SERGIO COSTA

Nandi e Bonettinho em Brasília



Enquanto o MDB vai rasgando alguns elogios ao governo do PSD, reconhecendo a performance do prefeito Jair Nandi nesta interinidade, uma demonstração de união dos partidos coligados se viu esta semana com o presidente do legislativo urussanguense Odivaldo Bonetti(PP) e Nandi(PSD) indo juntos para Brasília-DF, em busca de recursos para os setores de turismo, cultura, infraestrutura, saúde e educação de Urussanga.

Ambos foram recebidos na Secretaria de Patrimônio Público da União, na qual, em reunião com o Sr. Leandro Guedes, debateram a questão relacionada ao prédio da Secretaria de Saúde e Paraíso da Criança. Como encaminhamento, explicou Nandi, será marcada uma audiência virtual entre as secretarias da SPU de Florianópolis e Brasília.

Já, na Secretaria de Desenvolvimento Regional, trataram da liberação no tocante à ordem de pagamento para finalizar várias ruas da cidade, no valor de R$ 692 mil que deve estar nos cofres da PMU no final desse mês . Além disso, percorreram anexos e gabinetes para tentar atender a demanda no setor de esgotamento sanitário, na expectativa de conseguir em torno de R$ 1milhão para estas obras.


Postura

“ Constitucionalmente o Vice substitui o Prefeito em seus impedimentos. O Nandi tem cumprido sua interinidade com total apoio do PSD, da sua Executiva e de todos os seus membros. Estamos aqui para colaborar e para que o trabalho continue, sempre com muita cautela e serenidade, pois não é momento para rompantes e nem para atirar para a torcida. É hora de cautela e de fazer com que tudo caminhe da melhor forma.

Os demais encaminhamentos estão sendo feitos pela Justiça, a quem cabe a tarefa de tomar as decisões do que ela, a Justiça, apurar.”

Luiz Antonio Fabro- presidente do PSD urussanguense em conversa com este colunista.

Desorientado

Leitor me perguntou esta semana se ainda é permitido cantar aquela música: “atirei o pau no gato”.

O medo dele é ser preso por abuso aos animais se ensinar essa antiga canção da Dona Chica ao filho.


E por falar

Em animais, é preciso recolher os cães que estão causando problemas a ciclistas, motociclistas e pedestres em vários pontos de Urussanga.

Não ser atacado por matilhas também é questão de segurança pública e é preciso que municípios criem um local adequado para manter os animais que estão passando fome e frio pelas ruas. Se houver necessidade de minimizar despesas, que se faça um consórcio regional para construção de um canil.

Só castrar e dar ração pra mulher de Santaninha não resolve. Vamos pensar grande e buscar soluções definitivas, baseadas em legislação pertinente que, inclusive, dê condições de identificar e penalizar quem colocar animais em situação de abandono para causar problemas nas ruas.


Sem dar a vez

Até o momento, o único partido que anunciou o rodízio com seus suplentes no legislativo urussanguense foi o PSD. As demais siglas com representantes na Casa, o MDB, PDT e PP, ao menos publicamente, não mencionaram nada sobre abrir espaço para seus suplentes sentirem o gostinho do exercício do cargo.


Personalizado

Máscaras usadas por vereadores urussanguenses durante a sessão legislativa agora são personalizadas com o Brasão do Município. Gostei do respeito dado ao símbolo criado pelo nosso sempre presente Monsenhor Agenor Neves Marques.

Disputa de bondade

Atento aos acontecimentos, chego à conclusão que a vida seria bem melhor se vivêssemos sempre em vésperas de eleições. Gente, o que tem de candidatável amando a Benedetta e disputando votos trazendo verbas é pra se acabá. Mas o povo não se ilude mais, sabe que é o seu próprio dinheiro que está sendo dado como esmola e acabará votando em quem realmente considerar merecedor por estar sempre presente.


Na Presidência


Vereador Rozemar Sebastião foi quem presidiu a sessão ordinária desta semana na Câmara de Vereadores, em virtude de o titular ter viajado com o prefeito interino para o Distrito Federal. Se saiu bem, o guri. O problema será se ele não quiser mais levantar desta cadeira.

Retomando

Presidente da Associação Amici della Polenta informou a este colunista que as obras visando a continuidade da construção da atafona do Parque Municipal devem ser retomadas na próxima semana. Sem festa do Ritorno e do Vinho no ano em curso, a construção caminha de forma um pouco lenta. Seja em virtude da pandemia e até porque não houve necessidade de sua utilização


Encostando

Sem reajuste tarifário há anos e com um custo operacional alto, o Samae de Urussanga parece já estar com receita e despesa no mesmo patamar e a luz vermelha começa a piscar. Com capacidade de investimento zerada, a autarquia tenta apertar na cobrança de faturas vencidas e os cortes estão sendo significativos nos inadimplentes.


Rondando

Espírito investigativo ronda o legislativo urussanguense, com MDB anunciando pedido de CEI e vereador Líder da bancada de oposição - Luan Varnier, em seu pronunciamento esta semana, já querendo saber quem dos vereadores votará contra a instalação. E é aqui que a cobra fuma. Vai ser difícil explicar que se quer transparência e não se tem medo de investigação, se for negado o pedido de CEI ou CPI.


No aguardo

Até o fechamento desta edição, nesta quinta-feira 15/7, não tive nenhuma informação oficial e nova sobre o retorno do prefeito Gustavo Cancellier. Mas, nos senadinhos da city, já anunciaram até o dia! Pra se acabá!


Série Beneflix

Para quem gosta de cinema, dizem que Urussanga será o local onde acontecerão as filmagens da próxima série da Beneflix Corporacion. Entre os títulos a serem escolhidos estão: Círculo do Tamanduá Preto, Perdidos na Benedetta, O Enigma do Asfalto e O Império Se Ataca.