SERGIO COSTA

Elogiando e reclamando


Usando espaço na Tribuna durante sessão da terça-feira (30), Rozemar Sebastião (PDT) destacou que a concretização do projeto Urussanga Mais Digital vai levar desenvolvimento para o meio rural e agradeceu ao Poder Executivo pela importante iniciativa.

Segundo Rozemar, quando nos referimos ao comércio e indústria é necessário lembrar que o meio rural tem que ser lembrado como braço forte de apoio a esses setores da economia.

O vereador destacou ainda que com internet e telefonia de qualidade no interior, a economia da cidade vai se fortalecer ainda mais. Vale ressaltar que ainda no primeiro mandato do prefeito Gustavo, Rozemar por várias vezes enfatizou o assunto chegando ao ponto de convocar empresas do setor para se manifestarem em relação a viabilidade no atendimento as suas reivindicações e até mesmo o Poder Público sobre o assunto. Quanto as filas nas agências bancárias, Taliano como é mais conhecido, disse que foi procurado por várias pessoas reclamando da demora no atendimento nas agências bancárias de Urussanga. O vereador classificou como um desrespeito dos bancos com o cidadão e pediu que mais funcionários sejam contratados e o problema resolvido.


Agradecendo o reforço


Vereador Thiago Mutini (PP) registrou cumprimentos a Polícia Militar de Urussanga pelo pronto atendimento a seu pedido para o reforço nas rondas no poliesportivo do Bairro da Estação.

O vereador informou que do dia 5 a 9 de abril acontece no restaurante San Genaro no parque municipal o recolhimento de resíduos eletrônicos, pilhas e óleo de cozinha para reciclagem. Da autoria do vereador Thiago Mutini foi aprovado o Requerimento solicitando a presença em Reunião do Legislativo do Engenheiro Ambiental Vitor De Brida. A definição da data de participação fica a critério do convidado e tem o objetivo de falar sobre o projeto “Movimento Ambiental Clean Walk” desenvolvido pelo engenheiro em Urussanga.


Tá na Bíblia

Semana passada presenciei conversa entre o colunista deste semanário Rangel Quagliotto e o vereador Luan Varnier, relacionada ao Projeto Feminicídio.

Lá pelas tantas, Luan questiona o posicionamento do colunista e, este, buscando informações milenares, retruca dizendo que o projeto de Luan não tem nada de novo. Afinal, já na Bíblia temos um potente mandamento que diz : Não matarás!

É prá se acaba.


Pai da Criança I

Essa semana, vereador José Carlos José - Zé Biz afirmou que o projeto Urussanga + Digital apresentado pela administração municipal esta semana teve origem numa Indicação de sua autoria, ainda em 2020, quando solicitou a expansão da rede de internet no interior do Município.

De acordo com o vereador, na época ele foi procurado por diversos pais preocupados com a dificuldade dos filhos participarem de aulas online em virtude da pandemia.


Pai da Criança II

Enquanto isso, fora do plenário da Câmara de Vereadores da Benedetta, o ex-vereador e vice- prefeito Luiz Henrique Martins (Cuíca), encaminhava para a imprensa cópia da Lei Nº 2288, de 19 de novembro de 2007, sancionada pelo prefeito Luiz Carlos Zen e que instituía na Câmara de Urussanga o Projeto Vereador Júnior.

De autoria de Cuíca, o Vereador Júnior tinha praticamente os mesmos objetivos do Projeto da Câmara Mirim apresentado em março deste ano pelo vereador Zé Bis.


Roubando em nome dos edis

São tantas as notícias de desvios, furtos, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e também dinheiro sujo enfiado em cuecas e malas, que soa até como gozação que o brasileiro resolveu partir para o furto passando-se por deputados.

Pois é isso que está acontecendo. A Assembleia Legislativa está alertando a população para um golpe que vem sendo aplicado usando indevidamente o nome de deputados estaduais catarinenses.

Fazendo-se passar por assessores de deputados, os bandidos telefonam para contatos do relacionamento pessoal ou político dos parlamentares convidando para uma festa e pedindo a confirmação de presença por meio de um código que será enviado através de SMS.

A utilização deste código permite a clonagem do WhatsApp da pessoa, o que abre ao estelionatário a possibilidade de enviar mensagens a toda a agenda de contatos da conta clonada, solicitando depósitos em contas bancárias utilizando as mais diversas justificativas.

Como assessores tem de sobra e o que não faltam são deputados, tanto para distribuir ou pedir dinheiro, não é fácil saber o que que é verdade, o que é golpe e quem está metido nisto.

A única coisa certa é que sempre será o cidadão desconhecedor de falcatruas que levará a pior.


Missão Cumprida

“Em outubro próximo nossa missão no MDB estará cumprida e a nossa contribuição encerrada em termos de trabalho, deixando que companheiros e novas lideranças sigam procurando sempre fazer o melhor. O MDB terá um bom nome para presidir o partido e certamente um nome de grande peso para a próxima eleição”.

Mariângela Dal Bó Lapolli, esta semana, em conversa com este jornalista.


Nos acabamentos

Rodovia dos Imigrantes, em seus últimos pouco mais de cem metros, aguarda a conclusão de obras de arte, que incluem a construção das canaletas laterais, e que, em tese, se não for logo feito, acabará comprometendo todo um trabalho digno de elogios, tanto por sua extensão quanto pavimentação asfáltica.


Menos doloroso

O “Calvário” ficou menos doloroso diria o amigo e sempre bem humorado Sérgio Roberto Maestrelli.Isso porque o “santo” chamado Jucemar Sangalletti, determinou na última terça-feira(30), um trabalho de manutenção em toda a extensão do trajeto com limpeza e desobstrução de bocas de lobo e canaletas e melhoria do leito na parte de chão batido da rua que leva ao Calvário.


Sem peixe

Durante alguns anos houve um incentivo do Poder Público Municipal e da própria Epagri como parceira, visando a venda de peixes frescos junto à Feira Livre de Urussanga. Mas isto foi em outras semanas Santas e não nesta.


Sem ovinhos

Continua valendo a recomendação para que mesmo vacinados não devamos abrir a guarda. Gente todo cuidado é pouco e nada melhor do que ficarmos em casa nesta Páscoa se quisermos ver os ovinhos da próxima.


Colheita do pinhão

A Epagri estima que, em 2021, Santa Catarina colha entre 40% e 60% a mais de pinhão em relação ao ano passado. A colheita começou nesta quinta-feira, 1 de abril, mas a elevação ainda está abaixo do que já foi a produtividade no Planalto.

A safra ainda será menor do que em um ano normal, já que ano passado ela foi praticamente insignificante.Em 2020 se colheu em média 10% do que seria normal, em alguns municípios o percentual chegou a 30%, mas o volume ficou muito abaixo do esperado.


Com veneno

Pra encerrar deixando o coelhinho com medo, registro que cientistas informaram esta semana que os humanos podem evoluir para cuspir veneno!

Dizem eles, que todos os répteis e mamíferos tem o kit completo de ferramehtas para produção de veneno, inclusive a Calicreína, uma proteína que faz parte da composição de muitos venenos de animais peçonhentos e que está presente na saliva. Eita, nós!