SERGIO COSTA

Foto da semana


Apenas atendendo solicitações e reclamações de clientes da Agência Bradesco de Urussanga que, na manhã do último dia 9, esperando na fila sob fina garoa estavam inconformados com o que vem acontecendo com o operacional da referida agência. A falta de dinheiro nos caixas, dificuldades imensas para se efetuar um depósito e quase nenhuma orientação por parte dos que ainda trabalham na Agência.

Lamentável que uma instituição com a marca do Bradesco tenha literalmente “fechado” as portas para o atendimento presencial, uma vez que nem todos são experts em informática ou conhecem os métodos para suas movimentações.

Na qualidade de cliente da referida agência desde o ano de 1976, antes mesmo de Urussanga comemorar seu centenário de fundação, este jornalista mostra-se cético quanto à resolução destes problemas.


Acima da média

Santa Catarina fechou setembro com saldo positivo no comércio varejista ampliado. Conforme a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo IBGE, o setor manteve em setembro a tendência de recuperação e registrou crescimento de 11,5% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Um crescimento acima da média nacional (7,4%).


Batalha épica

Neste domingo acontecerá uma batalha jamais vista entre o lendário Thor e o super herói Batman. O deus do martelo poderoso e o Cavaleiro das Trevas que tem o morcego como símbolo disputam as terras altas da Região Carbonífera. Aguardemos para saber quem vencerá, se será o martelo mágico ou o morcego.


Chegando

Piada sobre eleição é o que não falta.

A última dessa semana foi de que estão a caminho da Benedetta urnas com votos de eleitores de Longarone, a cidade italiana co-irmã de Urussanga. Só não se sabe para onde irá este apoio internacional conseguido graças ao Gemellaggio. Povo não perde a oportunidade pra zoar.

Incentivo

Urussanga foi contemplada com recurso no valor de R$ 164 mil para aplicação no setor de cultura, e o edital beneficiará 36 projetos distribuídos nos seguintes segmentos: artes cênicas, dança, circo, literatura, artes visuais, audiovisual, música, performance, arte e tecnologia, memória, tradição e patrimônio histórico. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 10 de dezembro de 2020 através do site: www.mapacultural.sc.gov.br. A lista de habilitados ou não será divulgada até o dia 11 de dezembro no site oficial da Prefeitura Municipal de Urussanga



Mourão no Sul

Devido a um ajuste de agenda do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, sua vinda a Criciúma, que estava agendada para o dia 7 de dezembro, foi antecipada para o próximo dia 25 de novembro.

Mourão fará palestra na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), às 11 horas.

A vinda do vice-presidente da República foi articulada pelo deputado federal Daniel Freitas.


Deu o que falar I


Não participar de um debate promovido pela rádio Fundação Marconi de Urussanga nesta quinta-feira 12/11, fez a candidata a vice-prefeita do MDB- vereadora Vanir Cacciatori, explicar-se em vídeo postado nas mídias digitais antes mesmo do evento.

De um lado, vimos partidários defendendo a postura da candidata alegando que é seu estilo não falar em público.

De outro, alguns consideraram a atitude um desrespeito ao eleitor e outros não aceitaram esta postura alegando que, quem se coloca em cargo público precisa, no mínimo, conseguir falar publicamente para o povo nos canais de comunicação disponíveis.

Enfim, dessa polêmica toda, resta aguardar a eleição e, no domingo, após a contagem dos votos, saber o que esta postura da vereadora realmente representou na campanha da candidata Stela Talamini e na avaliação dos eleitores.


Vices


Além da polêmica sobre a não participação da vereadora candidata no debate, um outro ponto de discussão surgiu nas rodinhas de conversas da Benedetta: o papel do vice-prefeito.

E, pelo que pude ouvir, a maioria acredita que vice deve ser tão qualificado quanto quem ocupa o cargo de Prefeito. Isso porque, a qualquer momento, pode ocorrer a necessidade de o Vice ser literalmente o Prefeito.


Revelando a América


A demorada contagem de votos na eleição para presidente dos EUA é algo que está longe de ser considerado um atributo de país de 1º Mundo e de potência mundial que tem uma agência espacial famosa por transmitir ao vivo a chegada da Apolo 11 na Lua em 1969, numa época em que nem se imaginava que o telefone celular existiria algum dia.

As imagens de supostas cédulas de votação sendo recolhidas por policiais em matagais, denúncias de que mortos votaram e a insegurança causada pela posição do dito vencedor Joe Biden- que já quer fazer os procedimentos de transição de governo; e o atual presidente Donald Trump- que não admite a vitória do adversário e diz que recorrerá à Justica; mostram que o Sonho Americano está mais para pesadelo.

E o pior, não só para eles.

Sem aulas

Escolas da rede particular de ensino não poderão mais voltar às atividades presenciais. Decisão do desembargador Carlos Adilson Silva, suspendeu os efeitos da tutela antecipada concedida pela Vara da Fazenda Pública da Capital que determinava ao Estado readequar seus protocolos sanitários de modo a permitir o retorno das atividades presenciais nas escolas da rede particular de ensino catarinense.

A suspensão foi pedida através de agravo de instrumento interposto pelo Sindicato Intermunicipal dos Professores no Estado de Santa Catarina.


Armas ao inimigo

Para quem não sabe, os EUA já enviou para o Exército Brasileiro 52 veículos blindados em setembro de 2016; 96 tanques em outubro de 2018 e outros 30 tanques blindados em setembro de 2020, todos recebidos no Porto de Paranaguá, no Paraná.

Agora, com a declaração do presidente Bolsonaro de que pode ser preciso usar pólvora contra o governo norte-americano, ao menos poderemos dar uns tirinhos com estes equipamentos, em sua maioria, da década de 1960.


Reta final

Faltando poucos dias para a eleição de 2020, uma dica de quem já está calejado com política partidária: escolha seu candidato e respeite a escolha do outro.

Não destrua amizades e relacionamentos familiares por causa de política. Lembre-se que você pode até dar a caneta e o poder para alguém, mas não terá poder sobre o que será escrito.


Pitaco

E o que teve de gente dando pitaco na vida dos urussanguenses sem nem ao menos morar na cidade, foi algo impressionante.



Frase


“Quem perde seus bens perde muito.

Quem perde um amigo perde mais.

Mas quem perde a coragem,

perde tudo!”


Miguel de Cervantes Saavedra, poeta, dramaturgo e novelista espanhol que morreu em 1616 e deixou ao mundo, entre tantas obras, a novela Dom Quixote de La Mancha.