SERGIO COSTA

O agro é pop

Parodiando os Engenheiros do Havaí, posso dizer que pop mesmo são os agricultores catarinenses. Apesar da estiagem, pandemia e outros percalços superados nos últimos três anos, a agricultura catarinense responde por 30% do PIB e 70% das exportações de Santa Catarina.


O único

Segundo informações repassadas a este colunista, o município de Siderópolis foi o único da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a ser classificado no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – edição 2021, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), na categoria Imaterial Módulo/II dentro do eixo pesquisa e formação, e terá como público alvo alunos do Ensino Médio e demais interessados na cultura imaterial e especialistas da região carbonífera de Santa Catarina.


Bons meninos

Depois da gritaria e confusão na sessão legislativa na semana passada, cordialidade foi a palavra chave no comportamento dos vereadores urussanguenses na última terça-feira 5/04.

Comedimento no falar e concessões para o bom andamento dos trabalhos chamaram a atenção dos populares que esperavam por respostas e defesas calientes.

Vejamos quanto durará esta harmonia.


Bom exemplo

Vereador orleanense Osvaldo Cruzetta, que anda com seu pré-candidato a deputado estadual Fernando Cruzetta a tiracolo pela região em busca de apoio, veio pela segunda semana participar da sessão na Câmara de Vereadores de Urussanga, local onde foi muito elogiado por vários edis.

E ele merece. É um exemplo a ser seguido pelos vereadores da Benedetta.

No ano de 2021 Osvaldo, o Vá como é mais conhecido, gastou apenas R$ 285,00 de diária por conta do legislativo de sua cidade.

Ao menos é o que nos mostra o Portal da Transparência.


Na Praça

Presidente do Urussanga Futebol Clube- Rangel Quaglioto informando que no próximo 30 de abril, a Praça Anita Garibaldi está reservada para a comemoração dos 91 anos deste clube que faz parte da história urussanguense.


Cidadã Urussanguense


Juíza Dra. Ana Lia Moura Lisboa Carneiro, Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foi lembrada para tornar-se Cidadã Urussanguense, em honraria concedida pelo Poder Legislativo Municipal.

Dra. Ana Lia, que por muitos anos esteve à frente da Comarca de Urussanga, participou de momentos importantes da vida comunitária, inclusive quando da mudança das antigas cédulas de papel para as urnas eletrônicas nas eleições.

De autoria do vereador Luan Varnier, a indicação certamente merecerá unanimidade pelos relevantes serviços prestados a nossa Benedetta Città. Parabéns, Desembargadora!





Conhecendo


Leonardo Felippe, o jovem presidente da CDL de Urussanga foi quem esteve em Pomerode no último final de semana, conhecendo um pouco do projeto turístico daquela cidade, onde um ovo de Páscoa gigante atrai milhares de visitantes. Criatividade e ação são alicerces quando se fala em turismo e cultura. Parabéns pelo seu interesse em buscar entender e trazer para nossa cidade ideias e exemplos que deram certo.


De não acreditar

Recebi informações que moradores próximos à área industrial no Bairro São Pedro, em Urussanga, temem pelo futuro do abastecimento de água potável.

Mais um problema necessitando de solução por falta de visão macro e de planejamento no Paço Municipal.

Acontece que, com apenas uma indústria utilizando água para regar seu gramado, moradores tiveram menos vazão em suas residências.

E a indústria ainda nem estava em funcionamento, exigindo, então, que o Samae ampliasse bem rapidinho a represa do rio Café para momentaneamente resolver a questão.

Quer dizer,compraram um terreno com banhado que ficou anos sem ser utilizado, gastaram tempo para arrumar a papelada ambiental e dinheiro para arrumar os lotes, colocar asfalto, energia e esqueceram que precisa água para o consumo das indústrias que lá se instalariam. Para se acabá!


Tenho dito

Quem me acompanha deve lembrar quantas vezes já mencionei a importância da água para o futuro social e econômico de Urussanga.

Preservar e despoluir rios, ampliar os reservatórios e fazer bom uso da água é sinal de sabedoria. Afinal, nada, simplesmente nada, se faz sem água. Nem montar indústrias em áreas especialmente construídas para elas.


Assumindo


Domingos Cattâneo é o novo Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Urussanga.

Sucesso é o que desejamos ao novo dirigente de uma associação que muitos benefícios prestou à comunidade nas últimas décadas.