SERGIO COSTA


Dos 16 cães disponíveis para adoção, 12 encontraram um lar. Este é o saldo do evento promovido pelo Conselho Municipal de Bem-Estar Animal (COMBEA), em parceria com a UNIBAVE, na manhã do último sábado 13/11.

Felipe Cataneo, coordenador do COMBEA informou ainda que foram feitos 23 procedimentos para colocação de microchips em gatos e cachorros. “A Feira de adoção de animais, está sendo bem vista pela sociedade, estamos satisfeitos” afirmou Felipe.



Liberado

Em nota emitida à imprensa na semana passada, a defesa da ex-Secretária de Saúde de Urussanga- Ingrid Zanellato e da Coordenadora da Atenção Básica - Lilyan Vieira Barzan Pluceno da Silva, informou que o Tribunal de Justiça de Santa Catarina desbloqueou parcialmente os valores restritos nas contas destas duas investigadas no suposto caso de fura-filas na vacinação contra a Covid-19, em Urussanga.

O veredicto, que foi monocromático, dado por apenas um desembargador - Jaime Ramos, libera os valores bloqueados das duas, mas mantém constrito o veículo da ex Secretária.

Embora esta seja uma vitória da ex- Secretária e da Coordenadora, vale registrar que este desbloqueio não é uma sentença final e o processo ainda está correndo na Justiça.


Destravando

Informação do presidente da Câmara - Odivaldo Bonetti, é de que a comitiva de vereadores que foi a Brasília na semana passada conseguiu destravar mais de R$ 1,5 milhão para obras em Urussanga. Recursos serão utilizados para pavimentação de ruas e reforma do Centro Cultural no Parque Municipal.


Urucubaca

Urussanga anda tão azarada que até quando vai ser notícia boa a nível estadual, acaba sendo boicotada. Esta semana, canal de televisão NSC, ao fazer matéria sobre a instalação de internet na área rural, mostrou sua repórter na frente da prefeitura de Cocal do Sul.

MEU DEUS! DEUS MEU!


Nomes aos bois

Antigamente, quando se desejava esclarecer um assunto, dizia-se assim: “vamos dar nomes aos bois”. Parece que está na hora de reavivar este dito popular. Principalmente para uso dos políticos que acusam “alguns” da imprensa de serem vendidos. É bom começar a especificar. Afinal,quem tem coragem para acusar deve ter para nominar e responder por isto.


Na luta

Até o fechamento desta edição, as informações eram de que o prefeito afastado Gustavo Cancellier ainda tentava na Justiça, sem nenhuma previsão de data, seu retorno ao Paço Municipal.


Na luta II

Enquanto o titular luta no mundo jurídico para voltar a sua cadeira, o interino Jair Nandi parece estar iniciando sua trajetória pelo inferno astral. Após seis meses de governo interino sem montar sua própria equipe, procrastinação é palavra que o povo não aceita mais. Resta saber se PSD assumirá o comando do navio ou ficará como remador temporário à espera do Capitão.


Postura

E nessa de questionar a atuação do prefeito interino urussanguense, vereador MDBista Luan Varnier pode ter sepultado qualquer tipo de aproximação que pudesse existir entre seu partido e o PSD, tanto agora na composição de uma força independente na Câmara quanto num projeto futuro para o Paço Municipal.


Postura II

Resta saber se a postura de Luan Varnier representa o pensamento do Diretório e da Executiva de seu partido e é alguma estratégia muito bem conversada para conquistar aliados ou eleitores, ou foi apenas uma demonstração precipitada de individualidade do dito vereador.


Em destaque

Dalvânia Cardoso, a ex-secretária de administração de Urussanga que hoje é prefeita de Içara pelo PP, vem se destacando pela inovação. Uma delas é tornar obrigatório o estudo de inglês desde o 1º ano do ensino fundamental.


Rescaldo da Pandemia

Sempre Alerta, Chefe Carlos informa que atividades do Grupo Escoteiro de Urussanga serão retomadas em março de 2022, incluindo novos membros e colaboradores.

Esse é o rescaldo da pandemia e, por motivos óbvios,todas as precauções se fazem necessárias. Inclusive o reinício das atividades.


Esquecidos

Enquanto o governador Moisés, que não desmente sua candidatura à reeleição, viaja pelo estado catarinense distribuindo milhões para todos os lados, aqui em Urussanga a turma que aguarda o manto preto em vias estaduais continua com a tela em branco.


Mel com polenta

Grupo urussanguense Amice della Polenta estará na Capital do Mel - Içara, no domingo 21/11, participando da festa em comemoração aos 60 anos do município. Evento acontece no Parque Municipal, localizado no bairro Morro Bonito. Diversas apresentações e exposições das etnias açoriana, africana, italiana e polonesa vão abrilhantar o encontro que encerrará ao som de Ana Paula Gaiteira e os Trovadores.


Nascendo

A partir do dia 3 de dezembro, Urussanga ganha um novo empreendimento gastronômico - a Osteria e Empório Nonno Lauro, localizada no centro da cidade. Vamos conferir esta inovação assinada pela família De Bonna.

Obrigado pelo convite.


Profissionalismo

A qualidade das safras de pêssegos e nectarinas produzidas aqui na Benedetta, não deixam dúvida do alto profissionalismo dos fruticultores locais, os quais só não conseguem maior êxito quando as condições climáticas são desfavoráveis. De resto, são competentes e sentem orgulho de seus pomares.



Quem trafega pela rodovia que leva à localidade de Rancho dos Bugres, no interior do município, se depara com uma situação bastante inusitada e incômoda.

Não se sabe se isto aconteceu devido a mudança de local feita por algum cidadão, ou se foi a PMU que colocou a placa que homenageia o Gemellaggio entre Urussanga e Longarone na frente de uma lixeira.

Mas, seja o que for ou quem foi, é bom que as providências para a retirada sejam tomadas.Afinal, um sentimento de irmandade internacional não se valoriza ao lado de um lixão.