Troca de comando no Rotary Club de Urussanga – Juliana Turazi passa o sino e o martelo para Edna Zaninn Lopes. No recinto da Cappo Del Mondo Pizzeria, no Rancho dos Bugres, onde o antigo dá um banho no moderno, Gilson Antônio Fontanella recebeu a distinção rotária “Título Paul Harris” pela sua trajetória no clube. Da esquerda para a direita: Juarez Leal Lunardi e esposa Hermínia do Lions Clube, Rosita Ribeiro e o marido Edevaldo Nascimento, do Clube dos Treze, Juliana Turazi, Edna Zaninn Lopes, Vanilda Padoin, Gilson Antônio Fontanella e este colunista.
PÍLULAS
Antônio Cancellier, 59 anos, o nosso “Toni Lanches”. Por ter mãos limpas e coração puro, ele será recebido por Deus no reino da luz, longe dos sofrimentos que atormentam o corpo e a alma.
Enquanto em Urussanga eles levam bois e não ocorre devolução, em Florianópolis, no Campeche, sul da Ilha, também abriram a porteira e levaram um. Levaram o “Pirilampo do Sertão”, mas ao saber que ele era animal de estimação da Maria Eduarda, o autor resolver devolver. E os bois do Vilmar que estavam pastando em Cocal do Sul voltaram a pastar em Rio Carvão Alto graças a uma eficiente ação da Polícia Civil com o auxílio das câmeras de monitoramento.
A Rússia de Putin declarou guerra contra a Ucrânia e contra o champanhe. Um decreto do presidente russo obrigou os importadores do “champagne francês” a incluir o termo espumante contrarrótulo das garrafas. Produtores franceses de Reims e Épernay na Região de Champagne suspenderam as exportações. A Rússia importava cerca de 6 milhões de litros de champanhe da França. Convém lembrar que a proteção ao termo “champagne” é respeitada por 120 países. Agora na Rússia “champanskoie” somente para o produto nacional.
Nas festividades religiosas em honra ao SCJ -“O mundo moderno quer quebrar a família. Conspira contra a família” Pe. Valdemar Carminati. Já Pe. Daniel alertou que “ninguém deve fugir da sua cruz. Carregar a cruz vai além de carregar apenas o seu peso. Você mesmo é quem determina o peso de sua cruz. Mais leve ou mais pesada pelos ressentimentos, pela falta de solidariedade, pela falta de gratidão ou de perdão”.
Sou ouvinte e fã do programa “A Voz do Brasil” e, sempre que possível. ouço o “Em Brasília, 19 horas”, tendo como fundo musical o som do “Guarani”, do imortal Carlos Gomes. Você tem até o direito de dizer que sou ultrapassado. A vida é assim mesmo, às vezes, ultrapassamos e, às vezes, somos ultrapassados.
Juliana Turazi, no dia 02 de julho, em cerimônia que aconteceu na cidade de Timbó, “A Pérola do Vale”, localizada no Verde Vale do Itajaí, assumiu o cargo distrital de Governadora Assistente da Área 18, compreendendo os clubes rotários de Orleans, Lauro Muller, São Ludgero, Braço do Norte, Urubici e Urussanga. É a Juliana fazendo girar a roda dentada, símbolo do clube.
- No dia 2 de Julho, o calendário marcou os 66 anos de falecimento do Cônego Luiz Gilli, o nosso segundo pároco. “Fez pouca coisa”. Construiu a torre e a igreja matriz. E a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição se transformou no cartão postal número 1 da Benedetta. Foi-se o criador, permanece a obra.
Vanderlei Inácio, 68 anos, vendedor de pipoca e churros há 37 anos na Praça Nereu Ramos, em Criciúma. Começou a sua profissão de vendedor aos 7 anos, vendendo o famoso “torradinho!. A mãe torrava, e ele vendia. Ele é o olho que vê tudo. É dele o registro: “Na praça vi coisa. Eu faço que não vejo. E vejo o que muitos não veem.”. Disse tudo o Vanderlei.
Novidades na BR-285 - A Serra da Rocinha. Novas obras? Não, não, o governo divulgou um novo prazo de conclusão. Agora é novembro de 2022. Um mês depois das eleições presidenciais. O que você está esperando para rir?
Deveria ser uma questão matemática, mas não é. Os anos passam, turmas e turmas de novos médicos são formados, mas a cantinela nos postos de saúde é sempre a mesma. Não tem médico. Mas será que eles também estão indo para a Alemanha?
O bordão “Pode isso, Arnaldo?” que se imortalizou na área esportiva foi resultado de uma parceria entre o locutor Galvão Bueno e o árbitro- comentarista Arnaldo Cezar Coelho. Essa parceira se iniciou em 1989 e durou até 2018, quando o Arnaldo se aposentou. E Galvão Bueno transmite a sua última copa no final do ano e também se aposentará. A frase extrapolou para todas as outras áreas.
“Queremos salvar o mundo, queremos salvar a Amazônia, mas não separamos nem o lixo de cada dia em nossa casa.”. Aline Machado, extensionista da Epagri do município de Jacinto Machado. É vero, e se continuarmos neste caminho e não mudarmos de rumo, logo vamos sentir o machado em nosso pescoço.
Hoje as portas da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição se abrem para a missa dos 50 anos de sacerdócio do Padre Valdemar Carminati, o padre bergamasco. Momento de gratidão e agradecimento.
ATTENTI RAGAZZI
Quem tem muito tempo sempre acaba não fazendo nada. Não é mesmo, Prates?
Álvaro José Back, engenheiro agrônomo, pesquisador da velha guarda da Epagri e professor da UNESC. Formado em Agronomia pela UFSC, Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Possui curso de doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela mesma universidade. Desde 1990, integra os quadros da Epagri, lotado na Estação Experimental da Epagri de Urussanga (EEUR). Seus estudos e suas publicações técnico-científicas na área de recursos hídricos e saneamento ambiental constituem referência nacional e internacional. Seus trabalhos já foram utilizados na China, Coreia, Suíça, Índia, Irã... e deste modo levando o seu nome, o nome da Epagri e o nome de Urussanga para longe. Muito além dos “Vales da Uva Goethe”. Sempre discreto, reservado, comedido, longe dos holofotes, das polêmicas e mergulhado em seus cálculos, não foi fácil convencê-lo a fazer esta imagem, não é mesmo Henrique Belmonte Petry? O amigo “Yosef”, o alemão de Forquilhinha, foi totalmente dominado pela etnia italiana. Casou com a urussanguense Josiane Savi Mondo e tem as filhas: Gabriela Cristina, Luisa e Beatriz. Em casa é voto vencido e coleciona verdadeiros baques. “Berlin foi totalmente dominado por Roma”. Ele é especialista em água, mas não deixa de beber um bom vinho, como pode ser facilmente observado na imagem com a quantidade de rolhas no garrafão. No nosso período na Chefia da Estação, Álvaro foi para nós ponto de apoio e alavanca na condução de muitos trabalhos e projetos. Danke Yosef. Ich danke. Eu agradeço e a pesquisa também.
No dia 02 de julho, ocorreu a inauguração das novas instalações. Com uma pitada de humor, Rozinei Sebastião, ao lado da filha Rosana afirmou que não estava no Ceará e sim no Ceara. O antigo Mercado Ceara da Ioná e do Zé se transformou no Armazém Ceara do André. Do André Luis Cittadin e colaboradores: Vanusa Valério, Idio Della Bruna, Maria Otília Scarabelot, Gabriela Bonetti. Por lá sempre bons produtos e boas conversas.
COMO É PRODUZIDO O VIDRO
Há registros de sua utilização desde 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios. O vidro não constitui uma invenção, mas uma descoberta. E foram os fenícios que descobriram o vidro ao fazerem uma fogueia na areia da praia. Do fogo, da areia da praia e do nitrato de sódio, surgiu o vidro. Na Antiguidade, os romanos foram mestres na arte do vidro. Murano, uma pequena ilha próxima a Veneza, é referência ainda hoje nessa arte. O vidro é um produto 100% reciclável. Ele surge a partir da junção de areia, barrilha (carbonato de sódio), calcário, feldspato (alguns tipos de minerais) e outros produtos químicos que são misturados dentro de fornos. A mistura é aquecida a cerca de 1.500 ºC para chegar no ponto necessário.
PADRES CIENTISTAS
A Revista Rainha dos Apóstolos, editada em Santa Maria/RS, que no ano que vem completará 100 anos circulando pelos lares católicos, publicou, em sua edição de abril/2022, um artigo sobre “Os padres cientistas”. Conheça alguns: Mendel, padre austríaco que formulou as leis da hereditariedade, tendo recebido o título de pai da genética: Nicolau Copérnico, padre polonês, pai da teoria heliocêntrica, ou seja, que o sol e não a terra é o centro do universo. Padre Guido D’Arezzo, inventor da partitura musical. Bartolomeu de Gusmão, padre brasileiro que inventou a aerostática. Roberto Landell De Moura, padre brasileiro considerado o pioneiro na transmissão de sons e sinais telegráficos. Georges Lemaitre, padre belga, o primeiro a afirmar que o universo estava em expansão ainda em 1931, fato este somente confirmado em 1990. Discordou de Einstein que acreditava num universo estático e este lhe deu razão. Formulou a base da Teoria do Big Bang. Padre Himalaia, padre português que se destacou nas áreas de explosivos e energia solar. Inventou o pireliófero ‘Eu trago o fogo do céu”. Concentrou os raios solares para fundir os metais.
O neto seguindo os passos do nonno Elias. No último domingo, na Festa do Sagrado Coração de Jesus, e no ano dos 99 anos da torre, o pequeno Vicente de Souza Fontanella, 4 anos, “tirando le corde delle campane”, ou puxando as cordas do sino. Vicente é filho de Roberto Crema Fontanella e Gisilane De Souza, neto do Elias Fontanella e Edith Crema. Só existe um caminho para que as tradições sejam mantidas e o caminho é este.