Quando houver a recomendação médica, o paciente é encaminhado para o Centro de Equoterapia, parceiro no Projeto, onde passa por uma avaliação multidisciplinar, com psicóloga, fisioterapeuta e equitadora para definir quais atividades serão realizadas”, explica o diretor municipal de saúde, Rodrigo Dandolini.
Os atendimentos no Centro de Equoterapia Nunes, localizado na Estrada Geral Alto Rio Molha, acontecem todas às quartas-feiras no período vespertino.
Atualmente, cerca de dez praticantes frequentam a terapia através do projeto da Secretaria Municipal de Saúde.
Trabalhando com Equoterapia há 15 anos, o Centro de Equoterapia e Equitação Nunes, busca ter sempre em seu quadro de colaboradores, profissionais qualificados. “Hoje o nosso centro conta com psicóloga, fisioterapeuta, auxiliar-guia e lateral. Fizemos o curso de equitação para a equoterapia em Brasília e por isso trabalhamos também como equitadores”, ressalta a proprietária do espaço, Maria da Glória Pilon Nunes, que ao lado do esposo Carlos, coordena os atendimentos do Centro.
Comments