top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SERGIO COSTA

Ministério da Economia mostra saldo

positivo de empregos na Região


O Ministério da Economia divulgou na terça-feira 28/07, os dados de junho do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e eles trouxeram uma boa notícia para a Região Carbonífera: o mês terminou com saldo positivo entre contratações e demissões.

Somando os 12 municípios, foram 213 admissões a mais que desligamentos no mercado de trabalho formal.

No período, houve 3.812 contratações com carteira assinada, contra 3.599 demissões.

O desempenho em junho contou com a participação de Forquilhinha, com saldo positivo de 133 vagas; Nova Veneza com 81; Urussanga com 74 e Treviso que teve duas contratações a mais que demissões.

No entanto, o destaque ficou com Içara, ao obter 203 admissões a mais do que desligamentos no período.

Entre os demais municípios da região, o saldo de empregos formais foi negativo em junho para Balneário Rincão (-1), Cocal do Sul (-22), Criciúma (-229), Lauro Müller (-3), Morro da Fumaça (-11), Orleans (-11) e Siderópolis (-3).


Voltando

Ex-vereador e ex-presidente do legislativo urussanguense- Orlando Zisínio- o Norzinho, volta à ativa nessa eleição buscando retornar à Casa que lhe proporcionou participar de momentos importantes, a exemplo da vinda dos descendentes do fundador de Urussanga, no ano de 1993.


Dando enjoo

Indefinição de partidos, com reuniões que nunca se acabam e onde nada é decido, chegar a dar enjoo.

Felizmente essa novela de quem vai para onde e com quem, logo terá fim.

Abençoada legislação que nos poupará de ficar por mais tempo assistindo essa enrolação.


Live em queda

De acordo com as métricas do Google Trends, desde o mês de maio já é possível notar uma queda de 20% na busca pelo termo “lives”. Na sexta-feira 18/07, a informação do Google é de que a procura por lives foi 67% menor do que no mês de abril.

Povo já deve estar se abusando de todo mundo fazer transmissão ao vivo ao mesmo tempo.


Exemplo

Nem sempre é necessário estar investido de um cargo público ou no exercício de um mandato eletivo para buscar benefícios para a comunidade.

Esse é o exemplo do ex-vereador e ex secretário de Agricultura Rozemar Sebastião, que acaba de viabilizar R$ 150 mil para a agricultura urussanguense.

Ao anunciar a conquista junto ao deputado Nazareno Martins, Rozemar disse também que o dinheiro já está no caixa da Prefeitura e será utilizado, por decisão do prefeito Gustavo, na compra de uma retroescavadeira com contrapartida da PMU.

Rozemar Sebastião, mais conhecido por Taliano, é agora pré-candidato a vereador pelo PDT.









Grupode ciclistas visita Urussanga


O Grupo Pedal Meninas Cocal, formado por 35 mulheres e sendo apenas duas solteiras, aproveitou o tempo bom do último final de semana para visitar Urussanga.

Em entrevista a este colunista, informaram que o grupo existe desde 2019 e tem o objetivo de incentivar as mulheres à prática de esportes.

Antes da pandemia as 35 ciclistas faziam trajetos pela região juntas, mas agora, com as restrições e necessidade de isolamento, elas saem para passear e se exercitar em grupos menores. Quem quiser saber mais sobre essa turma que adora pedalar, é só buscar a página Pedal Meninas Cocal no instagram.

bottom of page