SERGIO COSTA

Em campanha


Karen Moura, uma das duas filhas da sempre juíza de Urussanga Dra. Ana Lia Moura, hoje Desembargadora em Santa Catarina, cumpriu esta semana roteiro de visitas pela Região e, com maior ênfase, na nossa Benedetta. Com projeto de candidatura a deputada estadual, Karen disse a este colunista que ainda não tem definição quanto ao partido em que se filiará, mas levará em conta a liberdade de poder defender suas bandeiras.

Desde 2018 residindo e trabalhando em Brasília/DF, no exercício das Relações Institucionais e Governamentais junto ao Congresso, Karen pretende, caso eleita, representar Urussanga na Alesc. Entre as visitas feitas em Urussanga, uma foi ao prefeito interino - Jair Nandi e outra ao presidente da JMDB- Leonardo Felippe.


Participando

Maria Salete Teixeira Burigo, ex- vereadora e atual Presidente da Associação de Aposentados de Cocal do Sul foi quem participou esta semana da reunião da

Confederação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. Evento aconteceu em São Paulo e reuniu representantes da classe de todo o Brasil


Sempre Alerta

Chefe Carlos Silva, do 26º Grupo de Escoteiros de Urussanga, informando que está sempre alerta com o andamento da pandemia e com as precauções necessárias, diz que aguarda com serenidade a liberação, por Parte da UEB- União dos Escoteiros do Brasil quanto ao retorno das atividades escoteiras.


Aumento de exportação

No primeiro semestre deste ano o Brasil exportou mais de 560 mil toneladas de carne suína, 17,39% a mais que no mesmo período de 2020, quando foram exportadas 479 mil toneladas, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A China é o principal destino dos produtos e, entre os estados exportadores, Santa Catarina é líder, com 55,5 mil toneladas exportadas somente no mês de junho, seguido pelo Rio Grande do Sul (30,3 mil toneladas) e Paraná (13,3 mil toneladas).


Começando

Paróquia Nossa Senhora da Conceição já lançou e estão sendo comercializados os bilhetes da tradicional “Ação Beneficente” que , no 1º prêmio, sorteará um automóvel classe popular. Há ainda outros itens que vão desde TV, micro-ondas ,bicicleta, e muito mais.

O sorteio será no dia 8 de dezembro,Dia da Padroeira, às 11 horas, logo após a Missa Solene.

Que Nossa Senhora derrame em todos vocês suas bençãos e, para este modesto mortal, se me der a sorte de ser premiado, antecipo aqui meus agradecimentos.


Revolta nacional

Se os deputados federais esperavam a inércia da população brasileira, se enganaram. Cansado de tomar no lugar por onde sai o que não presta ao corpo humano, brasileiros botaram a boca no trombone e não aceitam que o Fundo Eleitoral, usado para fazer política partidária, passe dos atuais R$ 2 bilhões para mais de R$ 5,7 bilhões. Tem muito deputado aí explicando que o aumento foi embutido na aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.

E aí fica a pergunta: eles estão fazendo o que lá que não viram isso antes de a LDO ir à votação em plenário? Deveriam ter lido e impedido antes mesmo de ser colocada na pauta do dia. Historinha pra boi dormir.


Incerto

Agosto chegando e, por enquanto, nenhum rufar de tambores pela redondeza. Será que o coronavírus acabará de vez com nossos desfiles de 7 de Setembro?


Xeque-mate

Ex-vereador e vice-prefeito Luiz Henrique Martins- Cuíca foi quem conseguiu encerrar de vez a longa e desgastante discussão sobre de quem era a responsabilidade da Rodovia dos Mineiros, a planejada SC 440.

Xeque-mate dado no prefeito afastado Gustavo Cancellier, em todos que o criticaram anteriormente e, inclusive, no vereador Thiago Mutini que, na sessão desta semana, disse que a referida rodovia é estadual e que Cuíca teria que entregar seu veículo Corola, colocado em aposta no ano passado. No entanto, documento emitido pelo Governo do Estado neste mês de julho afirma, com todas as vogais e consoantes, que a SC 440 é de “jurisdição municipal”.


Pai da Criança

Mas quem pensa que a história encerra aí, se enganou. Agora iniciou a busca da autoria da conquista da pavimentação em Rio Carvão. No cenário, deputado Pedro Baldissera que esteve recentemente na comunidade e deputado José Milton Scheffer que abraçou na causa no gabinete do governador Moisés. Enquanto isso, comunidade de Rio Carvão, que foi quem realmente arregaçou as mangas, organizou manifestos, passeatas, faixas e viagens a Florianópolis para mostrar seu descontentamento, parece ter sido esquecida nesta batalha para ser o pai da criança.


Nova aposta

Vereador Elson Roberto Ramos- Beto Cabeludo lançou esta semana um desafio : quem tiver certeza de que não houve “roubo” nas obras que ele denunciou no Ministério Público, pode fazer uma aposta. Beto coloca qualquer terreno seu como prêmio, mas diz que só faz aposta registrada em cartório e com testemunhas.


Policial da reserva com 108 anos

Não dá para passar em branco. Esta semana o cabo da Polícia Militar de SC, que vai completar 108 anos de idade em outubro, foi visitar o Quartel do Comando Geral da PM em Florianópolis, cidade onde ele vive.

Na oportunidade, o policial foi recepcionado pelo comandante-geral da instituição, coronel Dionei Tonet, sendo homenageado pela sua trajetória na corporação.

O homem casou duas vezes, a filha mais velha já morreu e ele continua firme e forte com seus outros 9 filhos, 33 netos, 34 bisnetos e 2 trinetos.


Comemorando

Donos de bares, lanchonetes e similares comemorando a ampliação do horário de funcionamento destes estabelecimentos. O retorno gradativo de muitas repartições públicas com o atendimento presencial, aumenta as esperanças de que possamos estar superando a fase mais aguda da pandemia da Covid que, aliás, de quando em quando, volta ao cenário com as variações e mutações do vírus.


Limpando estoque

Temperaturas baixas dos últimos dias devem ter ajudado o comércio varejista a desovar os agasalhos que, até então, estavam a repousar nas prateleiras das lojas.