SERGIO COSTA

Dinastia Oliveira

Presidente da Associação dos Aposentados de Urussanga- Paulo Albino de Oliveira está no mesmo caminho da Rainha Elizabeth, no Reino Unido: deixando muita gente que quer colocar a coroa na cabeça esperando a vaga ser aberta.

Há 29 anos no cargo e reeleito para mais 4, o Paulinho dos Aposentados já pode ser considerado o Rei da 3ª Idade em Urussanga e em Santa Catarina.


Enganando velhinhos

Estou chegando a conclusão que é preciso essa “Pátria amada” e “mãe gentil” mandar sentar o cassete em alguns filhos que não estão honrando seu país.

O que está acontecendo? Enfermeiros no Rio de Janeiro enganando idosos? Fazendo de conta que aplicam as vacinas enviadas pelo governo? Injetando ar ?

Isso é inaceitável, desumano, cruel!


Golpe no e-mail

Atenção, leitores!

Se você recebe faturas de contas telefônicas pela internet, fique de olhos bem abertos. Essa semana, recebi uma fatura falsa da Vivo, com um valor bem alto.

Igualzinha a original que chega todos os meses. O detalhe é que não havia o nome do proprietário da linha.

Portanto, ao receberem faturas, analisem bem antes de efetuarem os pagamentos.



Parado

A construção da nova sede do supermemercado da rede Bistek em Cocal do Sul, que foi anunciada com pompas e até com gente querendo tirar dividendos políticos disso, ficou mesmo só nos releases encaminhados para a imprensa e nas fotos.

Tudo parado, proteção desmoronando e mato tomando conta daquilo que já deveria estar funcionando.

O projeto, que segundo as notícias, iria ficar pronto em 2019, seria uma edificação com 7.797,08 m² de área construída e 7.914,70 m² de estacionamento com capacidade para 340 vagas. O Supermercado contaria, ainda, com 15 lojas de apoio.


Sem monopolio

Presidente Jair Bolsonaro entregou essa semana no Congresso, projeto de Lei que viabiliza a privatização do Correios.


Pagando

A Câmara dos Deputados da Austrália aprovou nesta quinta-feira 25/02, uma lei para que Google e Facebook paguem aos jornais todas as notícias produzidas por eles e compartilhadas nestas plataformas.


Pensamento da semana

“Os comandantes do combate à pandemia, que inventaram o toque de recolher entre 23h e 5h, devem ter descoberto que, por ter vindo ao mundo numa sopa de morcego, o vírus chinês é como vampiro de cinema: fica muito mais maligno durante a madrugada”


Augusto Nunes

Diretor de Redação do Portal R7


Morro da Fumaça dá exemplo e acaba com as assessorias na Câmara Municipal


Está nas mãos do prefeito Agenor Coral - Noi, acabar com a farra das assessorias parlamentares e da presidência na Câmara de Morro da Fumaça.

Isso porque os vereadores aprovaram esta semana o projeto de lei complementar que extingue os cargos de assessor parlamentar e assessor da Presidência. Mas, para que a lei possa valer, precisa ser sancionada pelo Prefeito.

O presidente do legislativo - Luciano Formentin Pereira diz que a referida lei trará economia pois, atualmente, há representantes de cinco partidos na Câmara com cada um tendo direito a assessor.

Na mesma lei, foi criado apenas o cargo de assessor de imprensa, que será o responsável pela divulgação dos atos de todos os vereadores e do próprio poder legislativo.

E você que está lendo, acredita que mais alguma Câmara da região vai seguir o exemplo?


Convocação

Representantes do Ministério de Minas e Energia serão convocados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para informar sobre o andamento das ações do grupo de trabalho que estuda alternativas contra o fechamento do complexo termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina. A solicitação foi feita na reunião que reinstalou a comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia do Legislativo catarinense, esta semana.

O grupo de trabalho foi instalado por meio de portaria do Ministério de Minas e Energia em 4 de janeiro de 2021 e tem 180 dias para concluir as análises.

Café do mato

Uma pesquisa relacionada ao cultivo do café em Santa Catarina, com participação da Epagri, mostra que nosso estado poderá ser referência também em qualidade deste produto que há gerações vem sendo plantado e colhido à sombra da mata atlântica.

Vale ressaltar que, em Urussanga, por décadas, o café foi produzido em muitas das propriedades rurais sob a copa de árvores centenárias em áreas mantidas como reservas e, nas quais, eram colhidos os grãos posteriormente torrados e moídos nas casas dos imigrantes e seus descendentes.

Sem descanso

Décio Silva, ex- vice prefeito em Urussanga que no ano passado alegou querer afastar-se da política para dedicar-se aos seus negócios, foi visto recentemente em evento com o deputado Rodrigo Minoto (PDT), em Morro da Fumaça, para dar apoio à chapa da Cermoful para a qual também o prefeito Noi (PP) trabalha.


Eleição I

Coopercocal terá eleição neste sábado 27/02, para o Conselho Fiscal. Chapa I, com o apoio do presidente Belha, é a da situação e Chapa II, considerada de oposição à atual administração da cooperativa.

Mas, em Cocal a disputa fica só no Conselho Fiscal.


Eleição II

Já, em Morro da Fumaça, a Cermoful deve promover até o final de março, uma assembleia geral para eleição da nova Diretoria. E a disputa está sendo grande. Por, enquanto, o edital ainda não foi lançado, fato que deve ocorrer até o próximo 5/03, haja vista que deve ser publicado 20 dias antes da eleição. A disputa para a Presidência deve ficar entre quatro candidatos.


Pela culatra


Se alguém pretendia causar mal estar ao Presidente da Coopercocal- Altair Lorival Melo (Belha) e Diretoria, chamando-o para prestar contas na Câmara de Cocal do Sul, parece não ter conseguido seu intento.Belha e técnicos explanaram sobre o quanto a referida cooperativa vem sendo bem administrada e os bons projetos que tem para o futuro.

Resultado final: todos ficaram sabendo que a Coopercocal tem cerca de R$ 3 milhões rendendo juros e Belha foi elogiado pelos vereadores, inclusive por um que havia assinado o pedido para que ele fosse se explicar.

Blindados

Câmara Federal aprovou essa semana a admissibilidade da PEC que restringe a prisão em flagrante de parlamentar somente por crimes inafiançáveis listados na Constituição, como racismo e crimes hediondos.

Pelo que se entende, por flagrante de dinheiro na cueca não pode prender!


Privilégio

Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, do TJ de Mato Grosso do Sul, que beneficiou filho criminoso, foi punida pelo Conselho Nacional de Justiça esta semana com aposentadoria compulsória.

Ela comete crime e, ao invés de ir presa ou perder regalias, ganha aposentadoria com alto salário para o resto da vida.