top of page
  • Foto do escritorJORNAL PANORAMA SC

SERGIO COSTA


Deu merda no Poder


Funcionários do Samae, com a ajuda de um caminhão de empresa do setor privado, iniciaram a semana literalmente tirando toda a merda existente na fossa entre a sede da Prefeitura e a sede do poder legislativo de Urussanga.

Para não perder a piada, humoristas de plantão anunciavam que Câmara e PMU precisam urgentemente seguir o exemplo dos ancestrais dos colonizadores da cidade e implantar aqui a sua Cloaca Máxima. Porque dejeto tem, e não é pouco!


Faltando milho

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) José Zeferino Pedrozo afirmou no Fórum do Milho realizado no início dessa semana, que “Santa Catarina cresceu menos que o Rio Grande do Sul e o Paraná no abate de aves e suínos, impactada, principalmente, pela escassez de milho” e que o nosso estado “ é o maior importador de milho do Brasil, com necessidade de mais de 7 milhões de toneladas por ano para abastecer seu parque agroindustrial.”

Pedrozo classifica o problema de escassez no Estado de “pandemia agrícola” e uma grande preocupação para o futuro do agronegócio.


Indo embora

A conclusão do trecho do chamado “linhão” que vinha sendo feito pela Abengoa, já deixa saudade para os empresários de vários segmentos da economia urussanguense.

Os mais de 250 trabalhadores que estão indo embora, alguns deles com familiares, e que durante algum tempo aqui residiram, deixarão saudades e suas partidas vão agravar ainda mais a crise tanto para proprietários de bares, do ramo da gastronomia, lojas e alugueis de imóveis.

Durante o tempo em que estiveram em Urussanga os trabalhadores deixaram substanciais recursos, os quais vieram em boa hora para amenizar as as dificuldades impostas pela pandemia.


Melhorias

Os acessos a todas as Estações de tratamento de água do sistema Samae urussanguense estão recebendo manutenção e melhorias, visando facilitar o trabalho das equipes, já que estes locais que são de suma importância e não se justifica a precariedade que se encontram, segundo informou ao Panorama SC o atual diretor da autarquia -Vanderlei Marcírio.


Planejando os 35 anos

Irmãos Fontanella, leia-se Alumasa, enfrentando adversidades provocadas pela pandemia seguem produzindo, gerando empregos e renda com uma atividade industrial de ponta e referência no mercado nacional, agendam para o dia 30 de abril a partir das 9h, atos que marcarão a passagem do 35 anos da Alumasa.

Exemplo de organização, arrojo na produção e orgulho para a gente urussanguense, que pode perceber à margem da rodovia SC 445, no bairro Bom Jesus, uma imponente unidade industrial.


Saindo de campo


Ex- deputado MDBista Ronaldo Benedet concedeu entrevista a este jornalista e deixou claro que as velhas lideranças de seu partido precisam abrir espaços à renovação e, a partir desta visão, igualmente não mais se candidatarem. Citou exemplos e nomes, a começar pelo seu próprio, o de Eduardo Moreira, Ada De Lucca entre outros.



E o pau pega

O atual estágio de “beligerância” entre os vereadores Elson Roberto Ramos e Luan Varnier tem provocado as mais diversas reações entre os próprios edis e populares que costumam acompanhar as sessões e as repercutem em redes sociais.

A nítida posição de conflito entre ambos demonstra que os desgastes chegaram ao nível máximo, com troca de farpas e até mesmo acusações.

Fazia já algum tempo que o relacionamento entre edis não seguia de modo tão antagônico dentro do mesmo partido.



Será que vai

Vereador Rosemar Sebastião conversou na última segunda-feira (22) com o deputado Rodrigo Minotto. Demonstrando bastante entusiasmo Taliano como é mais conhecido disse ter recebido grande incentivo por parte do deputado para que ele, Rosemar, aceite disputar uma vaga a Câmara Federal pelo PDT, na próxima eleição. “Estão tentando me convencer e acho até que já conseguiram me sensibilizar para a tarefa, pois percebemos que existe um espaço e da mesma forma estou recebendo vários apoios entre eles o que me entusiasma muito é o do presidente de honra do PDT urussanguense, o ex-vice-prefeito Décio Silva além é claro de outras lideranças. Acredito que já me convenceram e a chance de disputar uma vaga já é uma ideia bem interessante”.


Em números

Muito se tem falado em violência no município de Urussanga. Seja no legislativo onde foi aprovada a Lei que institui a “Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher” ou no Executivo, onde o prefeito Gustavo Cancellier já vem sinalizando intenção de adquirir mais câmeras de monitoramento para ampliar o sistema já existente.

Mas o povo, que ouve e acompanha isso tudo, quer saber: quais são realmente os números, índíces, percentuais, que justificam prioridade para investimento em segurança pública?

Quanto temos por ano de assaltos a mão armada, furtos, assassinatos, vias de fato, violência doméstica, prisão de traficantes, feminicídio e outras categorias de ocorrências na cidade?


Voluntário

Prefeito de Criciúma - Clesio Salvaro, que já teve seu nome mencionado como futuro candidato ao governo de Santa Catarina, foi notícia na imprensa nacional com o seu lockdown voluntário.

Para Salvaro, a fómula mágica para resolver o impasse entre fica em casa ou vai trabalhar, é dar ao funcionário a opção de ficar em casa sem receber.

Ao futuro, e ao desenrolar dos acontecimentos, caberá o veredicto desta ação.

Comments


bottom of page